Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ecos da Celebração de Beatificação da Venerável Bárbara Maix.

Leigas, Leigos, expressam sentimento ao participarem da celebração de beatificação de Bárbara Maix.

Fazer parte do Grupo das Discípulas de Maria – ICM, não é só um privilégio, é uma bênção do céu.

A parte da formação e o convívio fazem a gente crescer, não só pensando em si, como também nas necessidades das pessoas mais sofridas.

A vida de Bárbara Maix é um grande exemplo a ser seguido por nós. Quando leio os seus escritos e sua obra, encontro nelas inspiração para segui-la.

A beatificação de Bárbara veio reforçar o que a Irmã nos falava em nossos encontros. Para mim foi um sonho realizado, cada momento ali era esperado com muita expectativa e serviu para refletir o tesouro de mulher que ela é. Sua vida, sua dedicação a Deus e a Maria era acima de tudo. O seu exemplo deve ser seguido; podemos perceber isso nos poucos momentos de convívio por onde passamos. Fiquei encantada pelo carinho e a generosidade com que fomos recebidas e tratadas pelas Irmãs, por onde fomos passando. Obrigada, Irmãs do ICM! Não podemos deixar de agradecer a todas, em especial a Ir. Tereza que nos orienta e que não mediu esforços, para que pudéssemos participar de tudo isso. Obrigada, Irmãs Tereza, Dalva, Elda e a todas as Irmãs, pelo carinho e disponibilidade para com o nosso grupo.

Com essa oportunidade que me foi dada, agora sei que não estou só; as companheiras que foram e participaram demonstram muito entusiasmo e desejo de crescer e devolver o melhor possível.

Este acontecimento reforça a espiritualidade para a nossa vida e podemos divulgar mais e mais a Congregação ICM. Parabéns, Irmãs!

Maria do Carmo Pereira Soares

Eu quero falar um pouco da nossa viagem a Porto Alegre. Inicio falando da recepção no convento das Irmãs Palotinas. Foi uma recepção que eu senti a presença de Deus, naquele carinho para conosco, às 2 horas da manhã. É inesquecível.

Na missa da Beatificação, foi tanta emoção, que me senti parte da comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Senti a presença da Irmã Bárbara Maix no meu coração, como Discípula de Maria.

Retornando a Caxias do Sul, outra recepção calorosa e cheia de ternura e carinho das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, derramando paz, alegria, bondade e organização, com cada uma de nós, sem contar com o carinho maternal da Ir. Tereza para com todas nós nas paradas de ônibus e no decorrer de toda a viagem.

Oh! viagem inesquecível! Muito obrigada para todas as Irmãs, do fundo do meu coração.

Carolina Almeida Peixto

O que mais me chama a atenção é a perseverança de Bárbara Maix, porque tudo o que queria fazer, não dava certo, mas ela sempre otimista. Portanto, devemos seguir o exemplo dela.

A beatificação foi muito linda e deixou bastante gente abalada na fé, mexeu também comigo.

Obrigada por tudo! Valeu mesmo...

Creuza Carneiro Moto

A celebração da Irmã Bárbara Maix foi significativa para o meu crescimento espiritual. A minha ida a Porto Alegre foi uma grande ajuda para o meu discipulado. Quando cheguei lá, fiquei encantada com a recepção com a qual fui recebida, e não tenho palavras suficientes para agradecer.

No local do evento, a emoção foi muito grande com as várias apresentações feitas, mostrando a vida de Bárbara, desde a chegada no Rio de Janeiro até a realização da sua missão em Porto Alegre.

Dinalva Gomes Ribeiro

A beatificação de Madre Bárbara foi para mim um encontro muito lindo e de grande valia para o crescimento espiritual do nosso grupo. Como novata, estou deslumbrada com o acontecimento. Espero poder contribuir com a Congregação como companheira de caminhada.

Estou feliz por saber que existem pessoas compromissadas com o trabalho, como o das Irmãs que nos hospedaram. Como foi lindo ver elas alegres, com aquele sorriso no rosto contagiando a todas. Agradeço muito por esta oportunidade.

Madre Bárbara, sua filha Maristela.

Maria Aristela Lima Magalhães

No dia 03 de novembro o grupo das Discípulas de Maria – ICM seguiu viagem a Porto Alegre, no RS, para participar da beatificação de Bárbara Maix.

Nesta viagem, tivemos a oportunidade de nos familiarizar com outras Discípulas. Desde quando decidimos fazer esta viagem, eu já sentia uma grande alegria, e fui percebendo que as graças já iam acontecendo em cada momento da nossa preparação, porque o nosso grupo não dispõe de dinheiro, mas nossas promoções davam certo. Foi a vitória e a bênção de Bárbara.

