Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

domingo, 7 de agosto de 2011

Seminário sobre Tráfico de Pessoas - CRB Regional Teresina, PI

O tráfico de pessoas é uma grave violação dos direitos humanos um crime com o propósito de alimentar a exploração da indústria do sexo, servidão doméstica, trabalho escravo, comércio de órgãos.

A Rede um Grito Pela Vida, representada pelas Congregações das Irmãs de São José, Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus juntamente com a CRB-Teresina, Piauí, realizaram nos dias 5 e 6 de agosto um Seminário com o objetivo de Sensibilizar, e socializar informações, sobre a temática do Tráfico de Seres Humanos, capacitar multiplicadoras, multiplicadores para atuar na rede de enfrentamento desta realidade.
Estiveram presente 40 pessoas vindas de todo o Piauí, representantes de congregações, irmãs, leigas e leigos, instituições parcerias.
Foram dois dias de estudo, aprofundamento sobre a realidade do tráfico de pessoas no Brasil e no Mundo.
No final do seminário, foram tiradas ações de prevenção, que serão realizadas durante o ano nas instituições, bem como uma ação coletiva que será realizada no dia 7 de setembro, por ocasião do grito dos excluídos.

Um Grito

Com a proximidade do 7 de setembro e o Grito dos Excluídos, queremos nós “Rede um Grito pela Vida” – Espaço de Articulação e Ação Solidária da Vida Religiosa do Brasil na prevenção ao Tráfico de Pessoas, gritar contra este crime de caráter transnacional e a mais nova forma de escravidão do século.

No Brasil este grito - o tráfico de pessoas - ganha corpo com a criação de uma CPI no Senado e a discussão do 2º Plano Nacional de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas e a proximidade de eventos internacionais como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

É importante gritar que o tráfico de pessoas está diretamente ligado a baixa escolaridade, a expectativa reduzida de mobilidade social, aos sonhos da juventude em busca de melhores condições de vida e a vulnerabilidade de mulheres e crianças, entre outros. Segundo estudos realizados no Brasil pela Organização européia - Centre for Migration Policy Development (ICMPD), o Piauí está entre os estados com mais vítimas de tráfico de pessoas devido o recrutamento se dar em áreas periféricas e pobres do país “onde pouco se sabe sobre o fenômeno do trafico de seres humanos e sobre os direitos dos migrantes”.

Precisamos reagir:

- Busque e socialize informações com relação a este crime!

- Fique de olho em promessas fantásticas!

- Realize ações educativas de prevenção!

- Intensifique a luta por políticas públicas em defesa da vida!

- articule e integre ações de apoio e assistência às pessoas traficadas.

- Denuncie! Ligue 180


Denise e Rose

Trabalho em grupo


Leigos ICM e Irmãs que participaram do seminário

Construção do conceito sobre Tráfico de Seres Humanos

Mistica coordenada pela equipe da Cártias.
Irmãs Nair, Denise, Rose, assessoras do seminário com a representação da CRB Teresina.

Um comentário:

Marcos Paulo disse...

Irmãs da Beata Bárbara Maix, que alegria ter encontrado este blog, para poder estar acompanhando as ações missionárias feitas por vocês.
Sou vocacionado redentorista, moro em Caucaia-CE e gostaria muito de conhecê-las pessoalmente.
Madre Bárbara Maix, rogai por nós!