Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Missão das Irmãs da comunidade João Paulo I, João Câmara - RN

Acomunidade João Paulo I em João Câmara, RN desenvolve diversas atividades na linha da missão junto aos assentamentos da região.


Sujeitos Específicos da Missão

Crianças, adolescentes, jovens, mulheres e famílias.

Contextualização

Há vários anos nossa Comunidade Religiosa, abriu-se o leque de sua Missão Evangelizadora, abrindo caminho para inserção em realidades ainda não assumida, donde brotavam os apelos mais fortes aos nossos ouvidos.

Nossa presença nas Comunidades e Assentamentos: Santa Terezinha, Amarelão, Serrote São Bento, Açucena, Marajó, Modelo I, Modelo II, Maria da Paz, Oiticica, Xoá, Lajeado Povoado, Lajeado Assentamento Lajinha, Visitas Mensais ao Hospital Regional de João Câmara com Celebração e outros Setores Urbanos.

Essas são Comunidades pobres que lutam pela sua sobrevivência através da agricultura, comercialização da castanha, mel, hortas comunitárias, artesanato, etc. Este ano, devido a falta de chuva, nada colheram.

Sendo a única fonte de renda para a sobrevivência foi o Benefício da Bolsa Família. A Presença das Irmãs nas Comunidades do interior e assentamentos tem como meta o Reino de Deus, pela vivência da solidariedade em promoção da Vida. Visamos assim uma Evangelização que favoreça uma relação pessoal com Deus, desembocando em gestos e atividades concretas; como Projetos Sociais, trabalhos coletivos, organizações, integração de movimentos populares que visa a integração das comunidades.

Objetivos

· Assumir nossa Missão como Irmãs do Imaculado Coração de Maria, qualificando nossa Ação Evangelizadora e Presença Solidária junto aos excluídos e excluídas na promoção e defesa da Vida;

· Presença de incentivo, apoio e orientação em ações e atividades promovidas pelas comunidades;

· Proporcionar Formação Bíblica, Litúrgica, Fé e Política e Social;

· Motivar e apoiar as famílias no processo educativo de seus filhos.

Atividades

· Presença na vida de Comunidade: Visita às famílias, hospital, escolas, reuniões formativas, trabalhos comunitários, acompanhamento aos grupos de Liturgia e Formação Bíblica e outros;

· Presença nos momento fortes: Campanha da Fraternidade, dia da mulher, novenas de padroeiros,dia da criança, Novena de Páscoa e Natal, Romarias,nossa presença na integração da PJ nas Comunidades para visitas às famílias e reunião com as juventudes;

· Presença de apoio e acompanhamento à Filarmônica Modelo II e Flauta Doce no Amarelão;

· Participações em Organizações da Sociedade Civil, nos encontros do Território do Mato Grande e Micro Regional. Acompanhamento do processo da Igualdade Racial e do aprimoramento do trabalho com as castanhas;

· Participação no Conselho Municipal da Merenda Escolar.

Metodologia

· Cada Irmã assume a Missão de forma planejada e participativa, mantendo uma postura de abertura ao novo na construção coletiva; da autonomia dos sujeitos.

Processo Avaliativo

A Comunidade avaliou a caminhada sempre que necessário: Mensal, Semestral e Anual. Avaliando a caminhada realizada em 2010, constatamos que houve crescimento na compreensão dos estudos e reflexões, na participação e compromisso das comunidades, mas ainda deixa a desejar na participação e compromisso das pessoas.

Sentimos também que cada dia surge novos desafios que necessitam de um apelo maior, junto ao povo e autoridades na busca de alternativas para promover Vida Digna em todos os sentidos. Diante da realidade social e religiosa em nosso meio e dos desafios na Missão frente as questões frente as questões sociais e religiosas existentes,nos propomos a continuar ser presença solidária na promoção e defesa da Vida como Irmã do Imaculado Coração de Maria, sendo testemunho de fé e esperança de dias melhores.

Parcerias

Para a realização de nossas atividades missionárias contamos com algumas parcerias: Arquidiocese de Natal, Projeto da Congregação - ICM; no segundo semestre, pequena ajuda da Secretaria de Educação ao Projeto do Amarelão. Apoio e parceria significativa com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: