Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sábado, 31 de outubro de 2009

Conselho Plenário da Congregação

Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Nos dias 21 a 24 de outubro de 2009, no Instituto Coração de Maria, Porto Alegre, RS, aconteceu o Conselho Plenário da Congregação, com a participação dos Conselhos Provinciais das cinco Províncias, Conselho Geral e Irmãs convidadas, formando um grupo de 50 participantes, com a finalidade de avaliar a caminhada Congregacional, projetar para 2010, levando em conta, a possibilidade muito próxima da beatificação de nossa Venerável Fundadora, Bárbara Maix.

O Conselho Plenário tem por objetivos específicos:

a) Refletir, coletivamente, a diaconia da animação da Vida Religiosa Consagrada no contexto atual;

b) Comprometer-se com o Processo de Beatificação de Bárbara Maix, para tornar conhecida a ação de Deus Trindade em seu Projeto de vida Religiosa Consagrada.

Tema: Irmãs do Imaculado Coração de Maria, solidárias na defesa e promoção da vida, em fidelidade ao Reino de Deus.

Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo.”

No dia 21/10 houve a socialização da vida e missão que perpassa nossas Comunidades, Obras e Pastorais, bem como os desafios, as lacunas e as perspectivas, pontuando os aspectos mais fortes - onde estamos centrando nossas energias e que horizontes vislumbramos para 2010.

No dia 22/10 iniciou com a assessoria de Pe. Marcos Sandrini, Religioso Salesiano, que abordou com muito saber a “Animação da Vida Religiosa no contexto atual”.

Dia 23/10 – trabalho, estudo e atividades por Setores.

Dia 24/10 – plenário, partilhando as atividades e programação.

“Busquemos o Reino de Deus e a sua justiça em nós mesmos/as e naqueles que nos foram confiados.” (Bárbara Maix 1871)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comunidade realiza Show Missionário

A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Teresina-PI realizou o I Show Missionário como celebração pelo Dia Nacional da Juventude (DNJ).

O evento foi organizado pelo grupo de jovens Junac – Jovens Unidos no Amor de Cristo. Um momento celebrativo iniciou a programação do evento que, em seguida, contou com um show popular.

A comunidade acolhe a sede da Província Cristo Libertador (Norte e Nordeste). Na oportunidade foram expostos materiais vocacionais, bem como, a distribuição de santinhos de Bárbara Maix contando sua vida e obra.



Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

I Seminário "Juventudes com arte, construindo a Paz"

No dia 11 de outubro aconteceu o I Seminário "Juventudes com arte, construindo a Paz"

Etiveram presente 250 jovens, foi um momento de muita animação, estudo e arte.

O Seminário teve como objetivo:

Contribuir na formação das Juventudes para o fortalecimento da cultura da paz e a erradicação da violência nos meios populares.

Objetivos específicos:

· Fortalecer os grupos de jovens nas comunidades onde estão inseridos;

· Proporcionar uma reflexão coletiva sobre as diversas formas de violência que afetam a vida dos jovens

· Incentivar as discussões das temáticas entre os jovens no cotidiano da vida

. Com leveza e arte trabalhar a realidade das violências sofridas pelos jovens

Foram trabalhadas em forma de oficinas as temáticas:

A violência entre os jovens e a exclusão social - oficina lúdica:

O extermínio da juventude e a redução da maioridade penal - oficina lúdica Música

Tráfico de pessoas e exploração sexual - oficina lúdica Teatro.

Trabalho escravo no mundo atual - oficina lúdica - Rádio.

O encontro aconteceu no Centro da Juventude Santa Cabrine e foi Coordenado pelas Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em parceria com a Vida Religisa do Brasil - CRB e CRB, regional, Teresina.











terça-feira, 6 de outubro de 2009

Semana Missionária Vocacional - Poço Branco, RN

SEMANA MISSIONÁRIA VOCACIONAL

"Deus seja louvado por tudo".( Bárbara Maix)

A semana Missionária vocacional foi uma semana de graça tempo favorável de encontro e amor gratuito. No dia 13 de setembro deu-se a abertura da semana missionária vocacional, com todas as comunidades presentes e com uma animada celebração eucarística, onde o sacerdote João Maria, muito entusiasmado ressaltou a importância e o compromisso dos missionários e missionárias da comunidade, ser presença durante a semana, na divulgação da canonização de Bárbara Maix.

A Comunidade de Poço Branco estava de portas abertas e de coração generoso acolhendo as milionárias e missionários.

Foi uma semana intensa de visita as famílias e divulgação da canonização de Bárbara Maix, e despertando nas pessoas sua vocação específica que cada um tem que assumir, assim reconhecendo o projeto de Deus em sua vida.

Durante as comunidades de cada setor reuniam para celebrar a palavra de Deus, sua caminhada de fé, sua vida, esperança, sonhos e desafios.

A Congregação é reconhecida na cidade e tem marcas positivas, muitos frutos deixados através de lideranças conscientes, pessoas com valores autênticos, agente de pastoral engajados e algumas jovens que despertaram para a VR Consagrada e que hoje estão conosco na congregação.

A semana vocacional foi momento de experiênciar Deus de diversas formas, ouvindo as pessoas se percebia muita fé, muita esperança, solidariedade, partilha e gratuidade, sobre tudo é uma comunidade de muita acese, grande desejo de caminhar livre como povo de Deus.

A Sra. Livramento uma das coordenadoras da semana missionária, testemunhou com sua presença fervorosa de fé, todos os dias, visitando, animando e despertando nas pessoas o verdadeiro amor de Jesus Cristo e a coragem audaciosa de Bárbara Maix na teimosia da construção do Reino de Deus.

No dia 20 de setembro deu-se o encerramento com uma festiva celebração eucarística. Nas palavras finais a Livramento com sua sabedoria afirmava que, a missão não terminou cabe a comunidade da continuidade as sementes lançadas. . .

"Nossa missão é grande" precisamos cada vez mais nos lançarmos na obra do Senhor,"pois a messe é grande" E como dizia nossa fundadora Bárbara Maix "alegria no sofrer e bravura no lutar”, essa deve ser sempre a nossa meta.

Ir.Maria Odete Pereira