Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quarta-feira, 27 de julho de 2011

12ª Romaria da Terra e da Água no Piauí.


Já esta tudo pronto para a 12ª romaria da Terra e da Água no Piauí.

Nos dias 30 e 31 de julho os representantes de todas as dioceses do Piauí se reúnem em Campo Maior para a 12ª Romaria da Terra e da Água, evento realizado pelo Regional Nordeste IV da CNBB e pastorais socias que propõe para sociedade uma reflexão sobre a convivência do homem com o meio ambiente.


A cada ano a Romaria vem sendo realizada em consonância com a Campanha da Fraternidade, este ano, a 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí tem como tema "Salvar a Terra e Salvar a Água é Salvar a Vida", frase curta, mas com uma mensagem direta: Se você não preservar o meio ambiente, será difícil manter a vida no planeta, inclusive de seres humanos.


A programação em Campo Maior tem início com a acolhida dos romeiros de todo Piauí entre 8h e 12h do dia 30 de julho. Às 14h acontecem os seminários temáticos em seis paróquias diferentes da cidade, seguido de um momento de espiritualidade. Às 18h haverá um dos momentos mais fortes desta Romaria, o "abraço" ao Açude Grande, gesto que visa conscientizar sobre o grau de poluição naquele que um dia foi a fonte de abastecimento de água em Campo Maior.


Ainda no dia 30 todos os romeiros participam de uma Tribula Livre às 19h, encerrando as atividades do dia com uma Noite Cultural animada com o show de Zé Vicente. No dia 31 todos participam da Eucaristia às 5h da manhã, seguida do envio dos romeiros e romeiras.

25 anos de Vida Religiosa Ir. Mercês de Sousa Pires.

Celebrar a dádiva de 25 anos de Vida Religiosa Consagrada, é oportunidade para refletir e festejar a rica história e obra construída em total doação do Projeto do Reino de Deus junto aos irmãos e irmãs. Neste sentimento, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria reuniu irmãs jubilandas para retiro e celebração especial das bodas de prata.

Reunidas entre os dias 16 e 24 de julho na comunidade ICM de Natal, no Rio Grande do Norte, o encontrou celebrou a vida doada de Ir. Maria das Mercês de Pires (Província de Teresina) , Maria Dalcero (Província de Santa Maria), Ir. Delzira Bonatto (Província de Santa Maria), Ir. Maria Bernadete Macarini (Província de Porto Alegre) e Ir. Expedita de Souza (Província de São Paulo).

O encontro foi espaço para relembrar a ‘construção do caminho’ feito por cada Irmã na Congregação e nos espaços de inserção; as ações desenvolvidas, desafios superados e os que se colocam para o futuro como apelos de Deus na caminhada.


Neste encontro, acompanharam jubilandas as Irmãs Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, Elida Debastiani, Conselheira do Setor Formação, Maria Heleina Sperotto, Vice-Provincial e Formação da Província de Santa Maria e Irmã Lucimar Aquino, Setor de Ação Missionária Pastoral da Província de Teresina que acolheu a todas as Irmãs.

http://www.icm-sec.org.br/site/

Querida Irmã Mercês, louvamos e agradecemos a Trindade pela sua vida, pela disponibiliade do serviço, que a cada dia renovas em tua vida.
Nosso carinho e gratidão pelo seu testemunho de vida junto aos empobrecidos e empobrecidas.
Nossos parabéns pelos 25 anos de vida consagrada.




Comunidade Irmã Carmelinda Rossato junto as jubilandas
Ir. Adélia entrega uma lembrança a Ir. Mercês
Diretora Geral Irmã Marlise Hendges e Irmã Elida Debastiani junto as jubilandas
Comunidade de João Câmara em visita as jubilandas



terça-feira, 19 de julho de 2011

Acompanhamentos junto aos grupos de Mulheres, Miguel Alves, PI


As Irmã Josélia Diniz Carvalho e Roselei Bertoldo, assessoras da CPT, desenvolvem um trabalho junto aos diversos assentamentos, de modo especial, junto aos grupos de Mulheres Quebradeiras de Coco, no Município de Miguel Alves, PI, uma fez ao mês é feito formação, monitoramento, ou avaliação das atividades junto aos grupos de trabalhadores e trabalhadoras.
Nos dias 18 e 19 de julho estiveram presente em 4 grupos de mulheres com o objetivo de avaliar o semestre e planejar as atividades, foram momentos forte de organização de cada grupo.
Existe uma significativa caminhada em cada grupo com suas especificidades, todas lutam pela sobrevivência através do cultivo nos assentamentos e pequenas iniciativas de geração de renda com a venda do azeite, mesocarpo do coco babaçu, cultivo de hortas, fabricação de sábão, artesanato etc.
Depois de passarmos o primeiro dia no assentamento Retrato e Ezequiel, nos dirigimos ao
Assentamento Paraiso São Benedito, com um lindo pôr-do-sol que nos acolheu, o nome já faz alusão ao paraíso, que encontramos logo na chegada. Fomos acolhidas com toda comunidade reunida em volta da casa de farinha, era uma festa, muita farinhada.
Na agorvila moram 12 famílias, elas vivem do cultivo do feijão, milho, arroz, mandioca e hortaliças.
Ao visitarmos os quintais nos deparamos com uma riqueza imensa, fruto do cuidado que as mulheres tem com a terra, em cada quintal há um horta com muitas hortaliças, legumes, também muitas árvores frutiferas, nos deliciamos com mamão apanhado na hora por nós mesmas.
Há uma organização muito sólida, as famílias são unidas e lutam pelos direitos, o que garante melhores condições de vida.

Horta comunitária com irrigação, uma experiência nova para o Assentamento.
Canteiros com coentro e cebola verde.
Horta comunitária.
Foi uma experiência muito boa lavar a massa da mandioca, a postura dá muita dor nas costas, imagine passar um dia todo na luta, as mulheres são de fato muito fortes e resistentes.

Mulheres lavando a massa para tirar a goma, para fazer tapioca e outras delicias....
Depois da goma pronta, agora é só secar ao sol.

domingo, 17 de julho de 2011

Retiro da Provincía Cristo Libertador

"A oração unida penetra o coração de Deus"

Nos dia 10 a 14 de julho de 2011 as Irmãs que compõem a Provincia Cristo Libertador estiveram reunidas para um momento de fortalecimento espiritual.
Foram dias perpassado por muita celebração, oração, partilha de vida.
O retiro foi assessoradas pelas companherias Elida Debastiani e Maria Odete, com o Tema: De olhos fixos em Jesus.
Agradecemos a presença de cada co-irmãs e o clima agradável que proporcionou um tempo forte de oração.








sexta-feira, 15 de julho de 2011

Partilha de experiências na Assembleia Pré-capitular fortalece grupos de Leigos e Leigas ICM

Na Assembleia pré-capitular foi dado uma atenção especial para a discussão sobre Leigos e Leigas ICM, um olhar sobre os grupos que estão surgindo e o que nós enquanto Província, podemos contribuir para o fortalecimento dos mesmos.

Foi feito uma memória do que já temos como experiência de leigos e leigas ICM. Ouvimos falar, conversamos com outras Congregações, mas é necessário partilhar mais entre nós para termos um maior e melhor entendimento.

Lembramos que os primeiros grupos surgiram no Tocantins, depois em Fortaleza; agora, em grupos ou independente de grupos, muitas pessoas já comungam do carisma, espiritualidade e convivência congregacional. Essas sementes surgidas foram motivando os grupos. Temos agora 9 grupos na província. No ano de 2011 surgiu um grupo no Parque Potira. Tanto em nível geral como provincial, foram organizadas equipes para acompanhar os grupos. Foi pensado um pequeno plano de formação, que dará um norte comum aos grupos, fruto de encontro de grupos já formados.

Buscando conhecer outras experiências de grupos leigos nas congregações, convidamos a Imã Denise Morra e as Leigas Fernanda e Alcineia para partilharem a vivência na congregação do Sagrado Coração de Jesus. O que muito contribuiu para reafirmamos a importância de estarmos compartilhando o carisma mais profundamente e abrimos espaço de participação dos leigos na continuidade de nossa congregação.

Francisco Alan e Iago Menor, também estiveram presente partilhando o que significa ser leigo ICM. Foi um momento muito significativo e ímpar, pois temos certeza de estamos no caminho certo.

Estamos abertas a novas experiências que estão sendo gestadas e serão concretizadas em nossos espaços de missão.

Iago Menor partilha conosco o que significou este encontro:

No ultimo dia 10 de Julho do corrente ano, tive a oportunidade, de junto do irmão leigo, Alan Santos, participar da Assembleia pré-capitular de nossa congregação ICM no Centro Arquidiocesano Socopínho, Teresina, PI.

No encontro estava presente Ir. Denise, da Congregação das irmãs Cabrini, junto com duas leigas consagradas.

A manhã de atividades nos proporcionou conhecer a experiência das Leigas Cabrinianas, que já possuem uma maior estrutura no que diz respeito a formação e normatização, comparados a nós leigos ICM, que ainda aspiramos pelo nosso crescimento enquanto leigos junto a congregação.

A Partilha das nossas experiências foi marcada por muita curiosidade por parte das nossas co-irmãs e emoção por parte de nós enquanto leigos, e nos deu uma maior dimensão da seriedade do “ser” leigo e da importância de um regimento que norteie a nossa ação enquanto membros da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e membros da sociedade civil organizada.

Momentos assim só fortalecem a nossa caminhada e revigoram o sentimento de pertença que devemos ter para com nossa congregação, para que assim possamos nos firmar nesse seguimento e aumentar o número de cristãos (as) leigos, que queiram somar ao nosso projeto de solidariedade em defesa da vida.



Assembleia pré-capitular, Provincía Cristo Libertador


Com muita alegria e dinamismo a Província Cristo Libertador realizou nos dias 08 a 10 de julho a assembeia pré-capitular em Teresina, PI.
Irmãs vindas dos setes estados onde a congregação é presença, um total de 36 irmãs.
A celebração de abertura foi dinamizada pela comunidade do Bom Jardim, Fortaleza, CE, que convidou o grupo a rezar sobre a realidade do Tráfico de Pessoas.
o Primeiro dia foi feito um estudo sobre a temática do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com assessoria das Irmãs Dalva e Rose e o Leigo ICM Francisco Alan.
O dia foi perpassado pela troca de informações, uma visão geral do TSH e aprofundamento sobre Tráfico para fins de exploração sexual, retirada de órgãos e trabalho escravo.
Grupo de estudo e aprofundamento.


Irmã Dalva, Alan e Rose, trabalharam a temática do Tráfico de Pessoas, realidade e prevenção ao crime.


Alan, Leigo ICM colocando a realidade do Trabalho Escravo no Brasil
Material compartilhado com as comundiades.
Integração do grupo.


Celebração de abertura.




momento de acolhida de cada uma, um, com sua realidade.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Assembleia na Provincia Cristo Libertador


Avaliar e projetar a caminhada da província Cristo Liberatdor é um desafio e ao mesmo tempo um momento forte de graça, onde temos a possibilidade de olhar para a caminhada e apontar novos caminhos.
Com esta disposição as Irmãs vindas do Norte e Nordeste do Brasil estarão reunidas nos dias 8 a 10 de julho no centro Diocesano de Formação, Socopinho, Teresina, PI
No primeiro dia será um momento forte de formação com a temática Tráfico de Seres Humanos, tendo um olhar para nosso compromisso assumido coletivamente, nos demais dias avaliação da caminhada e projeção da mesma.
Pedimos a proteção das mulheres biblicas e nossa fundadora Bárbara Maix para o bom andamento dos trabalhos.

sábado, 2 de julho de 2011

Em comunhão na festa do Imaculado Coração de Maria.


Queridas Irmãs, Noviças, Postulantes, Aspirantes, Leigas e Leigos ICM, mulheres e homens que comungam o nosso carisma.

02 de julho, festa do Imaculado Coração de Maria.

"Felizes de nós que somos filhas deste coração."

Na festa do Coração de Maria, nos unimos na mesma prece e comunhão de filhas e filhos de Maria.

Louvamos e bendizemos a Trindade pelas tantas graças alcançadas na vida de cada uma, um, renovando nossa gratidão, confiança em Deus.

Colocamos no coração de Maria todas as intenções, oraçãoes, pedidos, agradecimentos e certeza da profunda comunhão.

Parabéns!