Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Comunidade Santa Clara - Quixêlo - CE.

A comunidade assumiu o Projeto Cultivo de quintais: (Construção de cisternas de placas), com Capacidade de armazenar 60 mil litros de água da chuva para beneficiamento de quintais. (hortas).
Duas cisternas com capacidade de armazenar 16 mil litros de água captada da chuva para beber.
Durante a implementação do projeto foi ralizado um processo de formação e Capacitação de agricultores (as).
Comunidades atingidas com as ações estão situada na Região Centro Sul no Estado do Ceará no Município de Quixelô que compreende 83 comunidades sendo 23 no Município de Acopiara - CE. na sua maioria na zona rural. O Município de Quixelô tem aproximadamente ha 15.600 habitantes.. Nesta área como as demais, são privados de água de qualidade para beber. Nesta época de estiagem muitos partem para São Paulo em busca de trabalho porque a agricultura é só para quando chove, que o tempo de duração é de mais ou menos 5 (cinco) meses por ano. Mesmo em meio as dificuldades, existem sinais de vida Comunidades que conseguem trabalharem mutirões,Ex: construções de casas, colheita dos produtos, são sinais animadores e louváveis que ainda temos gestos de solidariedade, partilha e outros..
Área de atuação: Comunidade de: Várzea do Boi, Município de Acopiara-CE, Riacho do Meio, Gaspar e Santa Maria. Ambas no Município de Quixelô, Ce. Todas na zona rural no Semi-Árido com muita dificuldade de abastecimento de água. De julho à janeiro a vegetação parece estar sem vida, mas logo com a primeiras chuvas se revestem de suas roupagens verdes renovando assim, a esperança do povo. Água é Vida!
Público beneficiado: Crianças, Adolescentes, jovens, adultos e idosos, agricultores(as) no Semi
Árido.
Atividades e ações realizadas:
Visitas ao Município de Quixeramubim para obter informações sobre a quantidade e qualidade do material usado como também as medidas e confecções das grades para fazer as
placas. Oficinas, estudos de formação sobre o meio ambiente, desmatamento, queimadas, poluição, uso desordenado de agrotóxicos, cuidados com a higiene e saúde. Reflorestamento, distribuição de sementes de Nim, moringa, e outras como também distribuição de mudas de, tansagem, verduras como: couve pimentão e tomate, Tudo isto com ás famílias beneficiadas e outras. Critérios usados para as famílias beneficiadas, interesse, gosto, perseverança, comunicação e participação na realização do trabalho. Cadastro das famílias, compras de materiais Reuniões para esclarecimento sobre a importância do trabalho participativo, coletivo, planejamento, organização do grupo, escolha do local para o cultivo de hortaliças tendo em vista, terra boa para cultivo das mesmas. Escolha das sementes de hortaliças mais adptadas na região. Trabalho nas hortas em equipes construindo os canteiros, providenciando o adubo orgânico e outras atividades conforme as necessidades e exigências do cultivo das hortaliça ajuda a pessoas carentes durante as construções com sexta básica.
Número de pessoas atendidas: diretamente 40 e indiretamente 05 Sendo: Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos na zona rural no Semi-Árido, na tentativa que os mesmos permaneçam mantendo os laços familiares, suas próprias origens, tradições, costumes, culturas.

Acompanhamento e construção de cisternas de placa.


Nenhum comentário: