Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

domingo, 10 de maio de 2009

Comunidade de Ipupiara - BA


Em janeiro de 2009, nos dias 26 a 30, aconteceu em Bom Jesus da Lapa, Bahia, o III Congresso Nacional da PJMP, tendo como tema: “Pastoral da Juventude do Meio Popular, 30 anos de fé e vida no meio Popular”. Foram cinco dias especiais de convivência, animação, espiritualidade e formação. Éramos cerca de duas mil pessoas de quase todos os Estados do Brasil, a maioria do Centro Oeste e Nordeste, um número expressivo de Religiosas, vários Sacerdotes, Religiosos, Diáconos, e lideranças Leigas que acompanham a Pastoral da Juventude. Da Paróquia de Ipupiara, participaram 35 pessoas.
Celebrações criativas e bem participativas, shows culturais envolvendo todos os regionais, muito lindo, na formação aconteceram 13 oficinas, com diversos temas: Juventude e meio ambiente, Juventude e espiritualidade, Rio São Francisco, Juventude e direitos humanos, juventude e cultura, juventude e afetividade, juventude e educação, juventude e mundo do trabalho, juventude e gênero, trem da história da PJMP, juventude e lutas sociais, juventude e ecumenismo, juventude e etnias. E dentre tantos momentos agraciados, um dos mais marcantes foi a grande romaria feita no encerramento do congresso, onde cerca de cinco mil pessoas participaram, saindo em caminhada, num percurso de 4 km até o Rio São Francisco e foi feito um momento de protesto por causa dos crimes contra o ambiente e, em especial, contra o Velho Chico.
Concluindo com um momento de oração, para mim e Ir. Regina Tomazzi, foi um momento de graça, troca de experiência, convívio com o diferente das culturas entre jovens, assessores, religiosas, religiosos, padres, bispos, a diversidade na unidade e amizade parecia que éramos todos conhecidos. Nosso louvor e gratidão.
Ir. Talita Josephina Rech
Jovens participantes do Congresso.

Nenhum comentário: