A experiência das Irmãs ICM junto às CEB’s
Opção preferencial pelos empobrecidos e empobrecidas! - Imbuídas deste objetivo congregacional, as irmãs fizeram e fazem história em todo o Nordeste no fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), de onde emanam as mais belas expressão de libertação e concretização do Reino de Deus. Fazer memória desta época bonita e profunda na vida dessa Igreja Povo de Deus, nos faz perceber que ela continua com sua caminhada de resistência em tantos lugares do campo e da cidade.
A exemplo da vivência de Bárbara Maix em todos os seus espaços de missão, a Igreja das pequenas comunidades suscita na vida da comunidade o desejo da solidariedade, e de relações mais humanas entre as pessoas. Esta ação traduz o jeito especial e particular das CEBs. Elas não perderam sua essência porque acreditam no Espírito de Jesus Ressuscitado, que traz para a vida das novas comunidades os elementos fundamentais da vida cristã, os valores do Reino proclamado por Jesus que sempre ressaltou o cuidado comunitário, a vida em primeiro lugar: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Esse cuidado integral para com os outros e outras sempre foi muito evidente nas CEBs. As comunidades vivem sua eclesialidade como verdadeira Igreja de Jesus, com uma presença acolhedora, reconhecendo o valor da vida como ela se apresenta nas diversas realidades de dor e sofrimento, e também, nas alegrias e esperanças que trazem todas essas experiências para serem alimentadas pela Palavra, a fé e a irmandade.
Vale ressaltar que nossa fundadora Bárbara Maix, foi motivada por esse espírito da Igreja dos primeiros séculos, como é colocado em uma das cartas datada de 1871: “Deus iniciou esta obra; Ele me ajudou a levá-la adiante, e será só Ele quem por intermédio dos pastores da Santa Igreja, a completará, segundo a sua divina Vontade, segundo o modelo da Igreja primitiva dos cristãos dos três primeiros séculos, e não ao modelo de 1871”.
Para as Irmãs ICM, as palavras da fundadora é um poço profundo de busca dessa água inspiradora: a vidas das primeiras comunidades cristãs.
Bárbara através do carisma “Busca contínua da vontade de Deus... lançou uma semente que nasceu, cresceu e deu frutos e necessita continuar com novos frutos. A vidas das primeiras comunidades torna-se uma motivação, forte apelo para o resgate dessa Igreja que descobriu o valor do serviço e da solidariedade conforme a realidade de cada época.
Ir. Maria Benta Libanio dos Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário