Somos comunidades inseridas

Minha foto
A Provícia é composta por 12 comunidades. Está presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil- em 7 Estados: RN,PB,CE,TO,MA,BA E PI Com sede em Teresina - PI

sábado, 22 de outubro de 2011

Nova gratidão a Leiga ICM Raimundinha.





VOU GUARDA COM CARINHO...

Agora guardarei com carinho tudo o que com ela aprendi. Tudo o que me ensinou e tudo o que aprendi ensinando a ela...

Guardarei com carinho o amor que tinhas pelo ser igreja, caminhar junto, participar...

Guardarei todos os incentivos, todos os elogios, todo o apresso que tinhas por mim...

Guardarei os momentos em que á encorajei a fazer melhor tudo aquilo que eu já fazia e nestes momentos fui encorajado a continuar melhorando...

Guardarei todas as vezes que ensaiamos juntos a leitura do dia seguinte e todas as vezes que desceu da mesa da palavra e me perguntou: “como eu me sai?”

E guardarei também todas as vezes que no fim da missa venha direto ao meu encontro, me abraçar e dizer o quanto se orgulhava do meu crescimento e do quanto todos aqui melhorávamos...

Guardarei o dia em que fui te convidar para ser minha madrinha e me fez sentir a certeza de que eu tinha feito a escolha certa quando me disse que eu seria o primeiro afilhado da sua vida (e fui também o único.)

Guardarei todas as suas andanças missionárias, quando andava pela vila, se protegendo do sol e procurando idosos para o seu sopão...

Guardarei todas as risadas, todas as brincadeiras e todas as nossas conversas informais sobre a vida da comunidade...

Guardarei todo o entusiasmo que via brilhar em seus olhos quando aos domingos íamos à aula de canto e nas viagens de volta cantávamos o que tínhamos acabado de aprender comendo uma de suas maças...

Guardarei com carinho sua voz, o seu jeito, o seu falar baixinho e compassivo, a garrafinha de água em todas as reuniões, o seu fazer diferente, as suas histórias, as nossas trapalhadas...

Enfim guardarei tantos momentos, tantos gestos, tantas ações, tantos olhares, tantos sorrisos, tantos instantes de cumplicidade...

E acima de tudo guardarei o que pra mim foi os dois maiores ensinamentos que me deixou como herança!

O primeiro deles em vida, o de rezar pela SERENIDADE, palavra que antes de lhe conhecer eu mal sabia o significado, mais que você repetindo em todas aquelas reuniões e planejamentos comunitários: “Senhor dai-me serenidade, Senhor dai-me serenidade” fez com que despertasse em mim a curiosidade e daí aprendi a também rezar por essa virtude tão nobre.

E o segundo ensinamento assimilei agora na reta final da tua luta contra aquilo que nunca te pareceu impossível, foi o ensinamento da VIDA, o ensinamento de não desistir de si mesmo e em nenhum momento perder a ESPERANÇA de que tudo ficaria bem.

Vi se concretizar em alguém os muito dos ensinamentos que bárbara deixou, mais que você de uma forma ou de outra, seguiu a risca.

“SE ME FALTARES NEM POR ISSO MORRO, ETERNAMENTE MADRINHA RAIMUNDINHA!”

Só agora escrevo e o faço porque preciso falar, preciso expressar o sentimento de gratidão mais uma vez tenho por ti.

Você agora ganhou mais um anjo em sua vida, mais não é por que você faça como diz o verso ’cuide do seu jardim e deixa que as borboletas venham até você pois tu vais de encontro delas e neste tempo todo de peregrinação e luta você fez tudo o que estava ao seu alcance e o que também estava ao alcance dos outros...

Você foi irmã, foi mãe, foi filha, foi família, foi afilhado, foi Porto Seguro!

Sem querer acabo por fazer um epitáfio...

Sempre acreditei na cura, sempre acreditei no retorno, talvés por isso fui tão ousado em não me preocupar tanto, pois quando se tem confiança que uma criança consegue caminhar sozinha nós largamos ela de nossos braços pois temos convicção de que ela pode caminhar, assim foi com Raimundinha, Bárbara, Maria e Jesus sob a oração de todos nós, estava assim como muitos, acreditando no melhor.

Ou talvés não foi isso, talvés na lista das minhas prioridades não sob dar a devida importância ao que acontecia e nos desacertos da juventude poderia ter sido mais, me doado mais, feito o que achei não estar ao meu alcance, teria aproveitado melhor o tempo.

O tempo... Tempo é inexorável e assim como a morte que também o é, aprendo agora, a parti destas experiências a compreender e viver com os dois...

Passou companheira, agora você também vai descansar, se encher de energia, e receber as bênçãos do novo anjo que acabas de ganhar, este anjo agora esta disposto a te amparar assim como tu foi amparo, paciência e amor.

Se alegre, se entusiasme pois você ‘combateu o bom com combate...’

Eterna gratidão pelo simples fato de você existir e ser esse alguém tão especial, tão humana, tão mulher brasileira, GUERREIRA!

Se com Madrinha Raimundinha aprendi a pedi o Dom da Serenidade, contigo aprendo a cada dia o Dom de Bem-Querer ao próximo!

“Curta ou longa, temos uma jornada nesta vida. É importante chegar ao fim sem perder a fé.”

Iago Menor

Um Eterno aprendiz

Amado Iago,

"Os bons morrem cedo" R.R.

Suas palavras me fazem calar o coração e minhas lágrimas não param de descer, sabes que és um menino muito especial para mim, escreves com profundiade e com toda tua alma de jovem apaixonado pelas pessoas, pela comunidade, pela vida.

Meu corpo está todo dolorido, braços, pernas, acho que todas as energias gastas nestes dias foram de uma intensidade sem tamanho, mas na plena certeza de que damos nossa contribuição, cuidado, carinho a nossa Raimundinha, ela morreu dignamente e na nossa companhia, esta experiência tão misteriosa jamais será apagada de nossa memória, ao mesmo tempo foi uma graça de Deus, depois de acompanhá-la tanto tempo, em sua enfermidade, tantas viagens no hospital, tantas noites, tardes dias em sua companhia, tentando dar força, compreender o sofrimento que chega inesperadamente, estar ao seu lado na passagem da vida, foi muito forte, não tenho palavras para descrever, mesmo com toda dor, ajudando ela a fezer esta passagem para a eternidade. Sabemos que ela esta agora mais próxima de nós, com todo seu cuidado de mãe, amiga, nos protejerá sempre.

Guardo seus segregos, as lognas conversas, peocupações, desavenças, perdão, serenidade, compartilhada ao longo destes cinco anos que convivemos muito de perto, ela será eterna em minha vida.

Rose Bertoldo Ir.

Nenhum comentário: