Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo



"Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas."
(Artigo IV da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

O Fórum de Combate ao Trabalho Escravo do Piauí, realizou na manhã de hoje, (27.01.2012) uma mobilização na Praça da Liberdade, centro de Terezina, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (sábado 28 de janeiro). A mesma teve o objetivo de informar e sensibiliar a população sobre a problemática do trabalho escravo no Estado do Piauí e no Brasil Na ocasião teve distribuição de material informativo sobre a temática e recolhimento de assinaturas no baixo-asssinado pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional do Trabalho Escravo - PEC, que prevê o confisco de terras de escravagistas. Segundo dados da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), em 2011 foram resgatados 2.271 trabalhadores que se encontravam em condições decradantes de trabalho em todo pais. A população deve ser informada sobre o que é a escravidão contemporânea e ficar alerta para denunciá-la. As denúncias podem ser feitas ao Ministério Público do Trabalho - MPT.

Participaram do evento as entidades que compõe o Fórum, entre elas a Comissão Pastoral da Terra - CPT, os/as trabalhadores/as do Acentamento Nova Conguista - Monsenhor Gi - PI, Irmãs e Leigos do Imaculado Coração de Maria e jovens da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Conjunto São Paulo, Teresina-PI.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Aniversário de 24 anos Fundação da Província Cristo Libertador

Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas ICM, amigos e amigas da caminhada, hoje 22 de janeiro de 2012 a Província de Teresina sob a proteção do Cristo Libertador tem a graça de celebrar 24 anos de Fundação e missão em terras do Norte e Nordeste do país. Unamos nossas vozes e o coração para render graças a Deus pelo grande feito, a existência da Província, da missão neste chão. Durante esses anos, muitos caminhos foram trilhados e inúmeras pessoas uniram-se às Irmãs do Imaculado Coração de Maria presentes nos 7 Estados do Nordeste e Norte, fazendo crescer cada vez mais a obra que é de Deus.

Das fibras da esperança, da solidariedade, justiça, liberdade, da fraternidade dos sonhos, da partilha dos bens Congregacional, das lutas do dia-a-dia da vida do povo nasceram as condições de continuidade da Província. Não resta dúvida que vieram as secas, enchentes, tempestades, bonança e escassez, mas, a casa continuou de pé, como expressa a Bem- Aventurada Bárbara Maix: “ A Santíssima Trindade iniciou a Obra da Fundação e há de completá-la.” (Bárbara Maix,1872).

No decurso dos anos muitas Irmãs passaram na Província de Teresina, deixaram saudades e registros nos corações, nossos agradecimentos a todas que na luta incansável construiram a história desses 24 anos de Fundação. Louvado seja Deus pelas 12 Comunidades, pelas 43 Irmãs e pela existência dos 08 grupos de Leigos e leigas ICM! Que a Bem – Aventurada Bárbara Maix continue apontando às urgências da realidade junto aos sujeitos da ação missionária da Província, Crianças/adolescentes, juventudes e mulheres em situação de empobrecimento.

Abraçamos todas e todos na ternura do Cristo Libertador.

Ir. Ivonete Felix de Morais

Coordenadora Provincial e Conselheiras