Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Inserção da comunidade Imaculado Coração de Maria - Fortaleza, CE

Em Fortaleza há duas comunidades, um no Bom Jardim e outra na Barra do Ceará, as duas comunidade fazem estudos, retiros e lazer juntas.


Momento de estudo.

Irmãs que integram a comunidade:

Rosa Ilma Lobato tem um trabalho específico com mulheres; Leonísia Comin, e Maria Janete Rodrigues da Silva tem uma inserção na comunidade e fazem visitas as famílias na comunidade local e são presença na missão.


Foto: Ir. Eurides conselheira geral e as irmãs: Janete, Leonisia e Rosa Ilma.

Situando a Comunidade:

A comunidade Imaculado Coração de Maria está situada no Grande Bom Jardim, Foraleza, CE. Uma região marcada pela violência resultando em grande número de homicídios, sobretudo de jovens. Esta violência tem como principal causa o uso e tráfico de drogas, que agrega a juventude, sobretudo da periferia e muitas crianças que, já iniciam sua vida do fazendo parte deste mercado de morte, transformando-se em presas fáceis dos traficantes, agindo como aviãozinho.

O Grande Bom Jardim também está sempre entre um dos regionais com grande número de registro de violência contra mulheres, até porque os dados apontam o Ceará como cenário de muita violência sexista. Segundo dados da Delegacia da Mulher, o nº de mulheres assassinadas no Estado teve um aumento de 58%, se comparados os ano de 2008 e 2010. Só em 2010 foram registrados o assassinato de 153 mulheres no Estado. Todos os meses uma média de 450 novos processos são abertos contra agressores. Somente nestes primeiros dias do mês de janeiro, 11 mulheres já foram assassinadas.

Neste contexto, estamos contribuindo como profissional no Centro de Referencia da mulher Francisca Clotilde, que atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar, um equipamento ligado à Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Fortaleza, uma das políticas públicas que no trabalho em rede busca contribuir para o rompimento do ciclo de violência contra a mulher e conseqüentemente com o enfraquecimento da cultura patriarcal e machista.

Vale dizer que a região do Grande Bom Jardim, tem também a atuação de entidades que lutam em defesa da vida, destacando-se assim o Projeto do Governo Federal- Território da Paz,que visa preparar mulheres para atuarem como mediadoras, embora sem muito sucesso.

Como forma de resposta as nossas prioridades, procuramos através da escuta, ser solidárias com as dores, sobretudo das mulheres que vivem em constantes perdas- da dignidade e de pessoas.

Nenhum comentário: