Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tempo sábatico.

Um tempo diferente – Ano Sabático é possível!
“Rendo graças ao Senhor porque Ele é Bom” (Sl 118)

É com alegria que escrevo um pouco sobre minha caminhada em missão ao longo dos 38 anos vividos no Nordeste do Brasil, junto ao povo excluído onde fiz parte das Comunidades de: Taipu - RN, Parque Potira - CE, Ipupiara - BA, sede Provincial, Teresina - PI, e Quixelô - CE. Nestas Comunidades senti e vivi fortemente o sofrimento do povo desde suas necessidades básicas como: água, alimentos, saúde e outras... Por outro lado, a manifestação da alegria, esperança e da fé como resposta da presença de Deus em suas vidas. São gratos pela presença da Congregação, animando, encorajando em vencer os obstáculos do dia a dia.
Foram anos marcados, vividos de intensas atividades diversas, muitas renúncias, inseguranças, mas também senti a graça de Deus atuante em mim, dando-me coragem através de muitas pessoas amigas, companheiras que contribuíram na missão. Por tudo, Deus seja Louvado.
Assim se passaram 50 anos de Vida Religiosa Consagrada. Agora, uma parada –reabastecer – um tempo diferente – ano sabático. Sentindo-me bem de saúde e que ainda poderia contribuir na missão e percebendo a necessidade da mesma em Moçambique, com coragem e confiança em Deus, Maria e Barbara parti para terras estranhas, primeiro na Comunidade Coração de Maria em Panda, Diocese de Inhambane, Região Sul do País, depois a Comunidade Bárbara Maix em Nampula, Região Norte.
Aqui é um mundo diferente em todos os sentidos: cultura, costumes, línguas, também português. Exige de nós conversão, inculturação, paciência... Não basta só querer trabalhar além-fronteiras, é preciso querer inculturar-se e aceitar outras culturas... Se não for assim, nossa missão fica a desejar e perdemos tempo. Para mim foi e está sendo um tempo de graça e bênçãos de Deus. A cada momento é uma oportunidade para perceber que o povo tem sua expressão e manifestação própria de fazer comunhão nos momentos mais simples da vida que emergem de uma profunda experiência de Deus.
Agradeço a Deus e à Congregação que me oportunizou esse grande momento de vivência na missão aqui nesta terra Africana onde o Reino de Deus se manifesta nos simples gestos do povo e no compromisso missionário de cada Irmã que aqui se doa. Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram nesta longa caminhada e, em especial, à Congregação, à Província de Teresina e de Caxias do Sul, que me acolheram com carinho e que me oportunizaram esse tempo diferente.

Ir. Therezinha Viera

Nenhum comentário: