TERRA, AGUA , DIREITOS: Resistir,defender e construir.
È tempo de destruir os sistemas que destroem a terra! (cf. ap.11,18)
A romaria da terra e das águas foi um momento de renovação da esperança e da fé em um Deus amoroso e misericordioso que jamais abandona o seu povo.
Essa grande ação missionária do povo de Deus comprometido com a VIDA ameaçada foi um momento forte de profetismo em denunciar os " grandes projetos" apoiado pelo governo do Estado.
O objetico da romaria da Terra e das águas foi chamar atenção da sociedade civil e dos governos para a situação de conflito que ainda existe entre os povos indígenas e centenas de comunidades tradicionais quilombolas, que tem seu território invadido por madereiros e criadores de gado. Diante dessa situação de grito pela vida se encontra muitos companheiros/as ameaçados /as de morte.
O maranhão é um Estado que vive alimentado "os grandes projetos" que visam o desenvolvimento econômico sem desenvolvimento humano, onde milhares de maranhenses vive abaixo da linha de pobreza. Mas as comunidades organizadas são fermento na massa lutam e resistem por uma sociedade de direitos e respeito a dignidade humana de toda sua gente.
Ir. Maria Odete Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário