Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Joana, Conselheria Geral, na sede Provincial, Cristo Libertador

Ir. Joana este presente na Sede da Provincia Cristo Libertador nos dias 19 a 23 de fevereiro de 2009 para treinamento com Ir. Judite no setor Contábil. Agradecemos sua presença e disponibilidade.

Hora de conhecer Teresina, Encontro dos Rios Poti e Parnaiba, final de tarde.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Forum Social Mundial - 2009, Belém do Pará



Irmãs participantes do Forum Social Mundial

Judite Mendes da Silva, Marinete Ferreira, Rosa Ilma Lobato,Tatiana Soares, Ignes Filippi, Eurides Alves de Oliveira, Maria Odete Perreira, Roselei Bertoldo, Maria Benta Libanio dos Reis

Algumas falas do que foi o Forum.

Fórum social Mundial.

Foi um espaço aberto de encontro par o aprofundamento da reflexão e debate democrático de idéias, formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma relação fecunda entre seres humanos e destes com a ecologia.
É emocionante fazer parte de uma grande multidão: com diferentes culturas, raças, crenças, etnias. Com os Movimentos Sociais na articulação das lutas com todos os Povos oprimidos. Tendo um grande luz “Um outro Mundo é Possível”. É o Deus da Vida que renova em nós a aliança: ética, amorosa e ecológica. Nos exorta à viver os valores humanos no dia a dia, na realidade da vida.
Sendo a primeira vez que participo de um Fórum Social Mundial, para mim foi um privilégio, onde pude reavivar o dom da fé e o ardor fraterno e missionário, como discípula de Jesus Cristo. Me dei conta das transformações minha individualmente e com também as coletivas.
Agradeço muito a Deus por essa oportunidade, à Irmã Maria Odete Pereira pelo convite e a Comunidade Bárbara Maix de Pinheiro, MA, pelo apoio.

Ir. Ignes Lurdes Filippi.

F S M foi uma experiência marcante, o mundo reunido em Belèm -PA na grande rede do grito pela VIDA. Cada uma e cada um tentando se localizar nas mais diversas atividades, chamando atenção para o momento forte da articulação das forças, da troca de experiências, do reconhecimento e valorização de outros povos e culturas.
É a marcha para a concretização de um mundo humano, justo, ético e solidário.

F S M é vida rumo a esperança
encontro com a liberdade
marcha da solidariedade
busca do mundo alternativo
encontro de povos e culturas a procura de outro mundo possível.

Ir. Benta

A região Amazônica é linda, encantadora. É mágica tem o cheiro e a pureza do sonho de Deus.

Presença pluricultural dá um brilho especial em Belém, PA.

O Fórum Social Mundial, foi um acontecimento de grande relevância para o mundo.
São pessoas, grupos, entidades e autoridades que vieram refletir problemas e mudanças sócio-economica e política na certeza de que há possibilidade e meios de mudanças.
Participaram 150 paises, é um numero significativo que expressa desejos e sonhos de mudança, por mais vida digna.
Foram dias de troca de saberes, de inúmeras experiências, renovação de esperanças e busca de meios alternativos de que “um outro mundo é possível”, onde todo Ser Humano tem seu direito respeitado e sua soberania exercida na liberdade.
“Um simbolismo importante no FSM, é que aconteceu numa das regiões de maior sócio-diversidade, conjunto de povos originários e bio diversidade do planeta.”
A região expressa os problemas causados pelo atual modelo do desenvolvimento. Não podemos perder a capacidade de indignação diante dos conflitos, mortes e impunidades que vem sendo cometidas contra nossa região Amazônica.
Sigamos corajosamente na luta e na ação solidária acreditando que somos agentes de transformação.
Irmã Maria Odete Pereira.

Fórum Social Mundial


Participar do Fórum Social Mundial foi uma experiência que ilumina a caminhada e renova as esperanças, ver tantas pessoas diferentes lutando, somando forças, abrindo caminhos, através de vários espaços abertos de encontro-plural, diversificado, que estimulou o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e movimentos engajados em ações concretas do nível local ao internacional, pela construção de um mais solidário, democrático e justo.
O fórum teve como principal debate a Amazônia e nos convocou a defender a natureza (amazônica e outros ecossistemas) como fonte de vida para o Planeta Terra e os povos originários do mundo (indígenas, afrodescendentes, tribais, ribeirinhos) que exigem seus territórios, línguas, culturas, identidades, justiça ambiental, espiritualidade e bom viver.
A participação da vida religiosa foi significativa, vária religiosas tiveram presentes no fórum da nossa Congregação foram 13 Irmãs acreditando também no outro mundo possível, um mundo de justiça, de paz, de igualdade, de ética e de vida digna para todos.
Outro mundo é possível com a participação de cada um de nós nos espaços que atuamos na Família, na Igreja, na Escola, nas Pastorais e Movimentos Sociais, no Trabalho e na Comunidade sendo um sinal de esperança nessa sociedade.

Ir.Tatiana Soares de Oliveira.

Belém do Pará, palco da Humanidade.

Belém do Pará, cidade linda, marcada pela historia viva dos povos,cultura, tradições, tornou-se o palco principal de todos aqueles e aquelas que lutam e sonham por um mundo possível. Um total de 2.400 atividades, inscritas por 5.176 delegações de organizações vindas de mais de 150 Países.
O que marcou a abertura do 9ª edição do Fórum, foi a caminhada, com suas cores, simbologias.
O Segundo dia foi dedicado a Pan – Amazônia, com as temáticas regionais e com o tema “500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indigena e popular.
Nos dias 20, 30 e 31.01.2009 aconteceram as atividades auto-gestionadas, com palestras, oficinas, seminários, conferencias, painéis, e por fim o encerramento, que trouxe a novidade que foram as Assembléias para apresentar os resultados das atividades e propostas concretas, e o fechamento foi com a grande Assembléia com a socialização dos trabalhos, intercalando com apresentações culturais.
Para mim, foi um momento forte, para reanimar a esperança, fortalecer a fé e a certeza de que o cuidado com a vida, a terra, água, ar, povos, culturas é de responsabilidade de dada um de nós.
È preciso romper com o sistema capitalista que vivemos, acreditar e lutar por um socialismo que respeite a vida do planeta, com todas as suas diversidades e pluralidades.
Não é possível um desenvolvimento sustentável no capitalismo, precisamos nos reorganizar, aprender com o ‘diferente’ a lutar pelas causas comuns, por um socialismo, onde todos e todas sejam incluídos.

Roselei Bertoldo