Quando chegamos na casa das Irmãs, às duas horas da manhã, pude ver alegria no olhar de cada uma delas. Alegria, amor e simplicidade.

No momento da beatificação de Bárbara, me senti uma pessoa abençoada por Deus, por estar ali, naquele momento tão importante para a vida da Igreja. A missa foi um momento de emoção muito forte, porque nós também colaboramos com o serviço da coleta.

Tenho certeza que Bárbara deu uma grande bênção para as Discípulas com esta participação. Agora temos que seguir seus conselhos e exemplo. Agradeço a Deus, a Bárbara e a todas as Irmãs do ICM, que nos proporcionaram uma festa tão bonita.

Peço muitas bênçãos para as Irmãs e para as Discípulas, para nunca desistir desta caminhada, por que fomos escolhidas por Deus.

Francisca Campos Vieira

Felizes aqueles que são chamados por Deus, para cumprir um ideal divino. Eu e várias pessoas da cidade de Guaraí, fomos tocadas e escolhidas para fazer parte de um grupo religioso denominado Discípulas de Maria, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundado há 9 anos em São Valério e Natividade, no estado do Tocantins. Vimos trabalhando no desempenho dos nossos trabalhos, realizando reuniões frequentes, cumprindo a meta desejada.

Desde o início do ano, com pessoas de outras cidades do Tocantins, trabalhamos para esta viagem com o fim de participar da Liturgia de Beatificação de Bárbara Maix, falecida há anos. Toda a programação foi muito bonita e emocionante. Tudo ali me impressionou. A comoção foi grande, vi, ouvi e aprendi que a fé em Deus, nos leva a uma meta que pode ser realizada.

Nossa viagem transcorria bem, mas já perto de Porto Alegre, um dos nossos companheiros de viagem sentiu-se mal vindo a óbito instantaneamente. A tristeza pelo ocorrido nos abateu, pois José Pereira, conhecido por ”Sinhozinho”, não conseguiu chegar ao destino que previa. Deus não quis, mas deu-lhe a experiência de Moises há mais de dois mil anos: viu a terra prometida e faleceu. Sinhozinho retornou a Guaraí, dois dias depois.

Chegando em Porto Alegre fomos bem recebidos pelo povo hospitaleiro daquela região. Quero, em nome dos participantes da caravana, agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram nesta viagem. Meu sincero muito obrigada!

Leonice Barbosa Lima.

Para mim Bárbara Maix é uma guerreira, mulher forte e batalhadora, que em momento algum deixou de lutar por aquilo que acreditava e queria demonstrar diante de Jesus Cristo: a FÉ.

Sou admiradora dessa grande mulher e motivada por seu testemunho de vida e missão é que me sinto impulsionada a trabalhar sempre mais pela continuidade de seu projeto. Tive a oportunidade de participar dessa linda festa da Beatificação e, dentre os acontecimentos, o que me deixou admirada foram as apresentações realizadas antes da celebração, todas voltadas para a vida e testemunho de Bárbara, isso foi mais uma força para todos os presentes.

Quando cheguei ao Gigantinho, foi emocionante, quase inacreditável ver aquela multidão ali mostrando muita felicidade e percebi sua presença na vida das pessoas, pois foi seu exemplo de vida que motivou aquela participação massiva.

Agradeço a Deus pela oportunidade de poder pela primeira vez participar de um momento tão significativo e marcante.

Mais do que tudo vale a vontade de Deus” (Bárbara Maix).

Agradeço o apoio de Ir. Ivonete e a acolhida das Irmãs Rosa Ilma, Leonísia, e Janete. Obrigada!

Francinete Santos Silva, Santa Helena - Maranhão - Brasil

Beatificação de Bárbara Maix

Ir. Elizete Dias da Silva*

Esforcei-me para participar da beatificação de Bárbara Maix devido à presença e colaboração, atualmente, das Irmãs Marinete e Ivonete na CRB de Teresina. Esta decisão foi baseada na solidariedade e na gratidão a essas Irmãs que conosco buscam animar a VR no Piauí, mas também pelo reconhecimento do compromisso que a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria tem na Regional.

Aceitei ficar com o amigo padre Tarcísio Arsênio Rech, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul3 que, alegremente, hospedou-me na Sede Regional. Pude me deslocar sem dificuldades para participar pela primeira vez de uma Solenidade de tão grande magnitude.

Chegamos ao Gigantinho, por volta das 13h40minh e já haviam iniciado as apresentações culturais. Uma superprodução que envolveu muita gente: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Através da música, da dança a história de Barbara Maix foi contada, com desenvoltura dos pequenos e grandes artistas, envolvendo de emoção a plateia maravilhada e atenta a tudo que ia sendo mostrado. O encantamento tomou conta de todos que, envolvidos, bebiam do vinho da manifestação de Deus que inebriou a vida de Bárbara e que ali, num ginásio de esportes, contagiava a todas as pessoas. Os elementos culturais eram apresentados, destacando-se o mistério da fé que moveu Bárbara e toda a comitiva que embarcou num navio para uma grande aventura: poder viver a fé de maneira autêntica, sem reservas. Após um mês na espera do navio que os levaria à América do Norte, chega um que tem o Brasil como destino. Bárbara entende como vontade de Deus e, resolutamente, decide fazer acontecer o plano divino. Ela não tinha dinheiro, não sabia a língua, não conhecia a ninguém na nova terra; só a fé que Nosso Senhor tudo providenciaria!

Foi esta fé intrépida que a sustentou na caminhada para empreender o ideal que Deus foi lhe revelando. Dificuldades superadas, desafios vencidos, vida entregue à causa dos pobres e necessitados! Esta é a vida de Bárbara, que deixou para a Congregação, a Igreja e o mundo o testemunho de mulher, irmã, cristã, cidadã!

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, porque o representante do Papa, Monsenhor Ângelo Amato, por problemas de saúde, não pôde chegar, mas enviou sua homilia que foi lida. Estavam presentes os bispos, padres do Regional e de outras dioceses; muitas religiosas de outras congregações; caravanas dos mais diversos lugares, em que as ICM trabalham ou trabalharam, trouxeram o Povo de Deus.

Foi maravilhoso viver este momento de fé intensa manifestada pelo silêncio, atenção, comoção que envolveu a assembleia ali constituída. O ginásio lotado não possibilitou lugar para todas as pessoas sentarem; no entanto, ficar de pé não foi problema. Todas as pessoas cantaram, vibraram com o que estava sendo celebrado. O exemplo de Bárbara Maix foi traduzido de maneira simples, de modo que todas/os compreenderam seu exemplo de fé, testemunho do amor de Deus traduzido em gestos de solidariedade para com os pobres e sofredores. O ginásio foi transformado numa catedral em que todos podiam sentir a presença de Deus que “faz grandes coisas”!

No dia seguinte à Beatificação, foi celebrada a Missa na Catedral de Porto Alegre. Participei deste momento e testemunhei a entrega da relíquia de Bárbara Maix, que as Irmãs doaram à Igreja-Mãe para ser exposta à veneração. Foi uma celebração simples, mas muito tocante; presidida por Dom Mário, Presidente do Regional da CNBB Sul 3.

Tive oportunidade, depois de três tentativas, de visitar o Memorial de Bárbara Maix. Lá estão objetos que pertenceram à Madre Fundadora. Vi bordados feitos por suas mãos; objetos dos mais variados estilos. Sua trajetória se mistura à da Congregação que cresceu dando visibilidade ao carisma recebido pela Fundadora e se espalhou pelo Brasil e se faz presente também em outros continentes.

Não pude fotografar os dois últimos andares do prédio, mas me foi permitido fotografar as imagens de Bárbara Maix e de Nossa Senhora, imagem idealizada por Bárbara. Foram confeccionadas em madeira e estão localizadas no térreo como para acolher os visitantes. Há uma pequena capela em anexo, que achei um lugar ideal para fazer retiro.

Obrigada Irmãs pela oportunidade de participar de momentos tão edificantes! Acredito que todas as pessoas que participaram destes momentos fizeram pedidos, invocando a intercessão de Bárbara. Nos meus pedidos incluí nossa CRB Teresina.

Beata Bárbara Maix, rogai por nós!

Queridas Irmãs do Conselho! Para mim sinto que fui premiada por Deus para participar de um acontecimento
inédito que foi a Beatificação de nossa querida Bárbara,foi a maior alegria que eu já participei na minha vida,foi a Beatificação de Bárbara , muito bem organizada, bem participativa , pelas Irmãs, e o povo em geral, fiquei encantada de ver tanta benção,que aBeata Bárbara fez na vida das pessoas ,especialmente dos mais pobres,
ela mereceu receber esta grande benção, como também as Irmãs que fazem parte da Congregação do ICM,e com certeza ela foi bem acolhida por Deus no Céu.
Para mim foi o Céu ,o Reino de Deus chegando entre nós , Irmãs eu não tenho palavras para exprssar o que eu sintí.
Muito obrigada por terem permitido que eu participasse de uma festa tão linda desta , que o nosso bom Deus recompense a todas, e as Irmãs de J.Câmara, e Teresina também.Agradece Rita Francisca da Silva.

Nenhum comentário: