Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Grupo de leigas e leigos ICM - Fortaleza-CE.

O grupo de leigas e leigos de Fortaleza, CE, esteve reunido para programar suas atividades para o ano de 2009.

No último dia 26 de abril, na Comunidade Irma Preto, em Goiabeira, Fortaleza, aconteceu mais um encontro da Comunidade Leiga ICM de Fortaleza, onde confirmamos que a cada encontro renovamos o compromisso de ser um/a leigo/a ICM, fica em nós a certeza de que estarmos juntos é fortalecedor, animador. Perpassou por esse encontro a preparação, as discussões, o ânimo, as energias do processo de canonização de Bárbara. Como também toda a experiência vivida pelas irmãs inseridas no Seminário da Vida Religiosa Inserida que aconteceu de 17 a 20 de abril, em Carpina, Pernambuco. Acolhemos com alegria as postulantes Alberlândia e Maria Elza, as irmãs Maria Odete Pereira, Leonizia Comin e Rosa Ilma. Como também a coordenação provincial para o triênio 2009-2011 Coordenação Provincial Ir. Ivonete F.Morais; Vice e Secretária: Ir. Roselei Bertoldo; Economia: Ir. Judite Mendes da Silva; Formação: Ir. Marinete F.dos Santos e Ação Missionária: Ir. Lucimar de Aquino. Saudamos todas vocês na pessoa de Irmã Ivonete, companheira e amiga.

“Felizes são aqueles que empregam a sua vida” (Bárbara Maix), a carta escrita por Bárbara e lida por Irmã Maria Odete nos levou a reflexão de que a vida o percurso realizado por ela é aquele que devemos realizar: o carinho de Bárbara com as suas filhas; a união; o trabalho em comunidade; a confiança Deus, um Deus tão presente na vida missionária; acreditar e o agir.

As partilhas de vida são momentos importantíssimos para cada leigo e leiga que participam dos encontros. Cada uma e cada um expressa com afeto seus desafios pessoais e comunitários enfrentados no dia-dia, na família, no trabalho, na comunidade, no bairro. São momentos de partilhas, de reflexão e busca de melhores dias. Os desafios apresentados vão mostrando que estamos envolvidas(os) em situações semelhantes nos trabalhos realizados por nós.

O que marca os encontros dos(as) leigos(as) é o engajamento pastoral, social e comunitário que cada uma e cada um vive, são leigas e leigas, estudantes, educadores, agente de pastoral, profissionais em diversos campos... Membros das comunidades eclesiais de base e seguidores da Teologia da Libertação (TL) que buscam encontrar na espiritualidade libertadora caminhos para driblar, superar, as dificuldades encontradas nos espaços eclesiais e sociais. Esses desafios são muitos, nesse sentido, pode-se se dizer queremos fortalecer as (a) comunidades eclesiais de base (CEBs), animando, celebrando, comungando, a partir das práticas de Bárbara que hoje são realizadas pelas nossas irmãs.

Para dar continuidades a esses encontros organizamos nossa agenda com um planejamento para 2009:

10 de maio de 2009 (domingo) – Missa em comemoração aos 161 anos de fundação da Congregação, na Comunidade São Pedro de Goiabeiras – Área Pastoral da Barra do Ceará;
24 a 30 de agosto de 2009 – Missão em processo da Beatificação de Bárbara Maix – Quixelô, Ceará;
20 a 26 de abril de 2009 – Missão: Poço Branco, Rio Grande do Norte;
25 a 31 de outubro de 2009 –, Missão: Santa Helena – Maranhão;
12 e 13 de setembro de 2009, retiro;
28 de novembro: confraternização de Natal (nesse mesmo dia haverá o planejamento para 2010).
Todos(as) leigos(as) ICM atentos(as) ao processo de beatificação de Bárbara Maix.
Grupo de Ligas e Leigos, ICM, Foraleza-CE

segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 de Maio dia Nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto juvenil

Em todo o país organismos sociais governamentais e não governamentais se mobilizam para ações de mobilização pelo Dia Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Comunidade celebra os 160 anos da Congregação com entronização do quadro de Bárbara Maix

“Rezemos por toda a congregação
das Irmãs do Imaculado Coração de Maria,
que assumindo o carisma de Bárbara Maix
possam ser sinal de esperança junto ao povo”
Oração da Assembléia
10/05/09


O domingo do Dia das Mães (10) também foi dedicado à celebração dos 160 anos da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mesma comunidade que abriga a sede da Província Cristo Libertador, em Teresina capital do Piauí. Na oportunidade foi feita a entronização e fixação do quadro da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação, na igreja da comunidade.

A igreja ficou lotada para a celebração. Mães de todas as idades acompanhadas dos filhos e netos compareceram a celebração presidida pelo pároco Francisco Borges.

Logo no início da missa, Irmã Roselei Bertoldo lembrou de todas as mulheres que de alguma forma geram vida: “Temos muitos motivos e louvores para serem celebrados nesse dia: A vida de cada mãe que sem medida doa sua vida na criação-educação dos filhos. De modo especial aquelas que muitas vezes sozinhas sustentam a família”.

Ir. Rose destacou também a comemoração dos 160 anos de fundação da congregação, celebrado na última sexta-feira (8): “Também celebramos hoje os 160 anos de fundação da Congregação ICM que hoje está espalhada por oito países sendo presença profética e solidária” disse.

Na liturgia da palavra foi destacada a presença de Jesus, Videira verdadeira bem como seu convite para que sejamos galhos fecundos produtor e produtora de muitos frutos, tal qual fez a Bárbara em vida: Acolhida de mulheres, trabalho com os mais necessitados de seu tempo, buscando sempre a vontade de Deus, segundo o espírito de solidariedade das primeiras comunidades cristãs. Após as leituras e reflexão das passagens bíblicas foi feita a entronização do quadro da de Bárbara Maix. Em procissão um grupo de irmãs e leigas conduziu o quadro até o altar onde em seguida foi afixado pela leiga Maria do Socorro sob salva de palmas e canto.

Durante o momento, Ir. Rose interveio para destacar fatos que marcam a comemoração dos 160 anos da congregação: “O que marca essa data da fundação? A expansão da congregação e toda a vida que é gerada em cada comunidade onde cada irmã está inserida. E onde cada irmã está, não está só, também estão presente as leigas e os leigos, que vivenciam o carisma e a espiritualidade de Bárbara Maix.

Ir. Roselei destacou ainda que a expectativa da finalização do processo de beatificação de Bárbara Maix também dá um sentido especial a este aniversário da congregação:
“Além do testemunho de vida que move a congregação, temos o processo de beatificação. No último dia 22 de abril tivemos a feliz notícia de que foi aprovado milagre de Bárbara Maix e agora estamos no processo de divulgação de suas virtudes” disse.

Grupo de Irmãs e Leigos da Comunidade

Com a afixação do quadro, a comunidade instituiu também um momento de oração a Venerável Bárbara Maix que será feito toda terça-feira, às 6h durante a novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Por: Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

domingo, 10 de maio de 2009

Comunidade de Ipupiara - BA


Em janeiro de 2009, nos dias 26 a 30, aconteceu em Bom Jesus da Lapa, Bahia, o III Congresso Nacional da PJMP, tendo como tema: “Pastoral da Juventude do Meio Popular, 30 anos de fé e vida no meio Popular”. Foram cinco dias especiais de convivência, animação, espiritualidade e formação. Éramos cerca de duas mil pessoas de quase todos os Estados do Brasil, a maioria do Centro Oeste e Nordeste, um número expressivo de Religiosas, vários Sacerdotes, Religiosos, Diáconos, e lideranças Leigas que acompanham a Pastoral da Juventude. Da Paróquia de Ipupiara, participaram 35 pessoas.
Celebrações criativas e bem participativas, shows culturais envolvendo todos os regionais, muito lindo, na formação aconteceram 13 oficinas, com diversos temas: Juventude e meio ambiente, Juventude e espiritualidade, Rio São Francisco, Juventude e direitos humanos, juventude e cultura, juventude e afetividade, juventude e educação, juventude e mundo do trabalho, juventude e gênero, trem da história da PJMP, juventude e lutas sociais, juventude e ecumenismo, juventude e etnias. E dentre tantos momentos agraciados, um dos mais marcantes foi a grande romaria feita no encerramento do congresso, onde cerca de cinco mil pessoas participaram, saindo em caminhada, num percurso de 4 km até o Rio São Francisco e foi feito um momento de protesto por causa dos crimes contra o ambiente e, em especial, contra o Velho Chico.
Concluindo com um momento de oração, para mim e Ir. Regina Tomazzi, foi um momento de graça, troca de experiência, convívio com o diferente das culturas entre jovens, assessores, religiosas, religiosos, padres, bispos, a diversidade na unidade e amizade parecia que éramos todos conhecidos. Nosso louvor e gratidão.
Ir. Talita Josephina Rech
Jovens participantes do Congresso.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Celebração dos 160 anos de Fundação da Congregação

8 de maio – celebração da Fundação da Congregação

Tempo de gratidão!

Celebramos os 160 anos de Fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, como mulheres que anunciam a boa notícia do processo de Beatificação da Venerável Bárbara Maix.

Queridas Irmãs, leigas e leigos, ao celebrar a fundação da Congregação, fazemos memória da vida vivida nestes 160 anos, como gesto de gratidão.
A cada Irmã que fez e faz história deixando marcas, que até os dias de hoje sinalizam o Reino de Deus.


As que no anonimato, contribuíram e contribuem na formação de inúmeras lideranças;
Aquelas que salvaram vidas, umas, parteiras, outras, curandeiras;
As sábias que no silêncio acolhem sem limites, quem delas se aproximam e quem elas se tornam próximas;


As que não se calam diante das injustiças e assumem o profetismo; as que deixam tudo se desprendem de si mesmas e armam a tenda no meio dos que lutam pela terra, água, justiça, vida digna;

As matriarcas, que depois de tantos anos, não têm mais a força física, fazendo da vida uma contemplação do que foi vivido e na entrega da vida como oferta gratuita a Deus passam longos momentos rezando por nós.

As mulheres: meninas, jovens e adultas, que na coragem acreditam, optam e fazem um novo jeito de viver a Vida Religiosa, espalhando Belezura e perfume, ousadia e coragem, encantamento e paixão, na certeza de renovar a cada dia a opção pelo Reino de Deus na vida do povo onde cada uma está inserida.

As leigas e leigos que compartilham o carisma, a espiritualidade, a missão, sonhos, lutas, sofrimentos, alegrias, conquistas, opções, enfim a vida.

Nossa Gratidão!

terça-feira, 5 de maio de 2009

AS MARAVILHAS E OS CONTRATEMPOS DA TERCEIRA IDADE


É maravilhoso ter a graça de Deus, que nos dá tempo e espaço de viver desligadas de tantos afazeres e ter tempo de parar e extasiar-se, contemplando as maravilhas criadas por Deus. É um tempo precioso para parar e rever os bens e graças recebidas D`ELE, da família, da Congregação e das Comunidades povo. Tempo único de recriar o Ideal, acolhido ainda no tempo de criança respondido na adolescência/juventude e vivê-lo intensamente! Tempo precioso, poder ficar mais à vontade, sem preocupações junto ao Deus Vivo, presente no sacrário e nos pobres. Tempo e espaço bom de avaliar o caminho andado desde o início da vida, descobrir que a semente lançada do Evangelho no meio do povo pobre e humilde, aparece germinada, dando bons frutos para o crescimento do Reino de Deus.
É claro, tempo também de aceitar, com humildade, os contratempos próprios da idade: perda de forças físicas, falta de saúde, de memória, paciência, humildade, aceitação das fraquezas do próximo e também das próprias limitações , inerentes a pessoa humana. Mas mesmo assim, não faltam, pessoas em especial as Irmãs, sempre presentes para nos ajudar a vencer as dificuldades sem deixar faltar nada do que precisamos.
Com tudo isto é bom e MUITO BOM VIVER E AMAR!
Ir. Natalina Rossetti.