“Quem quiser saber justiça vem nas CEBs procurar/ Quem quiser viver amor as CEBs tem pra dar/ Tem sonho de sociedade, também tem transformação/ Tem de tudo um pouquinho neste mundo de irmãos.”
(Antonio Pureza-PA)
Nos dias 18 a 20.2011 , aconteceu a XXI Assembléia Arquidiocesana de CEBs em Fortaleza, CE, com a participação de aproximadamente 120 pessoas.Foi um momento forte de renovação da fé e reafirmação do nosso compromisso com esse jeito de ser Igreja comprometida com os/as empobrecidos/as.
A Assembléia dedicou espaço para discutir a realidade das comunidades que estão ameaçadas de despejo para dar lugar às megas construções em vista da Copa do Mundo. Infelizmente essa realidade é ocultada à sociedade que está envaidecida e iludida acreditando que vai se beneficiar com os jogos. Existem quatro categorias nesse cenário: os que serão de fato beneficiados, o poder público que executa as ordens da FIFA, os que julgam ser beneficiados e não serão e os que cada noite ficam a imaginar que no dia seguinte podem acordar com as máquinas posicionadas em frente às suas casas para derrubá-las. A intenção do governo é fazer uma limpeza social onde 5 mil famílias serão removidas sem direito de escolha. Nesse projeto não se fala em gente, em cultura, em relações de vizinhança. Ignora-se toda uma história construída ao longo dos anos.
Uma segunda temática foi o cenário eclesial, com ventos nada favoráveis. . Conforme PE. José Cmblin, “Estamos numa situação nova: uma Igreja do silêncio no meio de uma sociedade guiada pelo valor supremo do dinheiro em que as normas são a competitividade e o aumento do poder.”
Foi lamentável ouvirmos depoimentos de irmãos e irmãs nossos que estão sofrendo por insistir em viver esse jeito de ser Igreja que opta pelos pobres. Dentre eles, está a PJMP que ao invés de apoio sofre retaliação. Convém dizer que em meio a esta realidade foi muito gratificante sentir nas pessoas a convicção de que precisamos continuar apostando e testemunhando Jesus de Nazaré que teve posição definida do lado dos/as pequenos/as.
Animadas e animados pelo espírito subversivo do Evangelho, pela força da Eucaristia e pelo testemunho dos mártires, reafirmamos nosso compromisso de ser CEBs, ainda que seja na contramão.
Irmã Rosa Ilma Lobato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário