Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Maioridade Penal.

Ontem (12), foi adiada a votação para alterar o artigo 228 da Constituição Federal, que reduz de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal no Brasil. O tema, bastante questionado pelas entidades de defesa dos direitos humanos, voltou à pauta no país, com a morte do garoto João Hélio, durante um assalto no Rio de Janeiro, há um ano.
Para Cezar Britto, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), "mudanças quanto à maioridade penal não trazem nenhum avanço na questão da segurança pública. É um desvio de foco. A violência está associada ao descaso do estado brasileiro com políticas sociais, bem como à impunidade, que estimula o crime".
A OAB, junto a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ministério Público e associações de magistrados, estão na luta para barrar a aprovação dessa proposta no Congresso. "Todos que interagem com esta matéria sabem que ela não é a solução. É a solução mais cômoda para o governo", acrescentou Britto.
O assunto era o terceiro a ser discutido ontem no Senado, mas a Casa irá focar agora seus votos nos vetos presidenciais que estão parados, e estão acumulando a pauta do Congresso. Há seis propostas diferentes relativas ao tema da maioridade penal, e embora sejam distintas nos detalhes, elas têm em comum o objetivo de levar para a cadeia de adultos os adolescentes entre 16 e 18 anos.
A legislação brasileira já prevê punição para quem tem menos de 18 anos e comete crime. Mas há um espaço próprio para essas crianças e adolescentes que trabalha na busca de reintegrá-los à sociedade.
Ainda nesse sentido, no sítio da entidade, o presidente da OAB alertou: "Quando alguém fala em redução da maioridade penal, esquece que isso abre um pressuposto para reduzir a idade com relação à disponibilização do corpo. Assim, um maior número de garotas com 16 e 17 anos entrará para o mundo da prostituição e o turismo sexual, que é um dos piores problemas do País". (Fonte Adital)

sábado, 9 de fevereiro de 2008

João Câmara - RN. ECO da Terra.

O projeto musical conta com várias parcerias no sentido de manter o seu desenvolvimento e a possibilidade de contar com um profissional competente na área musical. A proponente do Projeto Musical é a Associação de Mulheres Girassol do Assentamento que contou com o Programa de Desenvolvimento Solidário, até setembro de 2007 e conta atualmente com um Projeto do Banco do Nordeste Brasileiro, previsto até final de junho de 2008, para o funcionamento da Banda Filarmônica e o grupo de flauta doce. A Universidade Federal do RN é grande parceira na dimensão cultural, assessoria, presença de voluntários em oficinas musicais, cedência de bolsas de estudo para jovens da Banda. O projeto conta também com a presença diária das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, na equipe de coordenação, na formação, cultivo de relações, acompanhamento pessoal, cuidado com a vida e, através da SEC, projetos sociais. A Filarmônica recebe ainda muito apoio de outras entidades, sobretudo educacionais e quando possível é favorecida também com transporte da prefeitura.
“A música para mim é uma opção de vida em meio a esse sofrimento que é o trabalho da Castanha existente na comunidade. Por isso espero na música uma saída desse sufoco. Obrigado pela ajuda para esse projeto das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em nos proporcionar esse projeto tão importante.” Fernando F. Batista
Oficinas de ensaio.

“A música para mim, significa amor, esperança, carinho, sabedoria e esforço, porque se a gente não se esforça não consegue realizar nossos sonhos. Meu sonho é ser uma professora de música”.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Comunidade do Parque Alvorada -Teresina, PI

Projeto Promoção Social de Famílias Empobrecidas e Formação Humana
Programas:
. Arte – Vida Jovem
. Saúde e Cidadania Ativa
As sementes de oportunidade e de incentivo semeadas no meio das crianças, adolescentes, jovens e mulheres, poderão germinar, crescer e transformarem-se em belas árvores. O acompanhamento a esses grupos demonstra que os/as empobrecidos/as exigem muito pouco para serem felizes. Eles se alegram com as pequenas oportunidades e são capazes de agarrá-las como se fossem únicas.
Oficina com trabalhadoras e trabalhadores rurais.
Oficina com mulheres dos assentamentos.

Crianças na hora do almoço.

Apresentação de Teatro - Querbradeiras de Côco.


Pinheiro - MA Projeto: FORMAÇÃO, PROMOÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL.

