“É um povo tomando posição
Deixe o medo de tudo pra depois
Fique muito tranqüilo pra lutar
Desamarre a linha da invasão
A reforma está vindo devagar
Desembocar no rio da razão
Disparada de vacas e de bois
É o povo tomando posição
É o povo tomando direção”
Zé Ramalho
Nos dias 16 e 17 de setembro, 2011 foram realizadas as assembléias dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas dioceses de Bom Jesus e São Raimundo Nonato, PI.
Foram momentos fortes de estudo, aprofundamento da missão da CPT, eleição dos delegados e delegadas para a assembléia geral da CPT que acontecerá no dia 30 de novembro e projeção da caminhada para o próximo triênio.
Na analise de conjuntura foi tecido um olhar sobre a realidade dos grandes projetos e os impactos dos mesmos nas comunidades rurais, formas de enfrentamento e resistência dos agricultores e agricultaras na terra.
Dando continuidade foi realizada uma avaliação da caminhada feita durante o ano, os avanços e os desafios que a CPT enfrenta no trabalho que desenvolve.
“Conviver na terra é um desafio maior do que conquistar a terra.” Está frase é do lavrador Chagas que coloca a grande dificuldade que o povo do campo tem em permanecer na terra, pois a falta de políticas no campo não dão condições para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham uma vida com dignidade.
No próximo final de semana acontecem as assembléias nas Dioceses de Teresina, Campo Maior e Parnaíba.
Rose Ir.
CPT Regional, PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário