Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Partilha de experiências na Assembleia Pré-capitular fortalece grupos de Leigos e Leigas ICM

Na Assembleia pré-capitular foi dado uma atenção especial para a discussão sobre Leigos e Leigas ICM, um olhar sobre os grupos que estão surgindo e o que nós enquanto Província, podemos contribuir para o fortalecimento dos mesmos.

Foi feito uma memória do que já temos como experiência de leigos e leigas ICM. Ouvimos falar, conversamos com outras Congregações, mas é necessário partilhar mais entre nós para termos um maior e melhor entendimento.

Lembramos que os primeiros grupos surgiram no Tocantins, depois em Fortaleza; agora, em grupos ou independente de grupos, muitas pessoas já comungam do carisma, espiritualidade e convivência congregacional. Essas sementes surgidas foram motivando os grupos. Temos agora 9 grupos na província. No ano de 2011 surgiu um grupo no Parque Potira. Tanto em nível geral como provincial, foram organizadas equipes para acompanhar os grupos. Foi pensado um pequeno plano de formação, que dará um norte comum aos grupos, fruto de encontro de grupos já formados.

Buscando conhecer outras experiências de grupos leigos nas congregações, convidamos a Imã Denise Morra e as Leigas Fernanda e Alcineia para partilharem a vivência na congregação do Sagrado Coração de Jesus. O que muito contribuiu para reafirmamos a importância de estarmos compartilhando o carisma mais profundamente e abrimos espaço de participação dos leigos na continuidade de nossa congregação.

Francisco Alan e Iago Menor, também estiveram presente partilhando o que significa ser leigo ICM. Foi um momento muito significativo e ímpar, pois temos certeza de estamos no caminho certo.

Estamos abertas a novas experiências que estão sendo gestadas e serão concretizadas em nossos espaços de missão.

Iago Menor partilha conosco o que significou este encontro:

No ultimo dia 10 de Julho do corrente ano, tive a oportunidade, de junto do irmão leigo, Alan Santos, participar da Assembleia pré-capitular de nossa congregação ICM no Centro Arquidiocesano Socopínho, Teresina, PI.

No encontro estava presente Ir. Denise, da Congregação das irmãs Cabrini, junto com duas leigas consagradas.

A manhã de atividades nos proporcionou conhecer a experiência das Leigas Cabrinianas, que já possuem uma maior estrutura no que diz respeito a formação e normatização, comparados a nós leigos ICM, que ainda aspiramos pelo nosso crescimento enquanto leigos junto a congregação.

A Partilha das nossas experiências foi marcada por muita curiosidade por parte das nossas co-irmãs e emoção por parte de nós enquanto leigos, e nos deu uma maior dimensão da seriedade do “ser” leigo e da importância de um regimento que norteie a nossa ação enquanto membros da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e membros da sociedade civil organizada.

Momentos assim só fortalecem a nossa caminhada e revigoram o sentimento de pertença que devemos ter para com nossa congregação, para que assim possamos nos firmar nesse seguimento e aumentar o número de cristãos (as) leigos, que queiram somar ao nosso projeto de solidariedade em defesa da vida.



Nenhum comentário: