Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

III expocarisma CRB Regional Teresina, PIauí.

No dia 25 de agosto, mês em que celebramos a vocação, a qual todas e todos somos chamados a viver, aconteceu no Ádrio da Igreja São Benedito, teresina a 3ª edição do ExpoCarisma, evento que reuniu todas as tribos religiosas do estado do Piauí.

Estiveram presente mais de 25 Congregaçãoes de carismas diferentes, e ao som de muita música, brincadeiras de roda e danças típicas dos diferentes estados do nordeste, Freiras, Frades, Leigas e Leigos, puderam transmitir a população teresinense a diversidade de Carismas Congregacionais presente no Estado.

As congregações, alojadas em inúmeros estandes trouxeram também seus trabalhos artesanais, livros, dentre outros trabalhos que realizam nas comunidades onde estão inseridas.

A Congregação ICM participou ativamente do evento que tinha como tema: “Diversos Carismas em Defesa da Vida”. Ir. Maria colaborou na barraca de comidas organizada pela CRB, já as demais Irmãs apresentaram nossa Congregação durante todo o dia a população teresinense e as demais religiosas (os) presentes.

Os Leigos ICM também deram sua parcela de colaboração, com um momento de animação bastante descontraído, fazendo com que acontecesse uma integração cultural e religiosa entre todos através da música.

O dia terminou e com ele mais um momento de graça para toda a comunidade religiosa piauiense fortalecendo ainda mais a Fé e a Vontade de promover a Vida no coração de cada um de nós.

Por Iago Menor

Equipe de Comunicação ICM







terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri

Ivone Gebara
Escritora, filósofa e teóloga
Adital

É com muito constrangimento que muitas mulheres católicas leram a notícia publicada em vários jornais nesse último final de semana de que a Arquidiocese de Madri com aprovação papal autorizou a concessão do perdão e indulgência plenária às mulheres que confessarem o aborto por ocasião da visita do papa. A impressão que tivemos é que o papa, o Vaticano e alguns bispos gostam de brincadeiras de mau gosto com as mulheres. Não sabemos em que mundo esses homens vivem, quem pensam que são e quem pensam que somos!

Primeiro, concedem o perdão a quem pode viajar para assistir a missa do papa e passar pelo "confessionódromo” ou pelo conjunto de duzentos confessionários brancos instalados numa grande Praça pública de Madri chamada "Parque do Retiro”. O perdão deste "pecado” tem local, dia e hora marcada. Custa apenas uma viagem a Madri para estar diante do papa! Quem não faria o esforço para tão grande privilégio? Basta ter dinheiro para viajar e pagar a estadia em algum hotel de Madri que o perdão poderá ser alcançado. Por isso, nos perguntamos: que alianças a prática do perdão na Igreja tem com o capitalismo atual? Como se pode viver tal reducionismo teológico e existencial? Quem está tirando benefícios com esse comportamento?

Segundo, têm o desplante de afirmar que o perdão deste "crime hediondo” como eles costumam afirmar, é dado apenas por ocasião da visita do papa para que nessa mesma ocasião as fiéis pecadoras obtenham "os frutos da divina graça”, confessando o seu pecado. Como entender que uma falta é perdoada apenas quando a autoridade máxima está presente? Não estariam reforçando o velho e decadente modelo imperial do papado? Quando o Imperador está presente tudo é possível até mesmo a expressão da contradição em seu sistema penal.

Não quero retomar os argumentos que muitas de nós mulheres sensíveis às nossas próprias dores temos repetido ao longo de muitos anos numa breve reflexão como esta. Mas esse acontecimento papal madrilenho, infelizmente, só mostra mais uma vez, um lado ainda bastante vivo no Vaticano, ou seja, o lado das querelas medievais em que questões absolutamente sem peso na vida humana eram discutidas. E mais, demonstra desconhecer as dores femininas, desconhecer os dramas que situações de violência provocam em nossos corpos e corações. Ao conceder o perdão ao "crime” do aborto na linguagem que sempre usaram, de forma elitista revelam o rosto ambíguo da instituição religiosa capaz de ceder ao aparato triunfalista quando sua credibilidade está em jogo. Podem abençoar tropas para matar inocentes, enviar sacerdotes como capelães militares em guerras sempre sujas, fazer afirmações públicas em defesa da instituição condenando pobres e oprimidas, abrir exceções à regra de seus comportamentos para atrair jovens alienados dos grandes problemas do mundo ao rebanho do Papa. A lista dos usos e costumes transgressores de suas próprias leis é enorme...

Por que reduzir a vida cristã a pão e circo? Por que dar um espetáculo de magnanimidade em meio à corrupção dos costumes? Por que criar ilusões sobre o perdão quando o dia a dia das mulheres é cheio de perseguições e proibições às suas escolhas e competências?

Somos convidadas/os a pensar no aspecto nefasto da posição do papa e dos bispos que se aliaram a ele. O papa não concedeu perdão e indulgência total ou plena "urbe et orbe”, isto é, para todas as mulheres que fizeram aborto, mas apenas àquelas que se confessaram naquele momento preciso e por ocasião da visita do papa à Espanha. Não é mais uma vez a utilização das consciências especialmente das mulheres para fins de expansionismo de seu modelo perverso de bondade? Não é mais uma vez abrir concessões obedecendo a uma lógica autoritária que quer restaurar os antigos privilégios da Igreja em alguns países europeus? Não é uma forma de querer comprar as mulheres confundindo-as diante da pretensa magnanimidade dos hierarcas?

Será que as autoridades constituídas na Igreja Católica e de outras Igrejas são ainda cristãs? São ainda seguidoras dos valores éticos humanistas que norteiam o respeito a todas as vidas e em especial à vida das mulheres?

Creio que mais uma vez somos convocadas/os a expressar publicamente nosso sentimento de repúdio à utilização da vida de tantas mulheres como pretexto de magnanimidade do coração papal. Somos convidadas/os a tornar pública a corrupção dos costumes em todas as nossas instituições inclusive naquelas que representam publicamente nossas crenças religiosas. Somos convidadas/os a ser o corpo visível de nossas crenças e opções.

Fazendo isso, não somos melhores do que ninguém. Somos todas pecadoras e pecadores capazes de ferir uns aos outros, capazes de hipocrisia e mentira, de crueldade e crueldade refinada. Mas, também somos capazes de dividir nosso pão, de acolher a abandonada, de cobrir o nu, de visitar o prisioneiro, de chamar Herodes de raposa. Somos essa mistura, expressão de nosso eu, de nossos deuses, dos espinhos em nossa carne convidando-nos e convocando-nos a viver para além das fachadas atrás das quais gostamos de nos esconder.

21 de agosto de 2011.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas!



O QUE É A MARCHA DAS MARGARIDAS

É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

A Marcha das Margaridas se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista e sua agenda política de 2011 tem como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura – Contag, por 27 Federações – Fetag’s e mais de 4000 sindicatos, sua realização conta com ampla parceria.

Em 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, mais uma vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

Junte-se a nós. Assuma o compromisso com a luta da Marcha das Margaridas de 201. Venha marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade para todas as mulheres.

Marcha das Margaridas

A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves.

Margarida Alves é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.

Estamos em comunhão com todas as mulheres de modo especial das Mulheres Quebradeiras de Coco que fazem parte de nossos grupos de trabalho pela participação na Marcha das Margaridas, representando todas as mulhes que lá reivendicam os direitos das mulhes.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Irmãs e Leigo ICM participam do II Seminário Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.



II Seminário Nacional sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

O enfrentamento ao Tráfico de Pessoas já é assumido por diversas entidades e cada vez mais juntamos forças para a erradicação do mesmo.

Com objetivo de compreender o panorama atual do tráfico de pessoas no Brasil, identificando problemas e as ações desenvolvidas, para fortalecer a ação pastoral frente a essa realidade no Brasil.

Participaram diversas entidades, dentre elas a Comissão Pastoral da Terra e Rede Um Grito Pela Vida. Foi um momento forte de aprofundamento da temática e articulação das entidades, que em parceria somam forças no enfrentamento e erradicação do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo, retirada de órgãos e exploração sexual.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enfatizou que é preciso "lutar pela dignidade de nossos irmãos e nossas irmãs” em situação de vulnerabilidade social que são explorados/as pelas redes do tráfico de pessoas.

Na abertura do seminário, dom Enemézio Lazari, bispo de Balsas (MA) e membro da Comissão Episcopal para o serviço de caridade da Justiça e Paz da CNBB, falou sobre a importância de se promover a ação em favor das pessoas mais vulneráveis. "São homens, mulheres e crianças que são vendidos para enriquecer pessoas sem escrúpulos”, enfatizando a importância de realizar um trabalho em conjunto entre atores de diferentes organizações sociais ou religiosas no enfrentamento à rede organizada do tráfico humano.

Como congregação assumimos e participamos da Rede Um Grito Pela Vida, que esta articulada com diversas entidades e grupos, desenvolvendo diversas atividades no enfrentamento e prevenção ao tráfico de pessoas.

Participaram do Seminário as Irmãs: Eurides Alves de Oliveira, Celina Ló, Fabiana Manica, Maria Inês Sampaio e Roselei Bertoldo, e o Leigo ICM, Francisco Alan dos Santos Lima.

O seminário foi um momento forte de estudo, ampliação do conhecimento sobre a realidade, partilha de experiências e iniciativas de combate ao tráfico de pessoas, bem como articulação e parceria com outras entidades.


Secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, acolhendo o grupo e falando da importância do seminário.
Lançamento do CD "Um Grito Pela Vida" Dom Pedro Brito
Mistica de abertura



Somos convidados/as a tecer um olhar sobre a triste realidade do TSH, hoje presente em nosso mundo.

O TSH é a grave violação dos direitos humanos que atinge aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no mundo. É um comercio ilícito e lucrativo 3º fonte de renda mundial do crime organizado. Produz um lucro de 31,6 bilhões de dólares por ano e movimenta 2,4 bilhões de pessoas, onde 81% dos casos são meninas com menor idade de 18 anos.

O Brasil é um país de origem, trânsito e destino para o tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual e T. Escravo. É um dos principais destinos mundiais para o turismo sexual de mulheres exploradas tanto interno como internacionalmente, também é um dos graves problemas de trafico de crianças e adultos para o T. Escravo na agricultura, carvoarias e minas, alem de crescentes evidencias de imigrantes trabalhando em condições similares a escravidão contemporâneo.

Não podemos nos calar diante desta situação, juntemos forças com todos/as aqueles/as que já trabalham no combate a todas as formas de violação dos direitos.

Diante desta realidade, somos convidados/as a prevenir, combater e erradicar tudo aquilo que aprisiona e fere a dignidade da pessoa.

Frei Xavier fez a leitura de Ez, 22 ss.

Denuncie todas as suas abominações, dizendo: Assim diz o Senhor Javé: Ai da cidade que derrama sangue dentro de si mesma e faz chegar a sua própria hora! Por isso, eu farei você passar vergonha entre as nações e ser objeto de caçoada entre outros países.

Aí são desprezados o pai e a mãe, o imigrante é oprimido, a viúva e o órfão são explorados. Você desprezou as coisas sagradas e profanou os meus sábados. Aí existe gente que calunia para derramar sangue, existe gente que come sobre montes e pratica ações criminosas, gente que mantém relações com madrasta e faz violência contra a mulher. Um pratica imoralidade com a mulher do próximo, outro desonra a sua nora, outro violenta a propria irmã, a filha de seu pai. Aí existe gente que aceita suborno para derramar sangue. Você cobra juros com usura, explora o próximo com violência e se esquece de mim- oráculo de Javé. Estou furioso com os lucros que você conseguiu e com o sangue que corre em seu meio.

Eu sou Javé. Eu digo e faço. Vou espalhar você entre as nações e dispersá-la entre os países, até deixar-la completamente limpa de suas imundices.


Preces:

· Olhai com bondade por todas as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, homens, mulheres, adolescentes, jovens e crianças. Para que o Senhor, da vida ilumine nossos/as governantes afim de criar mecanismos que assegurem a pessoa humana dignidade e respeito, rezemos...

Res: Senhor, sede nossa esperança, na luta contra o Tráfico de seres humanos.

· Olhai com bondade, pelos homens e mulheres que migram forçadamente em busca de melhores condições de vida, que o Senhor proporcione a estes irmãos/ãs coragem e esperança em meio a tantas desigualdades, rezemos...

· Olhai com ternura, pelas pessoas que são traficadas para fins de exploração sexual, venda de órgãos e T. Escravo, para que nossa luta de prevenção, combate e erradicação sejam fortalecidas pelo espírito de testemunho e profetismo em defesa da vida, rezemos...

· Olhai com bondade, por todas as pessoas que foram vitimas do Tráfico e que conseguiram encontrar forças e meios de sair dessa escravidão, rezemos...

· Olhai com bondade, por todos/as nós aqui reunidos/as neste encontro. Para que possamos criar em nossos espaços de missão o anuncio verdadeiro de Cristo, denunciando e buscando sempre formas preventivas de combater a esta grave violação dos direitos humanos, rezemos...


Irmãs e Leigo ICM
Socialização das experiências da Rede Um Grito Pela Vida
Socialização de esperiências da Rede Um Grito Pela Vida, feita pela Ir. Gabriela,
Comissão Pastoral da Terra, Francisco Alan e CNBB, Pe. Ari
Participantes do Seminário