Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

terça-feira, 15 de abril de 2014

 Hoje, 15.04.214 foi realizado em Teresina -PI o Pre lançamento da Campanha
                       "JOGUE A FAVOR DA VIDA"
Houve um momento orante, dinâmica e leitura de um Poema. Introdução ao tema e projeção do vídeo sobre a Campanha. Encerrou-se com um café da manhã partilhado.



                           


                                                          




                                   É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU.  (Gl 5, 11)
          Motivadas pelo compromisso de defesa e promoção da vida, realizamos várias atividades de formação com jovens, adolescentes e lideranças com o tema da CF/2014. Dentre estas, destacamos um encontro de formação com 104 lideranças na nossa Paróquia- Santa Cecília, e um encontro com 54 catequistas em uma aróquia do interior do Ceará-Pitombeiras. Gente sedenta de informação e desejosa de intensificar a luta em favor do Reino de Deus. A inquietação foi sempre um fator comum em todas as atividades, sobretudo pela constatação de que tudo isso acontece muito próximo da gente, visto que o Ceará é rota para este vergonhoso comércio de seres humanos e será palco para a realização de jogos na Copa do Mundo.
                  A grande pergunta sobre o que podemos fazer diante desta cruel realidade, nos remete a fazer a pergunta ao inverso: o que não podemos fazer? E a resposta é sem dúvida: não cruzar os braços e achar que o compromisso com o trabalho preventivo sobre o TSH se encerra com o fim do período quaresmal. Temos sem dúvida um desafio muito grande pela frente e precisamos a cada dia nos munir de informação e coragem para levar esta reflexão em muitos outros espaços carentes da presença da VRC e de pessoas que lhes proporcione não apenas formação, mas também sejam portadoras de mensagens de esperança e valorização.
Ir. Rosa Ilma Lobato



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Leigos ICM

Preparando encontro

Ontem, 14.04.2014 reuniu-se no Parque Alvorada - Teresina -PI a equipe de preparação do encontro de leigos/as ICM. 
Foi um dia de Planejamento, organização e encaminhamentos pois o encontro acontecerá no mês de julho em Teresina - PI.





terça-feira, 8 de abril de 2014

Indignação

Mulher X Sociedade machista 
Eu fiquei indignada, e você?
                         Até quando nós mulheres seremos culpabilizadas pelos atos de autocontrole e selvageria dos homens?
             A pesquisa do IPEA recém-divulgada sobre a violência contra as mulheres retrata o modelo de sociedade extremamente machista que responsabiliza as mulheres por todos os males da sociedade, inclusive pela violência praticada contra elas mesmas. Vem confirmar o que já estamos acostumadas a ouvir: “em caso de estupro foi a mulher quem provocou ou por está com roupa curta ou por não saber se comportar como uma mulher séria.”
           Penso que esta constatação vem mais uma vez nos incomodar e mais do que isso, deve nos levar a reafirmar o nosso compromisso de luta em defesa da vida, da liberdade, da autonomia dos corpos e dos direitos das mulheres, para que estas sejam vistas como cidadãs, portanto, dignas de respeito.
           Não vamos recuar. Precisamos intensificar a luta. A mudança dessa realidade brutal e grosseira passa pelas nossas mãos, pelas mãos de todas as mulheres que resistem e são solidárias. Unamos nossas mãos, somemos esforços no trabalho miúdo, diário, contínuo e teimoso para que possamos construir uma nova história.
                                                                                                                                                        Ir.Rosa Ilma Lobato- Fortaleza -CE

Reivindicando

                        A Governadora do Rio Grande do Norte - Rosalba Ciarlini  em visita ao Município de João Câmara,  foi abordada por Ir. Therezinha Galles, que aproveitou o momento para expor o sofrimento do povo daquela região e reivindicar a urgência no abastecimento de água potável e garantir saúde e dignidade à população.
                         As reivindicações foram ouvidas atentamente e a promessa feita, no sentido de atender o mais breve possível.
                        Agora é aguardar e se não chegar, persistir na luta pelos direitos.