Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aprovação da PEC 438/01- Conquista do povo organizado


Nós Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tembém nos alegramos e bendizemos ao Deus da Vida por esta vitória. Esta vitória mostra para todo o Brasil que a lutar das  trabalhadoras e trabalhadores organizados, pode mundar o rumo da história desse País. Segue a carta da Comissão Pastoral da Terra - CPT- Piauí, com a qual somamos força nessa luta.


COMISSÃO PASTORAL DA TERRA
Regional do Piauí
“Migrar forçado jamais
Trabalho Escravo, Não mais.
Eu quero um mundo de paz.
Eu sou Romeiro da Paz, eu sou Migrante do amor.
Ouvi do Povo o Clamor!”
( Hino da 11º romaria da Terra e da água do Piauí)
Companheirada,
Queremos, neste momento de muita alegria, partilhar a comemoração pela aprovação da PEC 438/01, que finalmente, depois de anos parada foi aprovada. Durante mobilização no Congresso, no dia 22 de Maio, houve muita tensão, muita preocupação acerca do que estávamos chamando de segunda abolição da escravatura no Brasil.  No início da votação, havia sérias preocupações quanto ao esvaziamento do plenário, sob pressão dos ruralistas. Na chamada inicial das posições de bancadas, todos os partidos se pronunciaram em favor da PEC, com exceção do PTB (que, mais tarde, mudou para o sim), o que já foi uma surpresa. Na sua fala inicial, o presidente Marco Maia havia insistido sobre os acordos costurados nas últimas semanas para rediscutir tanto as modalidades de expropriação quanto o conceito de trabalho escravo. O número de presentes foi subindo bem devagarzinho dos 200 iniciais para 415. O tempo foi passando e finalmente o presidente pôs em votação e o resultado, inesperado, apareceu: 360 sim, 29 não, 25 abstenções. Em relação aos Deputados Federais de nosso Estado somente o Deputado Federal Júlio César se absteve, os demais deputados foram favoráveis à aprovação dizendo sim aprovação da PEC 438 e não a escravidão.
Todos nós que participamos desta luta, desde a prevenção, sensibilização, mobilização e repressão, estamos de parabéns por mais uma conquista o que nos parecia impossível agora torna-se concreto, pois temos mais um mecanismo de combate a escravidão em nosso país.
É mais uma batalha, companheirada, mas a luta continua e deve ser constante, rumo à “terra repartida, o povo organizado, a escravidão se acaba, é o GRITO de alforria”.
Viva os/as trabalhadores/as, viva a PEC 438! Viva a LUTA do POVO!
Atenciosamente 
Comissão Pastoral da Terra- Piauí

Nenhum comentário: