Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Gratidão pela vida gestada coletivamente.

Nenhum caminho será inacessível para os utópicos. Encha sua mala de desejos infinitos, de sonhos compartilhados para que se transformem em realidade. Somando os sonhos, enfrente os desafios para chegar até lá; passarás por muitos caminhos.Tropeçarás por muitas pedras, nem só de sol é feito o dia... Encontrarás abrupto nos caminhos, o terreno de certeza será árido. Atravessarás desertos... Entretanto, nos caminhos de pedras, boas surpresas te esperam, da aridez da terra nascem magníficos cactos... A brisa da aurora vem sempre acariciar seus duros espinhos, eles desabrocharão em ternura germinando beleza. Entre pedras, o belo também se reproduz... No horizonte surge sempre um arco-íris que virá compartilhar a beleza com os cactos em flor, e entre pedras continuarás a caminhar. Assim é a utopia... (Marilza de Melo Foucher).

Ao fazer memória dos três anos percorridos durante o triênio, é possível tecer um olhar sobre a realidade, a vida em movimento de cada comunidade. Ser secretária, é ter um previlégio particular, é poder ter o contato com a vida vivivida em cada Comunidade, olhar, sentir, perceber a missão realizada no norte e nordeste do Brasil, onde as Comunidades estão inseridas

Muita vida foi sonhada, gestada, realizada; são visíveis os avanços que as Comunidades tiveram na linha da missão, onde cada uma investiu o que teve de melhor de si, recursos, espaços, sendo muitas vezes tenda de acolhida, escuta, diante das tantas necessidades.

Um destaque especial para a celebração da beatificação de Bárbara Maix, onde todas as Comunidades foram envolvidas, estendendo assim um maior conhecimento da vida da Congregação ao povo, suscitando o desejo de um maior conhecimento e vivência da vida e missão da fundadora. A participação na celebração da beatificação, com um grupo significativo de leigas e leigos do Norte e Nordeste, deixou a certeza de que Bárbara é conhecida e amada.

As dificuldades também permearam o caminho, porém a vida não deixou de acontecer; pelo contrário, contribuiram para que as Comunidades e o conselho buscassem alternativas.

Foram muitos os fios tecidos, nas mais variadas cores, cada fio com sua beleza: assembleias, retiros, encontros, visitas, formações, partilha de vida, ações de solidariedade, projetos sociais, ação missionária, cuidado com as co-irmãs, presença junto aos sujeitos prioritários… formando um tecido que se estende pelo chão onde pisamos, deixando marcas de nossa presença profética e solidária. Muitos espaços foram ocupados, onde os fios se estenderam, nos conselhos, foruns, conferências, comitês, formando uma extensa rede, conectada, na busca e garantia dos direitos para todas e todos.

Muitos desafios apontam para a necessidade de alargarmos nossa tenda-província: a necessidade de estarmos sempre qualificando nossa ação missionária, itinerância de espaços e missão, busca de uma formação nas áreas específicas de missão, investimento na promoção vocacional e animação da própria vida Religiosa Consagrada de cada Irmã, ser presença em outros espaços de missão, abrindo novas Comunidades inseridas nas realidades emergentes, no enfrentamento a todas as formas de violência, especialmente contra as juventudes, no enfrentamento ao tráfico de pessoas e exploração sexual contra crianças e adolescentes, na construção de relações de bem-querer e vivência da solidariedade no cotidiano da vida.

Neste tempo, final de triênio, agradecer significa rememorar as amigas, amigos de caminhada, as horas de dificuldade e as horas em que mutuamente nos fortalecemos, a construção coletiva que realizamos, as produções gestadas individual e coletivamente, a certeza de ter dado minha pequena contribuição neste espaço que ocupei ao longo de seis anos como secretária.

É tempo de despedida, de ordenar as coisas para aquelas que, na diaconia, se dispõem ao serviço e missão de ser secretária.

Tecendo um olhar para os anos trilhados, faço memória das tantas coisas vivenciadas na equipe de coordenação da província. Foi um tempo permeado de desafios, tempo de acolher o novo, o desconhecido, e assumir a missão confiada, as responsabilidades que são cotidianas, pois a vida requer isso de cada uma de nós.

Cada irmã, leiga, leigo, amiga, amigo que deu sua contribuição dentro de suas possibilidades, fez história que está registrada por onde passamos. São marcas deixadas. Minha gratidão.

Houve tropeços, eles nos ajudaram a amadurecer e entender melhor a vida, as pessoas. Aprendi muito, briguei com as palavras, silenciei, fui insistente, tentei brincar com as palavras, me fazer amiga delas (nem sempre foi fácil), me fizeram errar muito, algumas vezes por falta de atenção, outras por não saber, mas tive sempre ao meu lado companheiras que contribuíram nas correções e sugestões, pois assim é feita a vida; não temos a perfeição, precisamos de outras pessoas para que as coisas tenham mais qualidade.

Minha gratidão às duas equipe, primeiro e segundo triênio, cada uma que fez parte da história da Província – Congregação pela contribuição em registrar a nossa história.

Carrego comigo uma certeza: a vida só tem sentido se fizermos as coisas com amor e por amor.

Minha gratidão pela vida construída coletivamente, pela esperança que semeamos e pelas marcas de bem-querer que deixamos na história de nossa Província ao longo destes anos.

Roselei Bertoldo, Secretária.

Nenhum comentário: