Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Assembléia Regional II

Em clima de Pentecostes, nos dias 21 a 23 de maio de 2010 em Natal, Rio Grande do Norte o regional II formado pelos Estados de do CE, RN, PB esteve reunido em assembléia Provincial com o objetivo de retomar a caminhada, avaliar, projetar futuro e vislumbrar horizontes para a continuidade da missão no Nordeste e no Norte do País.
Os principais assuntos em discussão foram
sobre MARCO CONGREGACIONAL-abertura de uma Comunidade interprovincial na Amazônia e informações quanto ao andamento de abertura da mesma; FOCO CONGREGACIONAL- aprofundamento sobre a situação da mulher em estado de vulnerabilidade social,; RETOMADA DO PROGRAMA DE SOCIALIZAÇÃO DO CARISMA COM LEIGOS E LEIGAS, sobretudo a forma de como compreendemos a socialização, trabalhando os medos e bloqueios. Ainda a assembléia trabalhou sobre A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE UMA NOVA FRENTE DE MISSÃO; PROCESO DE BEATIFICAÇÃO DE BÁRBARA MAIX,; ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA-Projetos Sociais e Projetos missionários, e outros assuntos que dizem respeito à organização da Província e Comunidades.
A assembléia teve a graça de contar com três Irmãs lubilandas, Ir. Margarida Mª Florêncio da Silva (25 anos), Ir. Rosa Ilma lobato (25 anos) e Ir. Therezinha T. Galles( 50 anos) de Vida Religiosa Consagrada. Foi uma oportunidade de louvar pelo precioso dom da Vida de cada uma colocado inteiramente na defesa e promoção da vida nos espaços de missão.


Bodas de ouro de Ir. Therezinha Galles.
Bodas de Prata de Ir. Rosa Ilma Lobato













Bodas de Prata de Ir. Margarida Florêncio.

Irmãs presente no Regional II













Ir. Ivonete Félix de Morais

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aspirantes partilham suas experiências

Aspirantado: primeiras experiências de um novo começar


No dia 27 de fevereiro deste mesmo ano eu, juntamente com a Kassandra, partimos de Santa Helena deixando lar, família, amigos e toda uma vida para trás, carregando na bagagem sonhos, medos, esperança e fé, rumo a uma nova caminhada. Percorremos por um caminho pelo qual vamos em busca da Vontade do Pai e, a cada passo dado, percebo que essa vontade não é somente Dele e sim, minha, nossa também.
Nesse mesmo dia chegamos ao nosso destino, à capital do Piauí, Teresina, terra que nós conhecíamos só pela fama de um dos lugares mais quentes do Brasil, e isso foi só mais um desafio que conseguimos superar. Conhecemos a nossa formadora, Ir. Odete, juntamente com mais duas Irmãs que também fazem parte de nossa Comunidade, a Ir. Josélia e a Ir. Marinete. Fomos muito bem acolhidas e logo nos primeiros dias já nos referíamos a casa como “nosso lar”. E assim começa nossa experiência como aspirantes, uma fase que eu considero de conhecimento e de vivenciar, conhecer e viver o cotidiano da vida religiosa em Comunidade e comunhão com todas, de experimentar essa opção de vida e abraçar seus ideais. É um momento onde tudo se faz novo: os costumes, a convivência, as responsabilidades, os hábitos e, acima de tudo, é uma vida fundamentada no projeto de Cristo, Ele que é nossa maior motivação.
Não é uma missão fácil, mas é muito gratificante entregar nossa vida a Deus e assim também ao próximo. Uma missão de coragem, aprendizagem e, acima de tudo, uma missão de amor. Amor esse que eu sinto a cada dia, em cada nova experiência, na convivência com nossas co-Irmãs e nos estudos sobre nossa Fundadora, Bárbara Maix.
Sou Marilurdes, tenho 19 anos e ainda não sei muito sobre a vida, mas tenho certeza de uma coisa “mais do que tudo Vale a Vontade de Deus”, e estarei sempre em busca da mesma.

Marilurdes Costa Privado.


Estamos em constantes mudanças e transformações, e isso conseqüentemente influencia nossa vida. E como Jesus, que é Vida e nos veio para dá-la em plenitude, depende de cada um cuidar do Dom gratuito que Ele nos concede cada dia. E visando vivenciar o Cristo Ressuscitado na minha vida, foi que no dia 28 de fevereiro de 2010 ingressei no Aspirantado Interno para aspirar mais profundamente esse desejo. E a experiência está ganhando formas e espaço dentro de mim, e traz como conseqüência a felicidade, responsabilidade pelo que assumimos no decorrer de todo processo.
Toda essa formação está sendo fundamental também, para o meu auto- conhecimento e discernimento da vocação, caminhada e é um dos meios para que eu alcance o objetivo. E dentro desse processo tive um momento muito marcante, o Aspirinter - Encontro das Aspirantes de todas as Congregações Religiosas, onde pude compreender um pouco mais a dimensão do projeto de Cristo. Conheci meninas da mesma faixa etária que buscam o mesmo propósito, partilhamos experiências vividas por cada uma, os medos, as motivações que levam a uma só busca, a vivência mais profunda de sermos continuadoras da missão de Jesus.
E nessa caminhada me apoio muito além do Senhor, em nossa Fundadora, Bárbara, Maix para continuar perseverante, pois a estrada é longa, e muitos são os desafios que farão desistir, mas fazei de cada dificuldade uma oportunidade de vitória.


Kassandra Ribeiro
Comunidade Esperança Garcia, Teresina, Piauí

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jubilandas 2010

“Javé, tu és o meu Deus: eu te exalto, e louvo o teu nome, pois realizaste projetos maravilhosos concebidos desde os tempos antigos com toda fidelidade.”
(Is 25, 1)
Às queridas Irmãs JUBILANDAS
25 e 50 ANOS DE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA:

Ir. Dema Maria Sulzbach (50 anos)
Ir. Therezinha T. Gales (50 anos)
Ir. Judite Mendes da Silva (25 anos)
Ir. Rosa Ilma Lobato (25 anos).
Ir. Margarida Florêncio da Silva (25 anos)

Com vocês, a Província inteira está em festa, juntemos todos os instrumentos! Preparemos o coração, o ambiente e tudo mais.
Na tradição do povo de Deus esta festa está intimamente ligada ao instrumento musical, à trombeta ou berrante que servia para convidar o povo para a celebração, para viver um novo tempo.
Dom Marcelo Barros (1998, P. 38-44 Dança do Novo Tempo) faz alusão à espiritualidade bíblica do jubileu e organiza em quatro tempos especiais.
Sendo o jubileu tempo PARA RESGATAR, PARA LEMBRAR, PARA CONVERTER-SE, E PARA REC0MEÇAR.
Por ser esta a celebração da renovação do compromisso, é para as jubilandas uma oportunidade para descer às fontes e ler os sinais trazidos por esse tempo.
Que ouçam o som do berrante como convite de Deus Pai e Mãe que as quer felizes e fiéis na missão.
Que seja este um ano realmente agradável ao Senhor!

PARABÉNS, QUERIDAS JUBILANDAS!
Festejamos com vocês, nas suas Comunidades e nos regionais
Ir. Ivonete Félix de Morais

domingo, 23 de maio de 2010

Comissão Pastoral da Terra, Regional Piauí participa do III Congresso Nacional.

Montes claros, em Minas gerais é palco nacional do III Congresso da CPT.


Entre os dias 17 e 21 de maio aconteceu o III Congresso Nacional da CPT em Montes Claros MG. Com o tema: No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida. Foi um grande momento de fortalecimento da mística que move a CPT. O Piauí levau à cidade mineira uma representação com 48 pessoas o congresso contou com 820 pessoas, vindas de todo Brasil.

O congresso teve como um dos seus principais focos, os biomas. Em quatro tendas: bioma Amazônico, bioma Cerrado junto com Pantanal, bioma Caatinga e o bioma Mata Atlântica, junto com o Pampa. Foi um momento forte, onde cada regional partilhou suas experiências significativas que dizem respeito aos clamores da natureza e dos camponeses, a resistência das comunidades que lutam contra a destruição e em defesa da vida e as formas de cuidado e prevenção. Ampliando olhares, foi feita uma análise de conjuntura atual, com enfoques na conjuntura política, conjuntura ecológica e a conjuntura eclesial.

O III Congresso marcou por ser um momento privilegiado para refletir sobre os rumos que a CPT deve seguir para contribuir na proteção, preservação e revitalização da natureza, e para propor o fortalecimento da espiritualidade que enxerga e sente Deus tanto nos estupendos cenários que a criação proporciona, quanto nos pequenos detalhes onde a vida explode.

O Regional Piauí marcou presença com uma caravana de 48 pessoas das sete microrregiões do Estado. Além disso, a delegação estadual apresentou a experiência de resistência e luta pela terra do Assentamento Nova Jerusalém, na cidade de São Raimundo Nonato. O grupo levou muita animação, disposição.

Paticiparam as Irmãs Josélia Diniz Carvalho e Roselei Bertoldo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vaticano define data da beatifcação de Bárbara Maix - Será dia 6 de novembro

Bárbara, Serva de Deus!
Bárbara, profetisa do Amor!
Bárbara, Intercede por nós junto a mãe de Jesus nosso salva!


Em comunicado enviado ao Blog Pró-Beatificação, a Diretora Geral da Congregação das irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Handges, afirma que já está definida a data para a celebração da beatificação da Venerável Bárbara Maix: Será no sábado, dia 6 de novembro de 2010, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Ir. Marlise e Ir. Gentila recebem telegrama confirmando a data da beatificação

Irmã Marlise estava em Roma por ocasião da Assembléia da União das Superioras Gerais (UISG) e para realizar visita à Comunidade Immacolatto Cuore di Maria, quando recebeu do Vaticano a carta com a confirmação da data. A Diretora Geral descreve o momento: “Ontem, dia 11 de maio, estivemos com o Monsenhor Ângelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Gentilmente, ele forneceu algumas orientações sobre a oficialidade da Celebração da Beatificação. Quanto à data, porém, disse que deveríamos aguardar a resposta, por escrito, da Secretaria de Estado do Vaticano. Falou que seria uma questão de dias. Hoje, dia 12 de maio, pela manhã, nosso último dia de permanência aqui, com a Comunidade das Irmãs em Roma, fizemos um encontro de oração, estudos e avaliação. Era meio dia, horário local. Estávamos encerrando a reunião quando tocou a campainha. O correio entregou um envelope, endereçado à Ir. Gentila Richetti, Postuladora da Causa. Era do Vaticano. Imaginem a emoção! Todas exclamamos: É A CONFIRMAÇÃO DA DATA!

Irmã Marlise prossegue afirmando: “Abrindo o envelope, tivemos a feliz notícia, que agora, oficialmente, podemos divulgar: O SUMO PONTÍFICE ACOLHEU A PROPOSTA ENCAMINHADA POR DOM DADEUS GRINGS E CONCEDEU AUTORIZAÇÃO PARA CELEBRAR O RITO DE BEATIFICAÇÃO DA VENERÁVEL SERVA DE DEUS, BÁRBARA MAIX, EM PORTO ALEGRE, BRASIL, NO SÁBADO, DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2010”, relata.

Para que a etapa da confirmação da data fosse vencida, um longo caminho foi percorrido: Em 1993 foi realizada em Porto Alegre (RS) a Sessão de Abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara, sendo que em 17 de março de 1997 o processo foi aberto na Congregação das Causas dos Santos, em Roma. Em 03 de julho de 2008, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto referente às virtudes heróicas da Serva de Deus, Bárbara Maix, que, a partir dessa data, passou a ser Venerável na Igreja. Já no dia 22 de abril de 2009, o Congresso dos Teólogos reconheceu por unanimidade, ser MILAGRE a cura de Onorino Ecker, obtida pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix.

No fim do mês de março, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto do milagre atribuído a intercessão da fundadora: A cura prodigiosa do menino Onorino Ecker que em julho de 1944 ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau quando caiu em uma panela de água fervente que estava em uma fogueira enquanto brincava.

Ir. Marlise encerra o comunicado utilizando-se das palavras da própria fundadora como agradecimento: “Alegramo-nos imensamente e, mesmo antes de chegar retornar ao Brasil, fazemos este alegre anúncio. E, como Bárbara, repetimos: Louvado e Bendito seja o meu Senhor por tudo” (B. Maix)”, finaliza.

Comunidade Immacolatto Cuore di Maria

Magnus Regis
blogbeatificação@gmail.com

sábado, 8 de maio de 2010

8 de Maio Fundação da Congregação

" Deus e não eu fundou a Congregação." Neste dia do aniversário da Congregação envio meu abraço a todas que compartilham do mesmo Carisma. Parabéns! São 161 anos da presença Congregacional no meio dos empobrecidos, empobrecidas as nos mais diversos espaços de inserção. Continuemos unidas na luta e defesa da vida.
Com fraternal abraço.
Ir. Ivonete