Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aspirantes partilham suas experiências

Aspirantado: primeiras experiências de um novo começar


No dia 27 de fevereiro deste mesmo ano eu, juntamente com a Kassandra, partimos de Santa Helena deixando lar, família, amigos e toda uma vida para trás, carregando na bagagem sonhos, medos, esperança e fé, rumo a uma nova caminhada. Percorremos por um caminho pelo qual vamos em busca da Vontade do Pai e, a cada passo dado, percebo que essa vontade não é somente Dele e sim, minha, nossa também.
Nesse mesmo dia chegamos ao nosso destino, à capital do Piauí, Teresina, terra que nós conhecíamos só pela fama de um dos lugares mais quentes do Brasil, e isso foi só mais um desafio que conseguimos superar. Conhecemos a nossa formadora, Ir. Odete, juntamente com mais duas Irmãs que também fazem parte de nossa Comunidade, a Ir. Josélia e a Ir. Marinete. Fomos muito bem acolhidas e logo nos primeiros dias já nos referíamos a casa como “nosso lar”. E assim começa nossa experiência como aspirantes, uma fase que eu considero de conhecimento e de vivenciar, conhecer e viver o cotidiano da vida religiosa em Comunidade e comunhão com todas, de experimentar essa opção de vida e abraçar seus ideais. É um momento onde tudo se faz novo: os costumes, a convivência, as responsabilidades, os hábitos e, acima de tudo, é uma vida fundamentada no projeto de Cristo, Ele que é nossa maior motivação.
Não é uma missão fácil, mas é muito gratificante entregar nossa vida a Deus e assim também ao próximo. Uma missão de coragem, aprendizagem e, acima de tudo, uma missão de amor. Amor esse que eu sinto a cada dia, em cada nova experiência, na convivência com nossas co-Irmãs e nos estudos sobre nossa Fundadora, Bárbara Maix.
Sou Marilurdes, tenho 19 anos e ainda não sei muito sobre a vida, mas tenho certeza de uma coisa “mais do que tudo Vale a Vontade de Deus”, e estarei sempre em busca da mesma.

Marilurdes Costa Privado.


Estamos em constantes mudanças e transformações, e isso conseqüentemente influencia nossa vida. E como Jesus, que é Vida e nos veio para dá-la em plenitude, depende de cada um cuidar do Dom gratuito que Ele nos concede cada dia. E visando vivenciar o Cristo Ressuscitado na minha vida, foi que no dia 28 de fevereiro de 2010 ingressei no Aspirantado Interno para aspirar mais profundamente esse desejo. E a experiência está ganhando formas e espaço dentro de mim, e traz como conseqüência a felicidade, responsabilidade pelo que assumimos no decorrer de todo processo.
Toda essa formação está sendo fundamental também, para o meu auto- conhecimento e discernimento da vocação, caminhada e é um dos meios para que eu alcance o objetivo. E dentro desse processo tive um momento muito marcante, o Aspirinter - Encontro das Aspirantes de todas as Congregações Religiosas, onde pude compreender um pouco mais a dimensão do projeto de Cristo. Conheci meninas da mesma faixa etária que buscam o mesmo propósito, partilhamos experiências vividas por cada uma, os medos, as motivações que levam a uma só busca, a vivência mais profunda de sermos continuadoras da missão de Jesus.
E nessa caminhada me apoio muito além do Senhor, em nossa Fundadora, Bárbara, Maix para continuar perseverante, pois a estrada é longa, e muitos são os desafios que farão desistir, mas fazei de cada dificuldade uma oportunidade de vitória.


Kassandra Ribeiro
Comunidade Esperança Garcia, Teresina, Piauí

Nenhum comentário: