Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Celebração de Ação de Graças pela Beatificação da Bem- Aventurada Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.





Celebremos com intensa alegria, louvor e júbilo este momento extraordinário na vida da Igreja e da Congregação.

A comunidade reunida forma uma grande assembléia litúrgica que como Igreja peregrina, reconhece e celebra a ação de Deus, manifestada de modo particular, na vida de uma de suas filhas: MADRE MARIA BÁRBARA DA SANTÍSSIMA TRINDADE- Bárbara Maix Ela viveu as Virtudes Heróicas da FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE no mais alto grau, portanto foi proclamada pela Igreja como Bem-Aventurada subindo aos Altares para ser Venerada.

Hoje é para nós modelo de vida e virtude, exemplo na Busca de realizar, em tudo, a Vontade de Deus.

Esta foi a motivação inicial marcada na celebração de ação de graças no dia 23 de novembro de 2010 na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Teresina PI, comunidade a qual pertence à Sede Provincial Cristo Libertador

A comunidade reunida celebrou com muita alegria e entusiasmo, a presença da venerável Bárbara Maix.

Marcaram presença muitos fiés da comunidade que foram convidados para esta celebração através do tríduo que antecedeu a celebração, como preparação da mesma. Foram três encontros nas famílias abrangendo o conjunto São Paulo, Vila Bagdá e residencial Araguaia, muitas famílias se envolveram e foram envolvendo outras, resultando no grande número de participação na celebração.

Também estiveram presentes diversas religiosas da Arquidiocese, e a CRB regional, as quais Dom Sérgio fez especial agradecimento pela participação e contribuição na vida e missão junto ao povo de Deus.

Na homilia Dom Sérgio da Rocha destacou as virtudes de Bárbara como testemunho de vida doada a Igreja. “Mais do que tudo vale a vontade de Deus” Bárbara soube viver sua vida com intensidade, a vontade de Deus e colocou isso acima de tudo.

Deixa claro como viveu sua vida na igreja assumindo o amor, a caridade e a fé a serviço da missão. Bárbara foi uma mulher atenta a realidade de sua época, tendo como prioridade em sua vida as crianças, doentes, os mais pobres.

Nossa gratidão pela presença das irmãs em nossa arquidiocese de modo especial a presença das comunidades junto os empobrecidos. Bárbara hoje é uma mulher pública, é a igreja que quer aprender com ela, seu testemunho de vida e doação tem de ser vivenciados por todos nós. Seu amor e sua profunda doação a Igreja foi visível em seus escritos, é uma herança por ela deixada. Sua atitude de fé e amor ela não viveu sozinha, buscou uma vida em comunidade, aprendemos com ela o valor da vida em comunidade, por isso ela nos ensina o valor de vivermos nas nossas comunidades, não só de irmãs, mas a comunidade eclesial, na paróquia onde nos inserimos. Conclui dizendo: que este testemunho, esta vida doada seja para nós um testemunho para que possamos viver bem nossa vida.

Louvai a Deus e a sua misericórdia! (B. Maix)

Em nome da congregação, Província Cristo Libertador, Ir. Ivonete Félix de Morais fez o agradecimento à comunidade presente.

As Irmãs do Imaculado Coração Maria presente na Arquidiocese de Teresina com inserção no PARQUE ALVORA E CONJUNTO RESIDENCIAL SÃO PAULO, jubilosas expressam agradecimentos em nome de toda Congregação, reconhecimento e gratidão:

A Deus que derramou suas graças ao longo do processo de Beatificação e colocou no coração da Bem-Aventurada Bárbara desde sua tenra idade o desejo de vos seguir e amá-lo na Irmã e no Irmão doente, pobre, órfão e desvalidos vítimas do contexto social do seu tempo em especial as mulheres em situação de risco, intuição primeira que originou o Carisma desta Congregação. Ela expressa com consciência e convicção: “Procuremos o Reino de Deus e sua justiça em nós mesmas e naqueles que nos são confiados”.

Nossa gratidão ao Reverendíssimo Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Teresina que, alegremente aceitou presidir a esta Celebração Eucarística, nos permitiu entrar em Comunhão com toda Igreja e com a vida e missão da Serva de Deus Bárbara Maix.

Gratidão carinhosa a todas e todos aqui presentes, aos ministros, ministras, as equipes de trabalho da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que se empenharam na realização desta Celebração de Ação de Graças, ao Coral da Capela São Miguel Arcanjo do Centro de Pastoral Paulo VI, a Comunidade do Parque Alvorada, a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) Regional de Teresina às Irmãs da Congregação do Sagrado Coração de Jesus da Vila Irmã Dulce. Às Comunidades da Paróquia São Sebastião, Irmãs Carlistas, Irmãos Servos do Precioso Sangue e dos Sagrados Corações, Irmãs Catequistas Franciscanas.

Bárbara viveu os mais insondáveis mistérios de Deus em sua vida, como filha amada buscou sempre fazer em tudo a sua Vontade, viveu em alto grau as Virtudes da Fé da Caridade e da Esperança, por isso a Igreja a proclamou Bem-Aventurada e a colocou no meio de nós como exemplo de discípula que comovia suas entranhas frente ao sofrimento dos pobres.

Somos imensamente agradecidas como Congregação e como Igreja por seu testemunho profético no mundo.

“Vale mais do que tudo a Vontade de Deus”.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Encontro com Leigas e Leigos ICM


Esperança, fé, amor, motivação, foram sinais fortes na primeira reunião das irmãs e dos/das leigos/as da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Cheios de expectativa, o grupo se encontrou durante toda manhã do dia 08 de novembro, quando recentemente houve a grande celebração da beatificação da fundadora da congregação, Bárbara Maix, para traçar caminhos comuns.

Os grupos de leigos/as, que já somam oito no total, são uma realidade em várias cidades, dentre elas Porto Alegre, Teresina e Fortaleza. Grupos já fortalecidos e outros que esperam se fortalecer no período de pós-beatificação da fundadora.

No primeiro momento do encontro foi colocado em comum todas as experiências, cada uma de acordo com sua realidade. Também foram apresentados os resultados dos grupos que foram consultados antes deste momento que ajudou na reflexão. O resultado dessas experiências trouxe ânimo novo para grupos como o de Porto Alegre, que ainda não conseguiu se firmar.

O grupo traçou metas comuns a serem alcançadas que irá servir como norteador para a mística do grupo a partir de quatro eixos, tendo como foco a formação, que são: Vida de Bárbara Maix (História, carisma, mística, missão congregacional e organizacional); vida orante de Bárbara; Bárbara e conjuntura ontem e hoje.

O momento encerrou-se com uma linda canção de Bárbara e foto de todo grupo.

Jeane Freitas
Jornalista

Leiga ICM de Fortaleza