Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DISCÍPULAS DE MARIA – LEIGAS ICM - MIRANORTE –TO


PASSO A PASSO O CAMINHO SE FAZ

Nós Discípulas de Maria de Miranorte, com seis anos de caminhada, tentamos imitar as pegadas de Bárbara Maix, vivendo uma experiência de fé e compromisso que vai acontecendo no dia a dia e às vezes até modificando o nosso agir, criando laços de fraternidade e de aceitação dos Planos de Deus.

É através dos encontros quinzenais que nos abastecemos com a Palavra de Deus e outros momentos que ora surgem, como o retiro que teremos em outubro, nos dias 14, 15 e 16, que com certeza nos trará mais ânimo, coragem e fé.

Tudo isso que estamos vivendo, agradecemos à Irmã Tereza que com paciência e dedicação , nos acompanhou até aqui demonstrando sua sabedoria, despertou em nós o verdadeiro ideal de Bárbara Maix

Sentimo-nos felizes com a presença amiga e profética dela nesse período de convivência. Reconhecemos a grandeza do seu coração, o empenho e os desafios que enfrentou, durante estes anos que conviveu conosco, mostrando grande disponibilidade em servir nos diversos trabalhos pastorais em nossa paróquia.

Somos gratas por tudo o que ela realizou.O seu testemunho ficará presente em nossas vidas.

Que as bênçãos de Maria e Bárbara a acompanhem sempre.

Luzia Martins Coelho (Zizi)

p/ grupo da discípulas de Mª

COMPARTILHANDO A VIDA

Faço parte do grupo das Discípulas de Maria – ICM, na condição de coordenadora. Tenho observado a bonita caminhada que foi sendo realizada, com o empenho de todas as participantes. Penso que o mais significativo tem sido o despertar da amizade e o interesse que foi crescendo de umas para com as outras. Antes a gente quase não se conhecia, hoje somos capazes de atravessar a rua para saber das nossas novidades. Gostamos de nos encontrar.

Como grupo temos momentos de oração, de encontros e de visitas às famílias. Quando o grupo se reúne para estudo, todas partilham. Já perdemos o medo de falar e dar sugestões.Também fazemos promoções para conseguir participar dos eventos que custam alguma coisa em dinheiro,pois este nunca está sobrando...

Como a Ir. Tereza vai nos deixar, reforçamos o grupo de coordenação, somos ágoras em nº de cinco, para que juntas com certeza, vamos dar continuidade a este grupo que é tão gratificante.

Fátima Alves Soares

Coor. do grupo Discípulas de Mª

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Romaria da Terra e da Água - Açailândia -Maranhão.


TERRA, AGUA , DIREITOS: Resistir,defender e construir.

È tempo de destruir os sistemas que destroem a terra! (cf. ap.11,18)

A romaria da terra e das águas foi um momento de renovação da esperança e da fé em um Deus amoroso e misericordioso que jamais abandona o seu povo.
Essa grande ação missionária do povo de Deus comprometido com a VIDA ameaçada foi um momento forte de profetismo em denunciar os " grandes projetos" apoiado pelo governo do Estado.
O objetico da romaria da Terra e das águas foi chamar atenção da sociedade civil e dos governos para a situação de conflito que ainda existe entre os povos indígenas e centenas de comunidades tradicionais quilombolas, que tem seu território invadido por madereiros e criadores de gado. Diante dessa situação de grito pela vida se encontra muitos companheiros/as ameaçados /as de morte.
O maranhão é um Estado que vive alimentado "os grandes projetos" que visam o desenvolvimento econômico sem desenvolvimento humano, onde milhares de maranhenses vive abaixo da linha de pobreza. Mas as comunidades organizadas são fermento na massa lutam e resistem por uma sociedade de direitos e respeito a dignidade humana de toda sua gente.


Ir. Maria Odete Pereira

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Agradecimento pelas graças alcançadas.

"A esperança da Serva de Deus manifestou-se na confiança constante na graça de Deus, a fim de poder levar adiante a Congregação.
Esta virtude está intimamente ligada à fortaleza, tanto no que se refere à espera do prêmio eterno, como na realização da própria vocação. Ela tinha uma esperança sem limites."
Esta esperança de Bárbara faz com que muitas pessoas se identifiquem com ela, assim diz Maria Dicioneide, que é devota de Bárbara Maix, "aprendi a ter confiança e sou devota dela, ela nunca falha comigo, alcanço muitas graças..." em agradecimento as graças alcançadas, Dicioneide ofereceu flores a Bárbara, ofertando a ela na capela da Sede Provincial em Teresina, PI.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Assembleias da CPT - Piauí

“É um povo tomando posição
Deixe o medo de tudo pra depois
Fique muito tranqüilo pra lutar
Desamarre a linha da invasão
A reforma está vindo devagar
Desembocar no rio da razão
Disparada de vacas e de bois
É o povo tomando posição
É o povo tomando direção”

Zé Ramalho

Nos dias 16 e 17 de setembro, 2011 foram realizadas as assembléias dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas dioceses de Bom Jesus e São Raimundo Nonato, PI.

Foram momentos fortes de estudo, aprofundamento da missão da CPT, eleição dos delegados e delegadas para a assembléia geral da CPT que acontecerá no dia 30 de novembro e projeção da caminhada para o próximo triênio.

Na analise de conjuntura foi tecido um olhar sobre a realidade dos grandes projetos e os impactos dos mesmos nas comunidades rurais, formas de enfrentamento e resistência dos agricultores e agricultaras na terra.

Dando continuidade foi realizada uma avaliação da caminhada feita durante o ano, os avanços e os desafios que a CPT enfrenta no trabalho que desenvolve.

“Conviver na terra é um desafio maior do que conquistar a terra.” Está frase é do lavrador Chagas que coloca a grande dificuldade que o povo do campo tem em permanecer na terra, pois a falta de políticas no campo não dão condições para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham uma vida com dignidade.

No próximo final de semana acontecem as assembléias nas Dioceses de Teresina, Campo Maior e Parnaíba.

Rose Ir.

CPT Regional, PI




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Irmãs da Província Cristo Libertador, Teresina, PI, particpam do APEICM em Vale Veneto, RS


O cenário foi propicio para a realização do Seminário APEICM nos dias 0° a 5 de setembro de 2011.
Com o tema: A Diaconia de Acompanhamento Pastoral e Espiritual à luz da prática de Jesus.
Com objetivo de refontalizar a Diaconia APEICM na prática acompanhadora de Jesus, para revitalizar nossa missão.
"Tive a alegria de participar de mais um encontro do APE. Foi muito bom nossos estudos em preparação, realizado nas províncias, nos ajudaram na socialização, no aprofundamento bíblico, buscando confrontar a nossa diaconia com a prática acompanhadora de Jesus e Bárbara. Ficou claro para nós que Jesus é o primeiro acompanhador.
Louvo e agradeço a Deus pela comunidade e toda congregação, por esta oportunidade de participação."
Irmã Maria da Silva Carneiro.
Na chagada em Porto Alegre, as irmãs foram acolhidas pela irmãs Eurides com muita alegria.

domingo, 11 de setembro de 2011

Irmãs ICM participam do Grito dos excluídos, excluídas em Fortaleza, CE.

Ir. Rosa Ilma Lobato




IRMÃS ICM PARTICIPAM DA 15ª ROMARIA DA TERRA EM ITAPIPOCA – CE

A Romaria aconteceu no dia 07 de agosto de 2011, com o tema: No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade. A proposta da Romaria foi fazer memória da vida e da luta dos mártires da caminhada, lutadores do povo, que derramaram seu sangue e doaram suas vidas na luta por terra, água e vida digna. Foi um momento de grito profético que mostra uma igreja resistente que nos ajuda a reafirmamos e revigorarmos nossas forças e lutas para o compromisso com a justiça e vida com dignidade.




Ilma Lobato e Maria Janete R. Silva

Tempo de primavera!

Nessa hora de cinzas...
Pedro Tierra

Hoje, quando a primavera pública reclama
teu corpo para manter acesa
a explosão das flores e fecundar
a vertiginosa aventura da vida,
indago dos ipês deste setembro:
"Vale a pena sonhar?"

E recolho nas sombras
da memória onde oculto meus fantasmas
a urgente caligrafia dos relâmpagos
com que você redigiu sua resposta:
"Vale a pena sonhar."

Tardio, deixo sobre teu coração
arado pelas batalhas do século,
como a última folha do inverno
que se despede, um verso antigo,
dito em voz baixa,
diante da luz maravilhada dos teus olhos.

Talvez já estivesse escrito
- e não sabemos -
pelas mãos invisíveis do poeta
que nos habita o sangue,
nos muros de uma cela da Rua da Relação;
nas encostas do vale do Ebro;
numa esquina sombria de Toulouse ocupada;
num calabouço da Barão de Mesquita
ou nas páginas de um livro de atas, no colégio Sion:

Nessa hora de cinzas e sonhos devastados,
recolher nas mãos aquela estrela
que entre as dobras da sombra
se revela
e acender a metade humana que combate
e combatendo recria,
apaixonadamente,
a utopia.

Pedro Tierra é poeta.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Parabéns Ir. Tatiana pela sua formatura.


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.Fernando Pessoa

Mais uma assistente social em nossa Província.

Querida Ir. Tatiana,

Temos muitas razões para louvar e agradecer a Deus pela tua vida, de modo especial

celebramos com você, sua família, amigas, amigos a tua formatura, uma conquista, fruto de muito esforço e dedicação.

Parabéns!