Programas:
Promoção Humana - A dignidade humana – Direito Fundamental;
Promoção de famílias carentes - Projeto Hortigranjeiro e Produção em Artesania
Proteção à Crianças e Adolescentes em Risco de Exclusão Social:
Resgate da Cidadania - Projeto Jovens em Formação
Proteção ao doente e idoso - Projeto Oásis da Vida, grupo de 3ª idade e vistas a domicilio.
Assistência - Projeto Ação Solidária – Partilha em defesa da vida.
O ano de 2007 passou... Entre as muitas interpelações e desafios que a realidade nos apontou, procuramos preencher as páginas deste calendário, gastando gratuitamente as nossas vidas, lançando pequenas sementes e percebendo-nos participantes e colaboradoras no Projeto Congregacional, persseguindo o lema inspirador de nossas buscas: “Solidárias na defesa da vida”. Cremos que estas nossas ações que vão tecendo novos horizontes, são ensaios que se somam aos imensos processos de mudanças para construir uma nova história, gestando a tão sonhada sociedade onde “todos tenham vida”. Foram os pequenos gestos e ações solidárias do cotidiano de cada Irmã e voluntárias(os) que, somadas, fizeram crescer em nós a certeza e a esperança de que um outro mundo é possível. Por isso colocamos toda a nossa dedicação e empenho na operacionalização dos Projetos previstos para o ano/07, um processo vivo onde compartilhamos, entre nós Irmãs-companheiras e com o povo, as dores, alegrias e esperanças do nosso tempo, defendendo e gerando vidas onde esta estava sendo ameaçada.Aqui manifestamos a nossa alegria e satisfação por termos tido a possibilidade de fazer acontecer este bonito trabalho, em favor da vida.
Oficina com mulheres.
Oficina com crianças - apresentações culturais.
Oficina com adolescentes.

Comunidade da Bahia.

As irmãs atuam nas comunidades do interior e na cidade, dando um acompanhamento aos grupos e pastorais sociais, sendo presença junto as mulheres, crianças, adolescentes, jovens.
Dedicam boa parte do tempo as comunidades do semi-árido, investindo na formação de lideranças, construção de cisternas, organização de comunidades de base.
Construção de cisternas nas comunidades do semi-arido
Trabalhos com crianças e adolescentes.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Comunidade de Araguina - TO.

Projeto: RESGATE DA CIDADANIA.
2.1 - Proteção à Criança e adolescente em situação de risco e exclusão social.
2.2 – Formação de Lideranças.
2.3 - Geração de Renda.

“Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos,
Fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra”.
As pessoas que participaram desses projetos expressam o que trouxe para sua vida pessoal familiar e da comunidade.
· Houve uma transformação familiar e libertação do ser pessoa – aproximação familiar, pai, mãe e filhos.
· Geração de renda através da partilha ajuda mútua, rede de solidariedade.
· Aprendizagem e aperfeiçoamento.
· Uma forma de se ganhar dinheiro dignamente – traz auto libertação e afirmação.
· Valorização do trabalho envolvendo toda a família.
· Estamos felizes com nossos pequenos projetos – crescer buscando cada vez mais na aprendizagem de outros cursos.
· Uma das melhores coisas que aconteceu foi conhecer e trabalhar com outras pessoas, acontece socialização e integração que atingiu a minha vida.
· Para mim é uma grande conquista e realização na minha vida e dos meus colegas.
· Estas oficinas estão trazendo para nós mulheres, uma forma de aprendizagem; e com isto ganhamos um dinheiro para o sustento de nossas famílias.
· Um princípio da Economia Solidária é a criatividade.
Oficinas - cursos

