Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Seminário de Erradicação do Tráfico de Seres Humanos

Seminário de Erradicação do Tráfico de Seres Humanos
Com o tema “Tráfico de Pessoas – Grave Violação dos Direitos Humanos”, A Rede religiosa intercongregacional Um Grito pela Vida, realizará no auditório da 17 Superintendência de Policia Rodoviária Federal, Avenida João XXIII, Nº 1516, Bairro dos Noivos - Teresina, Piauí em Teresina o I seminário sobre erradicação do tráfico de seres humano.
O encontro tem como objetivo Sensibilizar e socializar informações sobre o Tráfico de Seres Humanos; capacitar multiplicadores, multiplicadoras para ações educativas de prevenção e assistência e intensificar a luta por políticas públicas de enfrentamento desta realidade.
O Tráfico de Seres Humanos é uma atividade criminosa e lucrativa. A terceria fonte de lucro do crime organizado mundialmente, perde só para o tráfico de armas e drogas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro anual produzido com o tráfico de pessoas chega a 31,6 bilhões de dólares. Levantamento do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes
A programação é a seguinte : Dia 19 de setembro as 8 hs, Abertura, apresentação das e dos participantes e mística, as 09:00 às 12:00 hs, Introdução ao tema, as 14:00 às 17:00 hs: Mesa redonda, com a participação de: Ir. Eurides Alves de Oliveira – Membro da Rede Um Grito Pela Vida – Com o Tema: Vida Religiosa frente aos desafios do Tráfico de Seres Humanos; Dr. Paula Mazullo – Superintendente Regional do Trabalho – falando sobre a Realidade do trabalho escravo, exploração sexual no Piauí; Dr. Maria Dulce Silva, Coordenadora dos Direitos Humanos e Juventude – com o tema: Turismo sexual e tráfico de mulheres e Dr. Selma Moura – Chefe do Núcleo de Capacitação (NUCAP), Policia Federal do Piauí -Política de Enfrentamento que a Polícia Federal tem, as rotas e outras informações. Dia 20/09/2008 as 08:00 horas reinicio das atividades, encaminhamento e as 12 hs encerramento do Seminário.
REDE UM GRITO PELA VIDA
A Rede “Um grito pela vida” é um espaço de articulação e ação solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil na vivência de sua vocação e aberta a quem desejar de uma forma criativa ser resposta de Deus ao clamor das pessoas vítimas do Tráfico de Seres Humanos.
No Piauí, atualmente tem um grupo de 5 Congregações Religiosas ligadas a CRB (Conferencia das Religiosas e Religiosos, Regional Teresina, PI).
Compõe a Rede: Irmãs Dominicanas Nossa senhora do Rosário de Monthes, Irmãs de São José de Concórdia, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e Irmãs Carlistas Scalabrinianas