Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

terça-feira, 31 de maio de 2011

Encontro de Leigas ICM, João Câmara - RN.




Encontro com grupos de Leigas ICM, João Câmara, RN

No dia 17 de maio de 2011 estive reunida com o grupo de Leigas ICM em João Câmara,Rio Grande do Norte, com objetivo de conhecer o grupo e partilhar um pouco da caminha dos grupos de Leigos e Leigas ICM na Província Cristo Libertador.

Foi um momento único de partilha e vivência da espiritualidade ICM. O grupo se reúne desde 2007, tem uma longa caminhada no conhecimento da vida da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Atualmente são 10 mulheres que se reúnem mensalmente para estudo e partilha de vida.

O encontro foi marcado expressão pessoal da alegria de estar no grupo:

“Aqui e um espaço onde me fortaleço para realizar minha missão em outros grupos”;

“Eu me sinto acolhida, posso partilhar minhas dificuldades”;

“Nosso grupo é um espaço de acolhida e estudo, de aprofundamento da vida e missão de Bárbara nos deixou,

bem como a nossa missão hoje de sermos anunciadoras da Boa Noticia de Jesus”,

“Aqui eu me sinto abraçada, feliz... o grupo me fortalece eme anima para missão”,


Num segundo momento de partilha fizemos a socialização dacaminhada dos grupos na Província e o plano de formação que foi construídocoletivamente a nível de Congregação como um instrumento para os grupos,ressaltando o objetivo comum que é para todos/as, respeitando asespecificidades de cada realidade.

Concluímos o encontro com a benção da Fundadora, pedindoproteção para bem vivermos a nossa missão.

Roselei Bertoldo

Comunidade de João Câmara - RN apresenta a Reliquia de Bárbara Maix a comunidade.


Com grande alegria a comunidade de João Câmara apresentou no dia 8 de maio a reliquia da fundadora da congregação Bárbara Maix.



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro das Secretárias - Natal, RN


As Irmãs entram em procissão com a reliquia de Bárbra Maix.
Comunidade das Irmãs de Natal junto ao grupo das secretárias.

Secretária “guardiã” da história atual da congregação.

“Vós não terdes apenas uma história para recordar e narrar, mas uma grande história a construir” João Paulo II.

As secretária das Provincías e setor geral, estiveram reunidas nos dias 19 a 23 de maio de 2011 na comunidade das Irmãs em Natal, RN, um cenário acolhedor, agradável para nosso encontro, espaço que nos permitiu rezar, estudar, partilhar nossa vida e missão no serviço de secretaria.

Retomamos em nossos momentos de mística, nossa missão de sermos secretárias, na certeza de estarmos contribuindo com o registro da história congregacional, na profunda comunhão com a vida e missão de casa Irmã. Sabemos que registrar a história é manter viva a identidade, cultura de um povo, por isso nossa responsabilidade coletiva e individual de deixarmos registrada a vida da congregação.

Nestes dias de estudo, tivemos a oportunidade de aprofundar elementos comuns e nossa função, bem como unificar nossa pratica e registros essenciais para manter viva a vida e missão congregacional.

Aproveitamos das belezas naturais da terra do sol e mar para conhecermos os lugares turísticos e praias da cidade de natal.

Nossa gratidão a todas as províncias e ao setor geral que colaborou para que nosso encontro acontecesse, em especial a comunidade das irmãs que com carinho nos acolheram e deram todas as possibilidades para que o encontro se realizasse.

Gratidão a cada Irmã, Comunidade que zela com todo carinho pelos registros da missão e contribuem no repasse das informações, permitindo assim a memória história e viva da congregação.

Temos como missão sermos “guardiãs” da história atual da congregação, por isso todo nosso esforço e empenho para que possamos ser fiéis e precisas nos registros cotidianos de nossa vida.

Na celebração eucaristica foi apresentada a comunidade a reliquia de Bárbara Maix, um momento muito forte junto a comunidade eclesial que acolheu com muita alegria e veneração.

Roselei Bertoldo pelo grupo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encontro das Secretárias das Provincías e Setro Geral

Com alegria a Provincía Cristo Libertador acolhe as Irmãs Anita (secretáia Geral), Ir. Dirce (secretária da Província de Porto Alegre) Ir. Anisia (secretária da Província de Caxias do Sul), Ir. Imelda, (Secretária da Província de São Paulo) e Ir. Erenita ,(secretária da Província de Santa Maria.
O encontro acontece nos dias 19 a 23 de maio de 2011 na comunidade Carmelinda Rossato em Natal, RN.
Serão dias de estudo, reflexão e lazer.
Sejam bem-vindas em nossa Província.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nasce um novo grupo de Leigas e Leigos ICM em Fortaleza, CE.

Realizamos no dia 30/04/11 em Potira, município de Caucaia – CE o primeiro encontro de Leigas ICM, nesse primeiro encontro participaram somente mulheres, foi um momento de mistica e de muita reflexão, voltado para a vida de Bárbara e a missão das Irmãs ICM.
Esse encontro foi a concretização de um sonho de pessoas desta comunidade que conviveram com as Irmãs que por Lá passaram e na missão realizada e as marcas deixadas na formação daquela comunidade. Dona Isabel Silva Sousa e sua família estão sempre pedindo para que seja formado um grupo, e após a mesma participar da Beatificação de Bárbara, além da divulgação do carisma e missão, a mesma foi mobilizando outras pessoas que estão dispostas a dar continuidade ao grupo.

Integram o grupo:
Isabel Silva Sousa
Maria Julieta cavalcante
Raquel do nascimento
Raimunda Eunice de Sousa Silva
Valquiria Siqueira Ferreira
Francisca Aureni Sales
Adelia Maria da Silva

O proximo encontro está marcado para o dia 04/06 e ai será feita uma agenda dos encontros.



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comunidade Imaculado Coração de Maria Celebra o dia 8 de maio 2011

Ola amigas,
Nesse domingo, dia das mães e fundação da congregação, Ignes Felipe e eu acompanhamos a Nenzinha em visita a fazenda esperança chamada,"De volta ao caminho" no municipio de Maranguape, CE, um lugar muito lindo, na cacheira, um paraiso, mesmo local onde esta Ageu em tratamento e por sinal esta muito bem, ja faz três meses e o mesmo esta animado, e fazendo tratamento de saúde também, pois a consequencia do crak é diabólica, ele está com pneumonia e tuberculose, mas sendo acomapnhado por médicos e o pessoal da fazendo é fenomenal....eles são apenas sete no momento, um pequeno grupo mas que se percebe o esforço em mudar de vida.
Tivemos um dia muito bom e animador para todas e todos. Participamos da missa e do almoço, além da homenagem as mães...
São pequenos sinais que nos animam...
Nenzinha estava uma princesa....muito feliz, consegui até arrumar as unhas dela, colocar brinco, colar, dar um trato no cabelo, estava poderosa, Rainha... ela ganhou uma flor, um terço e uma santa de gesso que ela veio flutuante com aquela Nossa senhora.
Abraços Ir. Janete Rodrigues.





terça-feira, 10 de maio de 2011

Assembleia da Província de Teresina, PI

Ir. Lica dando a Benção a cada uma de nós
Benção de Bárbra Maix
Mistica de encerramento do encontro
Cada comundiade recebeu a reliquia de Bárbara





Simbologia que perpassou o encontro
Celebração eucaristica na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Teresina, PI
Abençoando as mães.
A presença das 12 comunlidades da província

Evangelho dos discípulos de Emaús, os leigos, leêm a Palavra.




Os símbolos trazidos por cada Estado onde as irmãs são presença

Símbolos trazidos pelas Leigas ICM