Comunidade de Colinas - TO

PROJETO - FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
PROGRAMA – 1 : Projeto Cidadania no Campo – Protagonismo Juvenil na Roça
PROGRAMA – 2 : Mulheres Produzindo e Gerando Renda
Diante de todo o trabalho realizado pela Juventude Rural percebe se que atualmente uma boa parcela da juventude roceira organizada tem avançado em relação ao resgate da identidade camponesa, a auto estima, o desenvolvimento dos jovens que através do processo de formação estimula a organização através da mobilização e articulação de outros jovens principalmente no trabalho de base, a participação de outros eventos dos movimentos sociais.
Durante a avaliação apontaram avanços: interação com a JR ; formação política ; inserção em espaços importantes na comunidade; horta orgânica; principal destaque a consciência de reflorestar (criação de viveiros); articulação de novos grupos; credibilidade perante as famílias; resgate da cultura através da folia de Reis; jovens inseridos em projetos de apicultura. Dificuldades: o envolvimento com outras atividades não tem permitido um trabalho com mais consistência nos grupos; os coordenadores sentem que se não estão à frente o grupo não tem iniciativa para se reunir, sentem-se inseguros para conduzir os trabalhos. Desafio: atrair a juventude. Perspectivas para 2008: consolidar o grupo de Juarina e Progresso II; Inserir a JR no colégio através do grêmio estudantil ; fazer os viveiros; integrar novos jovens nos grupos e fortalecê-los; buscar parcerias que possam contribuir com os trabalhos da JR; realizar reunião ampliada; priorizar acompanhamento dos grupos; articular um grupo na Escola Família Agrícola; curso de formação para novas lideranças da JR; participar da Romaria Pe Josimo.
Encontro das comunidades.
Oficina com os jovens

Comunidade Santa Teresinha - Miranorte - TO

A comunidade acompanha o desenvolvimento das atividades pastorais, dando apoio aos estudos de grupo, encontros bíblicos, novenas, celebrações na sede paroquial e/ ou nos setores. É realizada visitas aos doentes, idosos e a outros casos especiais. Atenção especial está sendo dada ao grupo das Discípulas de Maria a Formação de novos agentes de pastoral dos Líderes da Pastoral da Criança catequistas e a Infância Missionária. Ainda, incentivo e acompanhamento do processo na Economia Solidária, que está
sendo implantada no Município.
Como desafios enfatizamos a falta de oportunidade de trabalho, a rotatividade da mão de obra, a pouca escolaridade dos mais pobres, não tendo condições para competir com os que estão em situações privilegiadas, o que ocasiona uma permanente evasão das pessoas que estão sendo trabalhadas, exigindo um contínuo recomeçar .
Como prospectiva, pensamos que é importante dar continuidade ao trabalho iniciado. Sentimo-nos comprometidas com o processo em andamento, e na busca de uma sociedade justa e solidária. Muito nos anima também o grupo das Discípulas de Maria.
Oficina com mulheres.

Comunidade Ir. Carmelinda - Picos - PI

Comunidades atendidas: Morada do Sol, Chapada do Mucambo e Angico Torto com a prioridade: formação de lideranças com encontros mensais onde foram estudados diversos temas, também, visitas as famílias para escutar suas dificuldades e esperanças, dar apoio, levar uma palavra de ânimo e orientação.
iante desta realidade desafiadora sentimos a necessidade de ser presença solidária em defesa da vida.
No Projeto de Prevenção da Gravidez na Adolescência a Irmã Tatiana Soares de Oliveira como articuladora e Ir. Terezinha Maria Rauber como voluntária, acompanhamos as palestras nas Escolas, plantões para atendimento personalizado e grupal, visitas as suas famílias.
Na terceira Idade Irmã Deolide Assunta Marchesini fez acompanhamento semanal com orientações, atendimento personalizado, verificação da Pressão Arterial e massagens, acompanhou as reivindicações de seus direitos com sua presença nas passeatas e audiência Pública.
Pastoral Vocacional – Irmã Terezinha Maria Rauber ajudou na preparação e realização dos dois encontros Diocesanos: Despertar Vocacional e Congresso Vocacional visitas as famílias dos jovens vocacionados e plantões semanais com atendimento personalizado.
Outras Ações:
Participação na III Caminhada da Solidariedade e da Paz; Grito dos Excluídos, plesbiscito contar a privatização do Vale do Rio Doce.
Foram muitos os desafios e dificuldades na missão em 2007, mas também houve avanços, alegrias e esperanças e acreditamos que vale a pena investir, continuar por mais um ano nas mesmas Comunidades, para fortalecer as mesmas à Luz da Palavra de Deus através de nossa presença Solidária.
Formação de lideranças

Comunidade Santa Clara - Quixêlo - CE.

A comunidade assumiu o Projeto Cultivo de quintais: (Construção de cisternas de placas), com Capacidade de armazenar 60 mil litros de água da chuva para beneficiamento de quintais. (hortas).
Duas cisternas com capacidade de armazenar 16 mil litros de água captada da chuva para beber.
Durante a implementação do projeto foi ralizado um processo de formação e Capacitação de agricultores (as).
Comunidades atingidas com as ações estão situada na Região Centro Sul no Estado do Ceará no Município de Quixelô que compreende 83 comunidades sendo 23 no Município de Acopiara - CE. na sua maioria na zona rural. O Município de Quixelô tem aproximadamente ha 15.600 habitantes.. Nesta área como as demais, são privados de água de qualidade para beber. Nesta época de estiagem muitos partem para São Paulo em busca de trabalho porque a agricultura é só para quando chove, que o tempo de duração é de mais ou menos 5 (cinco) meses por ano. Mesmo em meio as dificuldades, existem sinais de vida Comunidades que conseguem trabalharem mutirões,Ex: construções de casas, colheita dos produtos, são sinais animadores e louváveis que ainda temos gestos de solidariedade, partilha e outros..
Área de atuação: Comunidade de: Várzea do Boi, Município de Acopiara-CE, Riacho do Meio, Gaspar e Santa Maria. Ambas no Município de Quixelô, Ce. Todas na zona rural no Semi-Árido com muita dificuldade de abastecimento de água. De julho à janeiro a vegetação parece estar sem vida, mas logo com a primeiras chuvas se revestem de suas roupagens verdes renovando assim, a esperança do povo. Água é Vida!
Público beneficiado: Crianças, Adolescentes, jovens, adultos e idosos, agricultores(as) no Semi
Árido.
Atividades e ações realizadas:
Visitas ao Município de Quixeramubim para obter informações sobre a quantidade e qualidade do material usado como também as medidas e confecções das grades para fazer as
placas. Oficinas, estudos de formação sobre o meio ambiente, desmatamento, queimadas, poluição, uso desordenado de agrotóxicos, cuidados com a higiene e saúde. Reflorestamento, distribuição de sementes de Nim, moringa, e outras como também distribuição de mudas de, tansagem, verduras como: couve pimentão e tomate, Tudo isto com ás famílias beneficiadas e outras. Critérios usados para as famílias beneficiadas, interesse, gosto, perseverança, comunicação e participação na realização do trabalho. Cadastro das famílias, compras de materiais Reuniões para esclarecimento sobre a importância do trabalho participativo, coletivo, planejamento, organização do grupo, escolha do local para o cultivo de hortaliças tendo em vista, terra boa para cultivo das mesmas. Escolha das sementes de hortaliças mais adptadas na região. Trabalho nas hortas em equipes construindo os canteiros, providenciando o adubo orgânico e outras atividades conforme as necessidades e exigências do cultivo das hortaliça ajuda a pessoas carentes durante as construções com sexta básica.
Número de pessoas atendidas: diretamente 40 e indiretamente 05 Sendo: Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos na zona rural no Semi-Árido, na tentativa que os mesmos permaneçam mantendo os laços familiares, suas próprias origens, tradições, costumes, culturas.

Acompanhamento e construção de cisternas de placa.


Comunidade Coração de Maria - Bom Jardim - Fortaleza, CE.

A comunidade está inserida na periferia de Fortaleza, trabalha com crianças adoelscentes, jovens e mulheres com diversos atendimentos, visitas as famílias, encaminhamentos junto aos orgãos públicos, conselho tutelar, hospitais, acompanhamento psicológico... terapia comunitária.

A Ir. Ivonete Félix de Morais trabalhou em programa de redução de danos com crianças e adolescentes de risco, ligado à Prefeitura, não se limitado aos horários oficiais de trabalho. Também prestou serviços à Associação Pequeno Cidadão, nas Goiabeiras como vice-presidente, com reuniões mensais.

Um serviço mais pontual foi realizado em favor de pessoas com problemas pessoais, familiares, emocionais ou mentais com a Terapia Comunitária semanal, feita em nossa casa, por falta de outro espaço adequado (e coordenada pela Ir. Elda Secchi). E também atendimentos personalizados. Esse serviço teve assessoria do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim. Em novembro e dezembro, foram realizadas também oficinas semanais de arte-terapia e reciclagem.