
As Crianças do Pequeno Cidadão, Fortaleza, CE fazem apresentação sobre nascimento de Jesus.
Para encerraras atividades do ano, as crianças e adolescentes juntamente com os familiares realizaram uma bela festa de Natal.

Solidarias na defesa e promoção da Vida. Província de Teresina - PI
O projeto Educação e Cidadania atende diretamente 120 Crianças e Adolescentes em risco de Exclusão Social e amiliares, priorizando mulheres e comunidade local.
Tem como objetivo:
Qualificar o serviço de Educação para a Cidadania da Criança e do Adolescente como “Prioridade Absoluta – dever da família, da Sociedade Civil e do Poder Público” (1), com vistas à inclusão social e ao protagonismo do público alvo.
Objetivos Específicos:
a) Investir no desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, priorizando a inclusão social;
b) Estimular o desenvolvimento das potencialidades profissionalizantes do/as adolescentes;
c) Contribuir na redução dos índices da prostituição, gravidez precoce, exploração do trabalho infantil, violência e uso indevido de substâncias psico-ativas;
d) Motivar a participação da família no processo educativo e na geração de renda;
e) Criar espaços de reflexão interpessoal, familiar e comunitária sobre situações específicas de risco social da criança/adolescente;
f) Intensificar a participação do publico alvo e de lideranças no gerenciamento dos espaços, que se organizaram na própria comunidade (Centro Comunitário Bom José, Casa de Ação Comunitária e Casa Árvore da Vida) como serviços de inclusão social;
g) Articular a população local junto a organismos dos direitos da Criança/Adolescente pela
implementação de Políticas Sociais de Atendimento.
Programa : Proteção a Crianças/ Adolescentes em Risco de Exclusão Social
Promoção Social de Famílias empobrecidasE num terceiro programa é o fortalecimento da Rede Cidadã
Este Programa tem como ação prioritária a articulação de pessoas e grupos que exercem liderança na comunidade local – educadora/es, agentes de pastoral e da saúde (PSF), adolescentes, jovens, mulheres e outros/as com vistas ao fortalecimento do protagonismo no exercício da cidadania e da rede de solidariedade, a partir da gestão co-participativa dos serviços comunitários e reivindicação de Políticas Públicas, que promovam a vida:
a) Capacitação pedagógica: Reuniões sistemáticas e encontros de formação pedagógica com a/os monitora/es dos grupos de crianças/adolescentes;
b) Organização associativa do público vinculado ao serviço dos espaços comunitários - Centro Comunitário Bom José, Casa de Ação comunitária, Rádio Comunitária, Casa Árvore da Vida (familiares, educadoras/es, adolescentes, voluntário/as e lideranças) como instância de apoio, gestão participativa, articulação de recursos e reivindicação de Políticas sociais de atendimento.
Atividade Específica: Articulação de alternativas, que vinculem os espaço comunitários, onde este projeto se desenvolve no contexto da sua própria história e na dinâmica da defesa da vida – Pesquisa, gincana, entrevistas
[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina | |
Roraima tem o maior número de rotas de tráfico de pessoas em todo o país
Tatiana Félix *
Roraima - Adital - A região Norte é a que apresenta o maior número de rotas do tráfico de pessoas de todo o país, segundo dados divulgados pela Pesquisa sobre o Tráfico de Mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual (Pestraf). De acordo com o relatório, existem 76 rotas só na Região Norte, que lidera o ranking. Em seguida, vem o Nordeste com 69 rotas, Sudeste com 35, Centro-Oeste com 33 e por último a região Sul, com 28 rotas.
Segundo relatos na região, cerca de R$ 1.500 é o preço que vale uma menina no mercado do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual em Roraima, estado da região Norte do Brasil. Se for menor de 18 anos e sem experiência no mercado do sexo, a menina vale ainda mais. As meninas traficadas, geralmente, com idade entre 12 e 17 anos são levadas para prostíbulos em Manaus, capital do Amazonas, ou para o Suriname.
Em Manaus, as adolescentes traficadas são preparadas para trabalhar nas regiões de garimpo da Venezuela e na Guiana. As dez rotas identificadas na Venezuela são abastecidas por Roraima. Uma das rotas identificadas no estado é uma estrada de terra que passa por trás de pontos fiscais da Receita Federal, Polícia Federal e Ministério da Agricultura. Uma situação grave e absurdamente cruel.
Desde 2002, Roraima aparece nas 145 rotas de exploração infantil e de adolescentes, nacionais e internacionais. Segundo o Procurador Geral da República em Roraima, Rodrigo Golívio Pereira, também Coordenador Geral das investigações sobre o tráfico de pessoas no Estado, o trânsito intenso de aliciadores se dá pelo fato de Roraima fazer fronteira com diversos países.
Os aliciadores, geralmente, usam nomes falsos e, por serem simpáticos e atenciosos, as famílias não procuram saber quem são. O aliciamento começa na conquista da confiança da família, por meio de presentes e falsas promessas de emprego com ganhos vultosos para a adolescente aliciada.
Os criminosos também utilizam documentos falsificados. De acordo com denúncia de uma vítima do tráfico, o esquema de venda de documentos falsificados
Nomes e documentos falsos são artimanhas que dificultam o trabalho de investigação da Polícia Federal. Além disso, a falta de informação sobre aliciadores e traficantes e o medo de sofrer ameaças ou represálias, vítimas e familiares permanecem em silêncio.
De acordo com Rodrigo, a polícia tenta trabalhar com os recursos disponíveis, mas as dificuldades são inúmeras. "Além de usarem nomes falsos, os aliciadores desaparecem rapidamente", informa.
Porém, o procurador ressalta que é importante haver a denúncia para que se inicie o trabalho de investigação. "Os parentes das vítimas é que devem denunciar, mas eles têm medo da exposição", explica.
Em oposição ao alto índice de casos de tráfico de seres humanos em Roraima, o número de denúncias é baixo, segundo o Procurador da República. Ele esclarece que quem se apresentar na Polícia Federal ou no Ministério Público para fazer denúncia e pedir sigilo, terá garantida a proteção de sua identidade.
Mas essa é a única proteção disponível
O Procurador afirma que o tráfico de pessoas está na pauta de prioridades do Ministério Público Federal. Ele ressalta que este é um crime que fere a dignidade humana e ataca, geralmente, pessoas pobres.
Para colocar em andamento uma investigação, Rodrigo explica que são necessárias provas mínimas de autoria como identidade do criminoso, ligação com crime e prova de que o fato aconteceu. Para provar, o denunciante precisa dar todas as informações como nome e características das pessoas, locais e datas, para que os policiais federais possam investigar. Os atuais inquéritos em andamento são sigilosos para manter a segurança das vítimas e não prejudicar o trabalho investigativo.
Para denunciar, a pessoa pode enviar um e-mail para o Ministério Público Federal através do endereço: denuncia@prrr.mpf.gov.br, ou através do telefone:
A sede da Procuradoria da República em Roraima é Rua General Penha Brasil, 1255, São Francisco. O horário de funcionamento é de
* Jornalista da Adital
Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Nos dias 21 a 24 de outubro de 2009, no Instituto Coração de Maria, Porto Alegre, RS, aconteceu o Conselho Plenário da Congregação, com a participação dos Conselhos Provinciais das cinco Províncias, Conselho Geral e Irmãs convidadas, formando um grupo de 50 participantes, com a finalidade de avaliar a caminhada Congregacional, projetar para 2010, levando em conta, a possibilidade muito próxima da beatificação de nossa Venerável Fundadora, Bárbara Maix.
O Conselho Plenário tem por objetivos específicos:
a) Refletir, coletivamente, a diaconia da animação da Vida Religiosa Consagrada no contexto atual;
b) Comprometer-se com o Processo de Beatificação de Bárbara Maix, para tornar conhecida a ação de Deus Trindade em seu Projeto de vida Religiosa Consagrada.
Tema: Irmãs do Imaculado Coração de Maria, solidárias na defesa e promoção da vida, em fidelidade ao Reino de Deus.
Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo.”
No dia 21/10 houve a socialização da vida e missão que perpassa nossas Comunidades, Obras e Pastorais, bem como os desafios, as lacunas e as perspectivas, pontuando os aspectos mais fortes - onde estamos centrando nossas energias e que horizontes vislumbramos para 2010.
No dia 22/10 iniciou com a assessoria de Pe. Marcos Sandrini, Religioso Salesiano, que abordou com muito saber a “Animação da Vida Religiosa no contexto atual”.
Dia 23/10 – trabalho, estudo e atividades por Setores.
Dia 24/10 – plenário, partilhando as atividades e programação.
“Busquemos o Reino de Deus e a sua justiça em nós mesmos/as e naqueles que nos foram confiados.” (Bárbara Maix 1871)
No dia 11 de outubro aconteceu o I Seminário "Juventudes com arte, construindo a Paz"
Etiveram presente 250 jovens, foi um momento de muita animação, estudo e arte.
O Seminário teve como objetivo:
Contribuir na formação das Juventudes para o fortalecimento da cultura da paz e a erradicação da violência nos meios populares.
Objetivos específicos:
· Fortalecer os grupos de jovens nas comunidades onde estão inseridos;
· Proporcionar uma reflexão coletiva sobre as diversas formas de violência que afetam a vida dos jovens
· Incentivar as discussões das temáticas entre os jovens no cotidiano da vida
. Com leveza e arte trabalhar a realidade das violências sofridas pelos jovens
Foram trabalhadas em forma de oficinas as temáticas:
A violência entre os jovens e a exclusão social - oficina lúdica:
O extermínio da juventude e a redução da maioridade penal - oficina lúdica Música
Tráfico de pessoas e exploração sexual - oficina lúdica Teatro.
