Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Irmãs e Leigo ICM participam do II Seminário Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.



II Seminário Nacional sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

O enfrentamento ao Tráfico de Pessoas já é assumido por diversas entidades e cada vez mais juntamos forças para a erradicação do mesmo.

Com objetivo de compreender o panorama atual do tráfico de pessoas no Brasil, identificando problemas e as ações desenvolvidas, para fortalecer a ação pastoral frente a essa realidade no Brasil.

Participaram diversas entidades, dentre elas a Comissão Pastoral da Terra e Rede Um Grito Pela Vida. Foi um momento forte de aprofundamento da temática e articulação das entidades, que em parceria somam forças no enfrentamento e erradicação do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo, retirada de órgãos e exploração sexual.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enfatizou que é preciso "lutar pela dignidade de nossos irmãos e nossas irmãs” em situação de vulnerabilidade social que são explorados/as pelas redes do tráfico de pessoas.

Na abertura do seminário, dom Enemézio Lazari, bispo de Balsas (MA) e membro da Comissão Episcopal para o serviço de caridade da Justiça e Paz da CNBB, falou sobre a importância de se promover a ação em favor das pessoas mais vulneráveis. "São homens, mulheres e crianças que são vendidos para enriquecer pessoas sem escrúpulos”, enfatizando a importância de realizar um trabalho em conjunto entre atores de diferentes organizações sociais ou religiosas no enfrentamento à rede organizada do tráfico humano.

Como congregação assumimos e participamos da Rede Um Grito Pela Vida, que esta articulada com diversas entidades e grupos, desenvolvendo diversas atividades no enfrentamento e prevenção ao tráfico de pessoas.

Participaram do Seminário as Irmãs: Eurides Alves de Oliveira, Celina Ló, Fabiana Manica, Maria Inês Sampaio e Roselei Bertoldo, e o Leigo ICM, Francisco Alan dos Santos Lima.

O seminário foi um momento forte de estudo, ampliação do conhecimento sobre a realidade, partilha de experiências e iniciativas de combate ao tráfico de pessoas, bem como articulação e parceria com outras entidades.


Secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, acolhendo o grupo e falando da importância do seminário.
Lançamento do CD "Um Grito Pela Vida" Dom Pedro Brito
Mistica de abertura



Somos convidados/as a tecer um olhar sobre a triste realidade do TSH, hoje presente em nosso mundo.

O TSH é a grave violação dos direitos humanos que atinge aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no mundo. É um comercio ilícito e lucrativo 3º fonte de renda mundial do crime organizado. Produz um lucro de 31,6 bilhões de dólares por ano e movimenta 2,4 bilhões de pessoas, onde 81% dos casos são meninas com menor idade de 18 anos.

O Brasil é um país de origem, trânsito e destino para o tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual e T. Escravo. É um dos principais destinos mundiais para o turismo sexual de mulheres exploradas tanto interno como internacionalmente, também é um dos graves problemas de trafico de crianças e adultos para o T. Escravo na agricultura, carvoarias e minas, alem de crescentes evidencias de imigrantes trabalhando em condições similares a escravidão contemporâneo.

Não podemos nos calar diante desta situação, juntemos forças com todos/as aqueles/as que já trabalham no combate a todas as formas de violação dos direitos.

Diante desta realidade, somos convidados/as a prevenir, combater e erradicar tudo aquilo que aprisiona e fere a dignidade da pessoa.

Frei Xavier fez a leitura de Ez, 22 ss.

Denuncie todas as suas abominações, dizendo: Assim diz o Senhor Javé: Ai da cidade que derrama sangue dentro de si mesma e faz chegar a sua própria hora! Por isso, eu farei você passar vergonha entre as nações e ser objeto de caçoada entre outros países.

Aí são desprezados o pai e a mãe, o imigrante é oprimido, a viúva e o órfão são explorados. Você desprezou as coisas sagradas e profanou os meus sábados. Aí existe gente que calunia para derramar sangue, existe gente que come sobre montes e pratica ações criminosas, gente que mantém relações com madrasta e faz violência contra a mulher. Um pratica imoralidade com a mulher do próximo, outro desonra a sua nora, outro violenta a propria irmã, a filha de seu pai. Aí existe gente que aceita suborno para derramar sangue. Você cobra juros com usura, explora o próximo com violência e se esquece de mim- oráculo de Javé. Estou furioso com os lucros que você conseguiu e com o sangue que corre em seu meio.

Eu sou Javé. Eu digo e faço. Vou espalhar você entre as nações e dispersá-la entre os países, até deixar-la completamente limpa de suas imundices.


Preces:

· Olhai com bondade por todas as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, homens, mulheres, adolescentes, jovens e crianças. Para que o Senhor, da vida ilumine nossos/as governantes afim de criar mecanismos que assegurem a pessoa humana dignidade e respeito, rezemos...

Res: Senhor, sede nossa esperança, na luta contra o Tráfico de seres humanos.

· Olhai com bondade, pelos homens e mulheres que migram forçadamente em busca de melhores condições de vida, que o Senhor proporcione a estes irmãos/ãs coragem e esperança em meio a tantas desigualdades, rezemos...

· Olhai com ternura, pelas pessoas que são traficadas para fins de exploração sexual, venda de órgãos e T. Escravo, para que nossa luta de prevenção, combate e erradicação sejam fortalecidas pelo espírito de testemunho e profetismo em defesa da vida, rezemos...

· Olhai com bondade, por todas as pessoas que foram vitimas do Tráfico e que conseguiram encontrar forças e meios de sair dessa escravidão, rezemos...

· Olhai com bondade, por todos/as nós aqui reunidos/as neste encontro. Para que possamos criar em nossos espaços de missão o anuncio verdadeiro de Cristo, denunciando e buscando sempre formas preventivas de combater a esta grave violação dos direitos humanos, rezemos...


Irmãs e Leigo ICM
Socialização das experiências da Rede Um Grito Pela Vida
Socialização de esperiências da Rede Um Grito Pela Vida, feita pela Ir. Gabriela,
Comissão Pastoral da Terra, Francisco Alan e CNBB, Pe. Ari
Participantes do Seminário

Nenhum comentário: