Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Leigas, Leigos e Irmãs se encontram para planejar as atividades de 2011



“....anima nosso caminhar na esperança, fé e amor”.

Foi com muita alegria e entusiasmo que nós, leigos e leigas ICM de Teresina-PI, retomamos os encontros do grupo no inicio do ano de 2011. Animadas pelo Espírito de Deus que nos move e torna dinâmica nossa vida, nos encontramos para planejarmos as atividades do ano.

Raimunda Freitas coordenou o encontro trazendo muito dinamismo ao grupo. Na mística motivou o grupo a rezar com a fábula “Lição da Borboleta”. Após a leitura cada um, uma, expressou os sentimentos e o que este texto nos ensina: “tudo tem seu tempo, às vezes as coisas precisam fazer o processo, mesmo que seja na lentidão, cada um tem seu tempo”. “Estamos ainda no casulo, fortalecendo as asas para alçar vôos”. “Deus nos deu todas as possibilidades para o crescimento, os obstáculos que Bárbara enfrentou na vida nos dá testemunho para a nossa vida nos dias de hoje”. “Em nosso grupo já houve uma grande transformação, pessoas entraram e saíram do grupo, já tivemos um envolvimento muito grande em todo processo de beatificação, somos mais conhecidos bem como a vida de Bárbara”. “Criei um grande amor dentro de mim, minha fé é muito grande agora, a fé é um amor que a gente adquire”.

Com a dinâmica do envelope, fomos motivadas a ler a palavra que estava dentro do envelope e pensarmos: O que esta palavra me motiva para continuar a caminhada no grupo de Leigas e Leigos ICM? Num tempo de silêncio cada uma/um foi tecendo as suas razões que fazem estar no grupo. Um pedaço de tecido, foi utilizado como expressão destas motivações, seguido de partilha:

“Palavra Partilha. Partilhar, levar o conhecimento em palavras e conforto, ânimo, confiança e fé, mostrar o quanto é importante o perdão e compreensão, a paciência, mostrar aos outros irmãos e irmãs que o amor é o bem mais precioso que Deus deixou, e que, a exemplo de Bárbara, possamos superar toda as adversidades que venham surgir ao longo de nossa caminhada junto a comunidade. Que sejamos, de alguma forma, fortaleza para nossos irmãos/ãs”.

“Palavra Espiritualidade: Partilha do carisma e espiritualidade com leigos e leigas ICM, troca de saberes, testemunho de vida e fé de cada um/uma; convivência na missão”.

“Palavra Solidariedade. Doação ao serviço do Reino, na defesa e promoção da vida de homens e mulheres, crianças, jovens...”.

“Palavra Missão. Ajuda ao próximo, procurar fazer mais e melhor por nossa comunidade, trabalhar, crescer na fé no amor pelo Reino de Deus”.

“Palavra Perdão. Bárbara deixou como herança o perdão. Esse é o ponto forte que, como irmã, me ensina amar, pois quem ama perdoa”.

“Palavra Caridade. Motivados pelo exemplo de Bárbara Maix de dar, sem olhar a quem, mas sempre preservando os que verdadeiramente mais precisam”.

“Palavra Trindade. Quero olhar tranquilamente para Ele e louvar dia e noite, quero traduzir minha vida num processo de dar e receber na partilha com os idosos de minha comunidade”.

Ao concluir o momento de partilha, estava formado nosso painel com as motivações que nos fazem continuar no grupo, bem como levar adiante a mensagem da Bem-Aventurada Bárbara Maix em 2011.

Destacamos como significativo todo processo de celebração da Beatificação de Bárbara e a divulgação em nossa Arquidiocese, o maior conhecimento e vivência do carisma e espiritualidade que, ao longo do tempo, vem nos alimentando e também nossa inserção junto aos empobrecidos/as e a missão da Congregação junto aos sujeitos prioritários, especialmente as mulheres e jovens.


Após este momento de partilha e reflexão foi feito o calendário de estudos do grupo e nossa inserção nos espaços de missão como leigas e leigos ICM. O grupo continuará se encontrando mensalmente com o objetivo de estudos, bem como as celebrações dos momentos específicos da congregação. Ficou decidido que o filme “Coração Imaculado – A Vida e obra de Bárbara Maix” será exibido no dia 16.02 a toda comunidade.

O encontro foi concluído o encontro com a oração da Bem-Aventurada Bárbara Maix e um gostoso lanche.


Raimunda, Socorro, Maria do Carmo, Iago, Alan, Ir. Lica e Rose
Teresina/PI

Nenhum comentário: