Vida Religiosa
Jovens Irmãs -ICM participam do
II Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada.
É com os nossos corações conflagrados de alegria, que chegamos ao berço da fé, terra do milagre extraordinário, da Mãe morena Virgem de Aparecida, terra de povo acolhedor, que sofre as desigualdades sociais.
Imbuídas pela mística que nos envolve compenetrando nesta realidade que é inflamada do amor de Deus, queremos partilhar com vocês o que foi o II Congresso das Novas Gerações. Tema: Novas Gerações tecendo relações e construindo Caminhos.
Lema: Ardia nosso coração quando Ele nos falava no Caminho (Lc 24, 32). Com a iluminação deste tema, fomos aos poucos adentrando no caminho de Emaús tecendo nossa vida com fios de amor, gratidão, ternura, e perdão. Percebendo que na caminhada Jesus de Nazaré nos acompanha e nos pergunta: o “que vocês estão conversando pelo caminho? Em vossas comunidades?
Em seguida Ir. Annette foi muito feliz em sua fala nos levando a refletir, que devemos discernir os sinais de vida no meio dos sofrimentos e integrá-los na pauta da vida, pois a VRC na maioria das vezes não quer sofrer o sofrimento é face escondida do amor.
Somos convocadas a viver na humildade, simplicidade de coração junto aos nossos irmãos empobrecidos/as, pois quando a VRC se afasta dos pobres ela morre, e quando aproxima ela se redescobre, pra isso é preciso liberdade interior, ser solidárias conosco centrar-se no desejo fundante.
“Todas estão seriamente obrigadas a não esquecer os pobres”
(Bem Aventurada Bárbara Maix)
Este II Congresso para nós foi uma reafirmação do nosso sim quanto Vida Religiosa Consagrada -VRC, nos encorajou, fortalecendo nossa espiritualidade e nos convocou a costurar juntas/os os retalhos da história, tecer á vida é uma habilidade muito fina requer de nós ousadia, coração latente, entusiasmo e força de vontade. Na certeza que são os desejos que nos move e faz irmos além dos nossos próprios desejos.
As alianças são fundamentais, para defender a vida é necessário coragem, amor, fé espírito solidário. Este Congresso foi sinal de aliança para seguirmos animadas/os construindo caminhos de fraternidade e felicidade, no desejo de seguir e perceber a presença do Cristo que caminha conosco.
Agradecemos ao senhor Deus da vida, pela vida por esses dias que foram mananciais de água viva. Um especial agradecimento a Província Cristo Libertador por nos ter proporcionado a oportunidade de participar do Congresso.
“Tecendo agente se vai ponteado aqui acolá, por mais que o vu esteja rasgado é preciso costurar.”
Ir.Alberlandia Barros- ICM
Ir.Tatiana Soares de Oliveira- ICM