Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

domingo, 27 de maio de 2012

Encontro das Diretorias da CRB - Regionais do Nordeste

Nos dias  14 e 15 de maio as Diretorias da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB  dos Regionais do Nordeste, estiveram  reunidas em Fortaleza-Ce. Como resultado final deste encontro, foram escritas duas cartas, uma à Vida Religiosa Consagrada e outra à Comissão Organizadora do 13º Intereclesial das CEB's. Segue as duas cartas, na íntegra.

Fortaleza, 15 de maio de 2012
À
Querida Vida Religiosa do Nordeste,          
Reunidos/as as cinco regionais da CRB do Nordeste (Teresina, S. Luis , Fortaleza, Recife e Salvador) sentimos a necessidade de dirigir essa carta neste momento da história do país, com a realização das eleições municipais.
Percebemos que o cenário político nacional é preocupante; há um descaso do povo com a política, por outro lado não podemos abandonar essa dimensão que sempre fez parte de VRC, a ligação entre a fé e vida.
Nós nordestinos somos um povo marcado pela alegria, pela festa, pela dimensão da fé e da resistência, mas continuamos alvo de uma política que não atende as reais necessidades do Nordeste, para que a vida floresça.
Neste ano das eleições municipais apelamos:
o   que a VRC esteja atenta ao processo eleitoral incentivando debates, estudos, etc para que o povo a quem servimos faça a melhor escolha.
o   sugerimos a utilização da cartilha lançada pela CNBB, do estudo dos documentos da caminhada da Igreja que tratam da relação fé e política.
o   em ficarmos atentos/as a aplicação dos critérios da Lei da Ficha limpa 135/2010.
o   em avançarmos na reflexão política assegurando os valores do respeito, do dialogo, muitas vezes desrespeitados neste tempo.
Sentimo-nos felizes em perceber a presença da VRC nas frentes desafiadoras e na defesa da vida. Aqui no Nordeste a presença da VRC nas regiões de seca, na Rede Grito pela Vida, na Pastoral da Juventude, nas periferias, etc.
Contudo, chegou até nós um apelo no sentido de nossa presença nas pastorais sociais, sugerimos a VRC a participação nestes espaços deste o processo formativo inicial, à liberação de pessoas para essa missão. Nossa inserção na dimensão política faz parte da nossa consagração e missão profética.
Que a Palavra de Deus continue sendo a fonte inspiradora de nossa vida-missão e que os nossos olhos se abram diante das nossas pobrezas.

            Na amizade,
CRB Regionais do Nordeste.
Ir. Maria do Carmo Carvalho Mesquita – CRB S. Luis – MA
Ir. Terezinha Menegassi – CRB S. Luis – MA
Ir. Elizete Dias da Silva – CRB – Teresina
Ir. Marinete Ferreira dos Santos – CRB - Teresina
Ir. Francisca Ivani Ferreira Brito – CRB – Fortaleza – CE
Pe. Edson de Oliveira da Silva– CRB Fortaleza – CE
Ir. Maria de Jesus Mendes Lima – CRB Fortaleza
Ir. Nora Maria Tavares – CRB Fortaleza
Ir. Maria Consuelo Tavares – CRB – Recife
Ir. Maria de Fátima C. Cavalcanti – CRB – Recife
Pe. Edegard Silva Júnior – CRB –
-------------------------------------xxx-------------------------------
Fortaleza,15 de maio de 2012.

À
Comissão Organizadora do 13º Intereclesial das CEB’s
Crato-CE
Nós das Diretorias da CRB Regionais do Nordeste (São Luís, Teresina, Fortaleza, Recife, Salvador) reunidos nos dias 14 e 15 de maio de 2012, em Fortaleza-CE, refletindo sobre as realidades que nos envolvem, particularmente, o como atender aos apelos que nosso Deus nos apresenta a partir da vida do povo, queremos firmar nossa consideração e apreço às CEB’s, como parceiras/os dos mesmos sonhos e comprometidas/os com esta caminhada.
Considerando os ventos contrários, a tentação do comodismo e o arrefecimento das pequenas comunidades, acreditamos na teimosia e ousadia da semente do Verbo presente nas diversas periferias da humanidade, como “fogo no monturo”. Acreditamos que o 13º Intereclesial vem para reacender a “chama que ainda fumenga” (Is 42, 3). Por isso, colocamo-nos à disposição deste evento na oração, comunhão e compromisso.
Na amizade,
CRB Regionais do Nordeste.
Ir. Maria do Carmo Carvalho Mesquita – CRB S. Luis – MA
Ir. Terezinha Menegassi – CRB S. Luis – MA
Ir. Francisca Ivani Ferreira Brito – CRB – Fortaleza – CE
Pe. Edson de Oliveira da Silva– CRB Fortaleza – CE
Ir. Maria de Jesus Mendes Lima – CRB Fortaleza
Ir. Nora Maria Tavares – CRB Fortaleza
Ir. Maria Consuelo Tavares – CRB – Recife
Ir.Maria de Fátima C. Cavalcanti – CRB – Recife
Pe. Edegard Silva Júnior – CRB – Salvador
Ir.Elizete Dias da Silva – CRB – Teresina
Ir. Marinete Ferreira dos Santos – CRB - Teresina

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aprovação da PEC 438/01- Conquista do povo organizado


Nós Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tembém nos alegramos e bendizemos ao Deus da Vida por esta vitória. Esta vitória mostra para todo o Brasil que a lutar das  trabalhadoras e trabalhadores organizados, pode mundar o rumo da história desse País. Segue a carta da Comissão Pastoral da Terra - CPT- Piauí, com a qual somamos força nessa luta.


COMISSÃO PASTORAL DA TERRA
Regional do Piauí
“Migrar forçado jamais
Trabalho Escravo, Não mais.
Eu quero um mundo de paz.
Eu sou Romeiro da Paz, eu sou Migrante do amor.
Ouvi do Povo o Clamor!”
( Hino da 11º romaria da Terra e da água do Piauí)
Companheirada,
Queremos, neste momento de muita alegria, partilhar a comemoração pela aprovação da PEC 438/01, que finalmente, depois de anos parada foi aprovada. Durante mobilização no Congresso, no dia 22 de Maio, houve muita tensão, muita preocupação acerca do que estávamos chamando de segunda abolição da escravatura no Brasil.  No início da votação, havia sérias preocupações quanto ao esvaziamento do plenário, sob pressão dos ruralistas. Na chamada inicial das posições de bancadas, todos os partidos se pronunciaram em favor da PEC, com exceção do PTB (que, mais tarde, mudou para o sim), o que já foi uma surpresa. Na sua fala inicial, o presidente Marco Maia havia insistido sobre os acordos costurados nas últimas semanas para rediscutir tanto as modalidades de expropriação quanto o conceito de trabalho escravo. O número de presentes foi subindo bem devagarzinho dos 200 iniciais para 415. O tempo foi passando e finalmente o presidente pôs em votação e o resultado, inesperado, apareceu: 360 sim, 29 não, 25 abstenções. Em relação aos Deputados Federais de nosso Estado somente o Deputado Federal Júlio César se absteve, os demais deputados foram favoráveis à aprovação dizendo sim aprovação da PEC 438 e não a escravidão.
Todos nós que participamos desta luta, desde a prevenção, sensibilização, mobilização e repressão, estamos de parabéns por mais uma conquista o que nos parecia impossível agora torna-se concreto, pois temos mais um mecanismo de combate a escravidão em nosso país.
É mais uma batalha, companheirada, mas a luta continua e deve ser constante, rumo à “terra repartida, o povo organizado, a escravidão se acaba, é o GRITO de alforria”.
Viva os/as trabalhadores/as, viva a PEC 438! Viva a LUTA do POVO!
Atenciosamente 
Comissão Pastoral da Terra- Piauí

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CPT-Piauí Realiza encontro de Formação para Agentes de Pastoral

O Estado é tema de formação para agentes de pastorais da CPT

A Comissão Pastoral da Terra- CPT/PI realizou os dias 03, 04 e 05 de maio 2012, a II  etapa do curso de Formação dirigida a agentes pastorais da entidade. O encontro teve como objetivo debater os conceitos de Estado e Sociedade, propiciando aos agentes pastorais uma visão crítica sobre os principais desafios contemporâneos, fundamentado na teoria e iluminada pela prática.
Os temas trabalhados foram: Formação do Estado Moderno, Constituição da Sociedade Civil, Relação Estado / Sociedade, Capitalismo e Liberalismo, Crise Civilizacional, Papel do Estado no Desenvolvimento Moderno do Capital, Espiritualidade e Missão da CPT. O curso contou  com assessoria de professores da Universidade Federal do Piauí –UFPI. Dentro desta perspectiva continua da formação a CPT em comunhão com as demais CPT´s do Brasil que irão refletir com mais profundidade a V Semana Social Brasileira.
O curso promovido só foi um ponta pé inicial para o debate, a que devemos dedicar mais tempo e atenção crítica, para entender melhor as características do Estado brasileiro que queremos.
                                         Participantes da 2º etapa do curso

Alan, Leigo ICM

sexta-feira, 11 de maio de 2012

163 anos de Fundação da Congregação


A Comunidade João Paulo I , João Camara- RN, celebrou  de forma festiva os 163 anos de fundação da  Congregação. Na Celebração Eucarística, foram levados até o altar a Relíquia da Venerável e Bem-Aventurada Bárbara Maix, juntamente com o quadro do Imaculado Coração de Maria. Na homilia, o Pe. Edvan resaltou as virtudes da fé, confiança e coragem, vivenciadas por Bárbara. Pediu a intercessão das duas grandes Mulheres: Maria e Bérbara para que surjam novas vocações religiosas e convocou todo o povo de Deus a rezar pelas vocações e pela missão da Congregação. Após a Celebração realizou-se na Comunidade Religiosa, uma pequena confraternização com o grupo de Leigas/leigos ICM.
“Deus seja bendito e Louvado por tudo.”


Ir. Terezinha Rauber

10° Congresso Internacional de Direito Constitucional


Ir. Janete Rodrigues da Silva participou nos dias 26,27,28 de abril do 10º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL em Natal -RN. Foram três dias de muita experiência,  aprendizado, enriquecimento e atualização dos mais diversos temas voltados para os Direitos Fundamentais, as Garantias Constitucionais, a Democracia e os desafios atuais. O Congresso contou com a presença de quatro mil pessoas e grandes juristas, entre outros: Pedro Lenza, Fredier Didier, Alexandre Morais. Encerrou-se com a palestra do  Ministro Gilmar Mendes que falou sobre a Jurisdição Constitucional e os Direitos Fundamentais na área das sentenças Intermediárias.
Momentos como este nos ajudam a ampliar nossos horizontes rumo a nossa missão e a empreender  forças para alcançar os objetivos a que nos propomos.  Os desafios são muitos, porém, o desejo de alcança-los é maior. 




Ir. Maria janete Rodrigues da Silva - ICM
Fortaleza - CE

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Irmãs e Leigas/os ICM participam do Domingo da Fraternidade - CEB's Fortaleza

O Domingo da Fraternidade das CEB's, realizou-se no dia 29 de abril, na Comunidade São José, Barra do Ceará em Fortaleza - CE. O mesmo teve como tema norteador da reflexão: Como salvarguardar o nosso jeito de SER IGREJA, no contexto hierarquico em que nos encontramos? 
Foi um momento  de partilha, convivência, fortalecimento da esperança de continuar acreditando na Igreja da participação, da circularidade,  de uma Igreja junto aos pobres, dos pequenos grupos onde a reflexão da Palavra de Deus ilumina a fé e a vida.  Foi um momento forte que ajudou a resgatar nossa Identidade, para não nos deixarmos engolir pelo poder dominador. Esse jeito de ser CEB's nos compromete.
                                           "Cristão de consciência diferenciada é algo precioso".
                          
      Ir. Benta Libanio