Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quarta-feira, 21 de março de 2012

Visita a Aldeia da Tribo Genipapo-Canindé



No dia 10 de março, os jovens que fazem o grupo, Jovens Agentes de Paz -JAP do Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), acompanhados pela Ir. Janete Rodrigues, participaram juntamente com o grupo do “Ponto de Memoria” do Bom Jardim - Fortaleza- CE, de uma visita a Aldeia dos Índios “Genipapo-Canindé” no Municipio de Aquiraz – CE. A visita teve como objetivo conhecer a realidade local da aldeia e o Ecomuseu, um espaço, onde a historia da tribo é recontada pelos mais velhos, registrada e exposta ao público. O Ecomuseu foi construído pelos proprios índios a partir do projeto "Ponto de Memoria”, como uma forma de manter viva a cultura do povo Genipapo-Canindé. Esta aldeia registra um fato importante na historia indígena por ser a primeira tribo a ter uma cacique mulher, a “Cacique Piquena", o que significou o inicio de uma nova historia para as mulheres indígenas. Além da visita ao Ecomuseu fez-se a trilha no morro (duna), onde foi possível contemplar a belíssima paisagem local.

Subindo a duna e ao fundo, a Lagoa Encantada. Esta lagoa esta sendo explorada pela empresa “Ipioca” que retira água da mesma 24h por dia, além de contaminar e causar a morte de milhares de peixes, um dos meios de sobrevivência da Aldeia. Há vários processos na justiça, porém poucas conquistas.



Nenhum comentário: