Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Encontro sobre Tráfico de Seres Humanos

Jovens participantes da oficina.
Socialização dos trabalhos em grupos.



Cada uma, um, deixou sua marca, o que diria para uma pessoa que viveu uma situação de tráfico.
Os grupos trabalham nas oficinas, construindo cenas para o enfrentamento do tráfico

Momento de mística, foram cenas criadas pelos jovens, onde eles reprentavam situações de tráfico, sendo 1ª cena tráfico de órgãos e a 2ª tráfico de mulheres para fins de exploração sexual e a 3ª foi trabalho escravo.
Foi um momento muito forte vivenciado pelo grupo, depois de vivenciar as cenas o grupo partilhou os sentimentos. Todas e todos trouxeram situações reais de pessoas tráficadas.

Oficinas sobre Tráfico de Seres Humanos com os jovens das Comunidades Vila Ir. Dulce e Conjunto São Paulo, Teresina, PI. Realizada dia 19 de outubro de 2008.

Terapia Comunitária

Curso de Terapaia Comunitária - Bom Jardim, Fortaleza, CE
O Curso de Terapia Comunitária que estou fazendo junto ao Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim vai ser oficializado agora como um Curso de 360 horas, reconhecido pela ABRATECOM (Asociação Brasileira de Terapia Comunitária) e dará certificado válido para Profissional de Saúde. Aqui em Fortaleza os Centros de Saúde estão adotando e contratando profissionais para esta área. Já no próximo ano ou no outro, a Universidade vai incluir na Grade Curricular a Terapia como um Curso da Área de Saúde. Para completar a carga horária, estamos fazendo, aos sábados, 8 dias de intervisão (em vez de supervisão) e completando o número de 48 relatórios de terapias realizadas como estágio.
Ir. Elda Secchi

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Reunião em preparação da Beatificação



Reunião em preparação da Beatificação
de Madre Bárbara da Santíssima Trindade

“A SS. Trindade iniciou a obra da fundação e há de completá-la”
(19.02.1872)

Buscando traçar os primeiros encaminhamentos para a celebração e festa religiosa da beatificação de Madre bárbara Maix, fundadora da congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria, vinte e oito irmãs e leigos estiveram reunidos no instituto da congregação nos dias 27 e 28 de outubro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Pela Província CRISTO LIBERTADOR, eu, Magnus Regis e Irmã Dalva Turella integramos, respectivamente, as equipes de Divulgação e Liturgia. Haviam ainda outras duas equipes: simbologia e canto. Este último grupo que se reúne nos próximos dias 11 e 12 de outubro, também em Porto Alegre.
No primeiro dia de reunião (27), a diretora-geral da congregação Ir. Maria Zení informou a todos sobre o andamento do processo de beatificação no Vaticano na Congregação das Causas dos Santos, aberto no dia 17 de março de 1997. A última etapa do processo aconteceu no dia foi a promulgação do decreto sobre a heroicidade das virtudes da agora VENERÁVEL Bárbara Maix.
Segundo ir. Maria Zení, está previsto para as semanas iniciais de outubro, a consulta médica das causas dos Santos que examinará o processo. Ir. Maria Zení disse ainda que a beatificação pode estar mais próxima do que pensamos.
Ainda neste primeiro dia, após a reunião com os grupos separados, foi socializado o que cada grupo pensou durante o dia e em comum foi acertado a criação de outras equipes como acolhida, Infra-instrutora, segurança, saúde e alimentação. Também foi pré-definido o símbolo da beatificação. Provavelmente será uma imagem de Bárbara Maix dentro de um coração com o dizer “Em tudo, a vontade de Deus”. A aprovação deve símbolo ainda deve ser discutida uma vez que passa por aprovação do vaticano.
EQUIPE DE DIVULGAÇÃO
Na equipe de divulgação, o desafio encarado pelos onze componentes do grupo, foi o de não apenas divulgar o “Evento Beatificação” mas a própria fundadora.
A primeira decisão é intensificar a divulgação nas bases: comunidades, obras e escolas. Para isso pensou-se em estabelecer parcerias com meios de comunicação mais próximos: Rádios, sites, e mídias como jornais paroquiais/diocesanos, de congregações religiosas que nos permitam um espaço.
Uma outra decisão tomada será a formulação de um subsídio baseado nos comentários feitos pelos Teólogos do Vaticano onde será feito um pequeno estudo/novenário ou um tríduo sobre as virtudes da fundadora que será repassado para as comunidades. Foi sugerido também na produção de um DVD que seja relacionado ao assunto, proposta essa que será discutido em um próximo encontro..
Em relação ao subsídio, irmãs da Província de Caxias do Sul se responsabilizam de sintetizá-lo.
Sob minha responsabilidade ficou a listagem de locais onde houve a presença das irmãs e um possível contato para que, se possível, se desenvolva um trabalho sobre a beatificação de Bárbara.
Outra atribuição é a criação de um blog no qual será divulgado as novidades que o processo sofrerá no Vaticano, movimentação das comunidades em preparação à festa e fatos ligados a congregação e à fundadora.
Ir. Amélia Thiele ficou responsável pela coordenação do grupo e qualquer outra sugestão deve ser enviada ao e-mail dela ou para o meu pessoal: magnusregis@hotmail.com.
No mais, agradeço ao conselho da Província pelo convite que considero único. Obrigado pela confiança. Se inicialmente me senti desafiado, agora me sinto ainda mais desafiado a divulgar a fundadora e me coloco a disposição minha disposição.
Ao mesmo tempo em que agradeço, peço a ajuda para que possamos desempenhar um bom trabalho em nível de província.

Que Bárbara Maix interceda a por nós.
Que Jesus e Maria nos abençoe.
Atenciosamente,
MAGNUS REGIS

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Exposição de Carismas

A CRB do Piauí, realizou no mês de agosto a exposição dos carismas, com toda Vida Religiosa do
Piauí, foi um momento forte de socialização da Vida de Missão das Congregações.