Aconteceu no dia 13 de novembro a inauguração das 16 cisternas contruidas na comunidade Boi Morto, município de São Raimundo Nonato.
A comunidade Boi Morto fica a 580km da capital Teresina, uma realidade de muita seca, onde a falta de água potável é uma triste realidade.
A grande maioria das famílias é chefiada por mulheres, pois os homens nesta época do ano saem a procura de trabalho em outros estados, muitas vezes caindo nas ciladas do trabalho escravo.
As mulheres e crianças assumem toda responsabilidade da família, a água é de péssima qualidade e numa distância de 2 km, dividida com os animais da região, a única barragem onde as famílias buscavam água para o consumo, lavagem da roupa, banho, devido a longa estigem secou o que agrava ainda mais a vida da população, agora dependem dos carros pipas e de alguns barreiros de água que é de pessíma qualidade.
A construção das cisternas, é uma alternativa para melhoria de vida das famílias, pois há condiçoes de armazenar água para o período da seca, bem como melhoria na qualidade de vida, devido a qualidade da água as pessoas sofrem de problemas nos rins, estomago, principalmente as pessoas mais velhas e as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário