Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Noviciado, tempo de graça!

É com nossos corações em festa que queremos partilhar a alegria por ocasião de nossa admissão ao Noviciado, que se realizou no dia 09 de janeiro de 2010, na comunidade do Noviciado Coração de Maria, localizada na cidade de Caxias do Sul -RS.
Ainda contagiadas de tamanha emoção queremos expressar nossa felicidade em dar mais um importante passo na formação à Vida Religiosa Consagrada, na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Para vivermos esse momento tivemos a oportunidade de nos melhor prepararmos, com três dias de profunda intimidade com Deus Trindade. Fomos convidadas a Abrir-se às chegadas de Deus Trindade, Achegar-se e sentar-se à mesa Trinitária, deixar-se fecundar, e refletimos ainda sobre o Batismo: fonte de todas as vocações.

Essa experiência nos levou a partilhar sentimentos, apelos, convites, luzes, que nestes fortes momentos de oração brotaram em nossos corações.

Ao experimentarmos mais uma vez do amor de Deus, brotou a inspiração em acolher o lema: “Senhor, meu destino está em tuas mãos”. (Sl 16,5b), que nos ajudou a melhor responder o nosso Sim.

Na Celebração Eucarística, individualmente, expressamos o nosso desejo e motivações em dar continuidade ao processo formativo e nos comprometermos a aproveitar da melhor maneira possível o Noviciado: tempo de graça, nos deixando ser modeladas por Deus para segui-lo com fidelidade, assumindo os inúmeros desafios que a Missão nos apresenta. Depois de cada pedido, com muita alegria Ir. Marlise Hendges, nossa Diretora Geral em nome de toda a Congregação, nos acolheu como noviças, expressando que: “O Noviciado é um tempo de profunda vivência e experiência de Deus”.

Nesta certeza de que viveremos essa profunda experiência de Deus, agradecemos mais uma vez a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria pela acolhida e oportunidade de podermos responder ao chamado de Deus em nossas vidas, segundo o carisma fundacional.



Sobre a proteção de Jesus, Maria e Bárbara nosso abraço.







Noviças de 1° ano: Alberlândia Barros de Oliveira, Letícia Campagnolo Cavalheiro
e Maria José de Sousa Garcia.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

celebração de 25 anos de Vida Consagrada.


Querida Ir. Judite parabéns pela celebração dos 25 anos de Vida Religiosa Consagrada!

No dia 19 de janeiro foi celebrado na Comunidade Perpétuo Socorro, Teresina - PI, os 25 anos de Consagração de Irmã Judite Mendes da Silva, após a celebração um momento de confraternização com as amigas e amigos.



"Eu vi a graça de Deus
crescer em Ti"
Babára Maix

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tempo sábatico.

Um tempo diferente – Ano Sabático é possível!
“Rendo graças ao Senhor porque Ele é Bom” (Sl 118)

É com alegria que escrevo um pouco sobre minha caminhada em missão ao longo dos 38 anos vividos no Nordeste do Brasil, junto ao povo excluído onde fiz parte das Comunidades de: Taipu - RN, Parque Potira - CE, Ipupiara - BA, sede Provincial, Teresina - PI, e Quixelô - CE. Nestas Comunidades senti e vivi fortemente o sofrimento do povo desde suas necessidades básicas como: água, alimentos, saúde e outras... Por outro lado, a manifestação da alegria, esperança e da fé como resposta da presença de Deus em suas vidas. São gratos pela presença da Congregação, animando, encorajando em vencer os obstáculos do dia a dia.
Foram anos marcados, vividos de intensas atividades diversas, muitas renúncias, inseguranças, mas também senti a graça de Deus atuante em mim, dando-me coragem através de muitas pessoas amigas, companheiras que contribuíram na missão. Por tudo, Deus seja Louvado.
Assim se passaram 50 anos de Vida Religiosa Consagrada. Agora, uma parada –reabastecer – um tempo diferente – ano sabático. Sentindo-me bem de saúde e que ainda poderia contribuir na missão e percebendo a necessidade da mesma em Moçambique, com coragem e confiança em Deus, Maria e Barbara parti para terras estranhas, primeiro na Comunidade Coração de Maria em Panda, Diocese de Inhambane, Região Sul do País, depois a Comunidade Bárbara Maix em Nampula, Região Norte.
Aqui é um mundo diferente em todos os sentidos: cultura, costumes, línguas, também português. Exige de nós conversão, inculturação, paciência... Não basta só querer trabalhar além-fronteiras, é preciso querer inculturar-se e aceitar outras culturas... Se não for assim, nossa missão fica a desejar e perdemos tempo. Para mim foi e está sendo um tempo de graça e bênçãos de Deus. A cada momento é uma oportunidade para perceber que o povo tem sua expressão e manifestação própria de fazer comunhão nos momentos mais simples da vida que emergem de uma profunda experiência de Deus.
Agradeço a Deus e à Congregação que me oportunizou esse grande momento de vivência na missão aqui nesta terra Africana onde o Reino de Deus se manifesta nos simples gestos do povo e no compromisso missionário de cada Irmã que aqui se doa. Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram nesta longa caminhada e, em especial, à Congregação, à Província de Teresina e de Caxias do Sul, que me acolheram com carinho e que me oportunizaram esse tempo diferente.

Ir. Therezinha Viera

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

É TEMPO DE REVIGORAR PARA ENTÃO FESTEJAR!

“Hoje, participando da Congregação como leigo, me sinto como um filho desta enorme família que tanto contribuiu para me tornar uma pessoa mais humana”
“Felizes os pobres de coração porque deles é o reino dos céus”. Felizes daqueles que conhecem esta Congregação. Neste tempo em que todos aqueles que já foram agraciados por ter contato com a história de Bárbara Maix, fica a ânsia por fazer com que outras pessoas também passem a venerar a pessoa que foi exemplo de Fidelidade e Temor a Deus.
Lamento muito, enquanto leigo, ao ver que muitos não têm a oportunidade de vivenciar o Carisma de nossa fundadora, uma mulher, que não se deixou vencer pelas adversidades da vida e mostrou que com a Fé se vai longe, podendo deixar um legado aos outros, que modifica a vida de muitos, foi o meu caso.
O Carisma das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, foi algo sentido por mim desde a infância e hoje, na minha adolescência, sinto que minha personalidade foi sendo esculpida, levando em conta princípios que aprendi “com Bárbara” tendo como mensageiras inúmeras Irmãs ICM que passaram pela Sede Provincial.
Hoje, participando da Congregação como leigo, me sinto como um filho desta enorme família que tanto contribuiu para me tornar uma pessoa mais humana e temente a Deus. Sei que muito ainda tenho a conhecer, mas uma coisa tenho como certeza: O mundo precisa reconhecer Bárbara! Respeitando-a e tendo-a como exemplo, assim como eu procuro ter.
Ainda sou leigo nos dois sentidos da palavra: “Um leigo, leigo”. Mas queria registrar meu contentamento em face ao processo de Beatificação da Venerável Bárbara e dizer que, por aqui, a publicidade informal na busca de unir forças em busca deste objetivo comum a todos nós, é constante.
Somos todos Irmãos e Irmãs, pois sentimos o carisma em nossos corações! Neste tempo de espera do Menino Jesus, tempo em que nos preparamos para renovar dentro de nós o amor ao Salvador e tempo também em que muitos esquecem o verdadeiro sentido do natal, influenciados pela mídia capitalista, unamos força para o perdão da humanidade como um todo, pois nós sabemos que Deus é mais, Deus é maior.
2010 promete ser um ano que vai ficar na história, e tenho esta certeza por que sei que em 2009 muito foi feito, pois a “missão é grande”. Que neste novo ano nossa Fé e a Certeza da Beatificação revigorem a nossa esperança mais e mais porque “Deus é Maix”!
Per la Beatificazione della Venerabile Bárbara Maix,
Iago Menor, Leigo ICM
Teresina-PI