Trabalho escravo no mundo atual - oficina lúdica - Rádio.
SEMANA MISSIONÁRIA VOCACIONAL
"Deus seja louvado por tudo".( Bárbara Maix)
A semana Missionária vocacional foi uma semana de graça tempo favorável de encontro e amor gratuito. No dia 13 de setembro deu-se a abertura da semana missionária vocacional, com todas as comunidades presentes e com uma animada celebração eucarística, onde o sacerdote João Maria, muito entusiasmado ressaltou a importância e o compromisso dos missionários e missionárias da comunidade, ser presença durante a semana, na divulgação da canonização de Bárbara Maix.
A Comunidade de Poço Branco estava de portas abertas e de coração generoso acolhendo as milionárias e missionários.
Foi uma semana intensa de visita as famílias e divulgação da canonização de Bárbara Maix, e despertando nas pessoas sua vocação específica que cada um tem que assumir, assim reconhecendo o projeto de Deus em sua vida.
Durante as comunidades de cada setor reuniam para celebrar a palavra de Deus, sua caminhada de fé, sua vida, esperança, sonhos e desafios.
A Congregação é reconhecida na cidade e tem marcas positivas, muitos frutos deixados através de lideranças conscientes, pessoas com valores autênticos, agente de pastoral engajados e algumas jovens que despertaram para a VR Consagrada e que hoje estão conosco na congregação.
A semana vocacional foi momento de experiênciar Deus de diversas formas, ouvindo as pessoas se percebia muita fé, muita esperança, solidariedade, partilha e gratuidade, sobre tudo é uma comunidade de muita acese, grande desejo de caminhar livre como povo de Deus.
A Sra. Livramento uma das coordenadoras da semana missionária, testemunhou com sua presença fervorosa de fé, todos os dias, visitando, animando e despertando nas pessoas o verdadeiro amor de Jesus Cristo e a coragem audaciosa de Bárbara Maix na teimosia da construção do Reino de Deus.
No dia 20 de setembro deu-se o encerramento com uma festiva celebração eucarística. Nas palavras finais a Livramento com sua sabedoria afirmava que, a missão não terminou cabe a comunidade da continuidade as sementes lançadas. . .
"Nossa missão é grande" precisamos cada vez mais nos lançarmos na obra do Senhor,"pois a messe é grande" E como dizia nossa fundadora Bárbara Maix "alegria no sofrer e bravura no lutar”, essa deve ser sempre a nossa meta.
Ir.Maria Odete Pereira
No Domingo dia 30 de agosto às 9 horas, na igreja matriz, aconteceu o encerramento da missão com uma linda Missa, estavam presente representantes de todas as Comunidade que foram visitadas e a comunidade local que expressaram carinhosamente os agradecimentos pela missão na Paróquia.
Projeto Criando e Recriando
Trabalha com 70 Crianças e Adolescentes em situação de risco e exclusão social.
Os projetos sociais solidários tem sido ao longo dos dois últimos triênios, um dos meios de qualificarmos nossa ação missionária na defesa e promoção da vida junto aos sujeitos específicos de nossa missão.
Neste ano sete Comunidades da Província estão dinamizando os Projetos Sociais, são eles:
Criando e Recriando, Comunidade Irmã Irma Preto - Goiabeiras – Fortaleza-CE;
Público: Crianças e Adolescentes em situação de risco e exclusão social, Jovens da comunidade e mulheres empobrecidas e desempregadas.
Projeto Musical Infanto/Juvenil - Comunidade João Paulo I - João Câmara – RN.
Público: Adolescentes e Jovens
Construindo Redes De Solidariedade - Comunidade Santa Terezinha - Miranorte – TO. Público: Adolescentes, jovens e mulheres
Formação, Promoção e Assistência Social- Comunidade Barbara Maix - Pinheiro – MA. Público: Crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos;
Memórias Culturas e Direitos – Comunidade Irmã Marta - Araguaina – TO.
Público: Comunidade quilombolas, assentados e mulheres;
Na Solidariedade, Construindo Cidadania – Comunidade Esperança Garcia – Teresina –PI. Público: Crianças, adolescentes e jovens;
Educação & Cidadania – Comunidade Margarida Maria Alves – João Pessoa – PB Público: Crianças, adolescentes e mulheres.
No exercício da solidariedade junto aos empobrecidos e empobrecidas temos certeza que nossa missão vai além dos projetos sociais solidários, porém sabemos que estes têm contribuído significativamente na defesa e promoção da vida, onde estamos inseridas.
Ir. Maria Lucimar de Aquino