Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

terça-feira, 24 de julho de 2012

Leigas ICM falam da experiência de participar do Retiro Congregacional

Nos dias 13 à 15 de julho, nós grupo de Leigas ICM, dos Estados do Tocantins e Piauí tivemos a oportunidade de pela primeira vez participar do Retiro juntamente com as Irmãs do Regional MA,PI, BA E TO, foi uma maravilhosa experiência e de lá saímos muito enriquecidas. O retiro nos oportunizou um maior conhecimento das Irmãs e da organização Congregacional como do carisma, do Espírito e da missão de Bárbara Maix continuada até os dias de hoje pelas Irmãs. Este Retiro foi um momento de espiritualidade muito rico e profundo. Queremos ressaltar também o carinho, a atenção e o respeito que recebemos das Irmãs, como leigas, nos sentimos de verdade uma família de Irmãs, isto nos deu mais coragem e ânimo para continuarmos a missão como leigas e ao mesmo tempo testemunhar nossa alegria em pertencer e partilhar desse mesmo carisma. Queremos agradecer a oportunidade que as Irmãs nos ofereceram bem como a cordial acolhida que tivemos e, ao mesmo tempo, parabenizar a Província por esta feliz iniciativa. Que Deus retribua a cada uma com graças e bênçãos.
Maria do Carmo Pereira Soares
        p/grupo de leigas

Retiro Congregacional

Socializar o Carisma de Bárbara Maix, garantindo a irradiação e a continuidade da vivência do mesmo com outras expressões é para nós uma oportunidade para ampliar os horizontes da missão, alimentar a mística e fortalecer o Projeto de Vida Religiosa da Bem-aventurada Bárbara Maix. A Província Cristo de Libertador fez a experiência de realizar os retiros com a presença de leigos e leigas ICM, foram dias de partilha de vida, de espiritualidade, aprofundamentos, convivência e de sentir o diferente que nos enriqueceu como Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Nos dias 08 a 10 de junho o regional II formado pelos Estados PB, CE e RN realizou o retiro em Natal, RN com a presença das Irmãs e de 01 (um) Leigo ICM. E nos dias 13 a 15 de julho o regional I do Estados BA TO MA PI também realizou o retiro Congregacional em Miracema do Tocantins com a presença das Irmãs e 09 (nove) leigas ICM. O tema do retiro foi comum para os dois regionais, “ de olhos fixos em Jesus ao modo das Primeiras Comunidades Cristãs.” Na certeza da presença de Deus em nossas ações busquemos sempre olhar para Jesus e seu projeto onde encontramos, a Criança, a mulher, os doentes, e os pobres ousados.
Nos dois regionais o conteúdo do primeiro dia de retiro foi vivenciado no decorrer do semestre nas Comunidades e/ou famílias sobre a experiência do Cristo Ressuscitado. Foi um momento singular no primeiro dia de partilha orante das várias expressões da presença do Ressuscitado na vida das Irmãs das leigas/os.
Ir. Ivonete Felix de Morais
Coordenadora Provincial